Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso apresentado, o mais provável é que tenha ocorrido interrupção das informações do centro pontino da micção, levando à incoordenação entre as contrações vesical e esfincteriana.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nos casos semelhantes ao desse paciente, pode ocorrer a retenção urinária nas primeiras semanas após o trauma (de duas a seis semanas), principalmente devido à hipertonia sustentada do esfíncter externo, fase denominada de choque medular.Um paciente, de vinte e três anos de idade, vítima de acidente automobilístico há um ano, com lesão medular em nível de T4, apresenta paraplegia de membros inferiores e não consegue desencadear micções espontâneas. Realiza cateterismo limpo intermitente de quatro em quatro horas, com saída de aproximadamente 350 mL de urina por cateterismo. Apresenta, ainda, perdas urinárias frequentes, necessitando de troca de três fraldas grandes durante o dia e uma fralda à noite.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A toxina botulínica tipo A, aplicada na parede vesical, é uma alternativa no tratamento de pacientes com bexiga neurogênica refratária ao tratamento medicamentoso, sendo seu principal mecanismo de ação o bloqueio da liberação de acetilcolina na fenda pré-sináptica da terminação nervosa.Acerca da anatomia do trato urinário e do sistema genital masculino, julgue os itens a seguir. A principal artéria que irriga a próstata é a artéria vesical inferior, ramo da artéria ilíaca interna.
Acerca da anatomia do trato urinário e do sistema genital masculino, julgue os itens a seguir. As principais artérias responsáveis pela irrigação da porção abdominal do ureter são as seguintes: renal, gonadal, aorta e ilíaca comum. Nessa topografia, os ramos arteriais chegam ao ureter pela parede medial.
Acerca da anatomia do trato urinário e do sistema genital masculino, julgue os itens a seguir. As variações anatômicas da vascularização renal são frequentes, sendo mais comum a multiplicidade das veias renais que a das artérias.
Acerca da anatomia do trato urinário e do sistema genital masculino, julgue os itens a seguir. A ligadura da artéria testicular durante a cirurgia de Fowler-Stephens é possível devido à irrigação multiarterial do testículo.
Acerca da anatomia do trato urinário e do sistema genital masculino, julgue os itens a seguir. O alargamento do mesórquio, condição que pode estar presente na disjunção epididimária, favorece a torção testicular.
No que se refere à anatomia pélvica e abdominal masculina, julgue os itens seguintes. O nervo genitofemural cursa junto ao cordão espermático.
No que se refere à anatomia pélvica e abdominal masculina, julgue os itens seguintes. Incisões do peritônio parietal, laterais à porção pélvica do ureter, preservam a irrigação do órgão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...