Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de trinta e seis anos de idade relata ter, há um ano, episódios de dor pélvica, que melhoram após a micção, associados a noctúria de até cinco vezes, que ocorre diariamente, com algumas semanas de remissão nesse período. Durante o dia, urina oito vezes em média. Traz várias uroculturas negativas e exames sumários de urina normais realizados nos últimos seis meses. Nega incontinência urinária.
A respeito do caso apresentado, julgue os itens subsequentes.
Caso a paciente mencionada tenha síndrome da bexiga dolorosa, o procedimento de hidrodistensão vesical tem implicações diagnósticas, prognósticas e terapêuticas.Um homem de sessenta e cinco anos de idade, diabético, apresenta carcinoma urotelial de pelve renal de alto grau em um dos rins, com 3 cm de extensão. Não se detectou a presença de hidronefrose ou metástases clinicamente identificáveis, e a creatinina sérica é de 2,2 mg/dL.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Ressecção percutânea anterógrada é a opção terapêutica para tratar esse paciente.Um homem de sessenta e cinco anos de idade, diabético, apresenta carcinoma urotelial de pelve renal de alto grau em um dos rins, com 3 cm de extensão. Não se detectou a presença de hidronefrose ou metástases clinicamente identificáveis, e a creatinina sérica é de 2,2 mg/dL.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
O acompanhamento desse paciente, após tratamento inicial, deve ser feito com ressonância magnética de abdome, radiografia de tórax e cistoscopias seriadas.Um homem de sessenta e cinco anos de idade, diabético, apresenta carcinoma urotelial de pelve renal de alto grau em um dos rins, com 3 cm de extensão. Não se detectou a presença de hidronefrose ou metástases clinicamente identificáveis, e a creatinina sérica é de 2,2 mg/dL.
Acerca desse caso clínico, julgue os próximos itens.
Linfadenectomia retroperitoneal não deve ser realizada no paciente em questão pela alta morbidade e por não ser terapêutica.Um homem de vinte e quatro anos de idade foi submetido a uma orquiectomia radical direita devido a um tumor testicular cujas características patológicas foram as seguintes: tumor de células germinativas misto de 2 cm, com 60% de carcinoma embrionário, 35% de coriocarcinoma e 5% de teratoma, sem invasão vascular ou linfática, com invasão da túnica vaginal. Após a cirurgia, a alfafetoproteína e a fração beta da gonadotrofina coriônica humana séricas, que eram elevadas, reduziram-se a 5 ng/mL e 2 mU/mL, respectivamente. As tomografias de tórax e de abdome evidenciaram resultados normais.
A respeito do caso descrito, julgue os itens seguintes.
A presença de coriocarcinoma no referido paciente aumenta a possibilidade de disseminação hematogênica.Um homem de vinte e quatro anos de idade foi submetido a uma orquiectomia radical direita devido a um tumor testicular cujas características patológicas foram as seguintes: tumor de células germinativas misto de 2 cm, com 60% de carcinoma embrionário, 35% de coriocarcinoma e 5% de teratoma, sem invasão vascular ou linfática, com invasão da túnica vaginal. Após a cirurgia, a alfafetoproteína e a fração beta da gonadotrofina coriônica humana séricas, que eram elevadas, reduziram-se a 5 ng/mL e 2 mU/mL, respectivamente. As tomografias de tórax e de abdome evidenciaram resultados normais.
A respeito do caso descrito, julgue os itens seguintes.
Vigilância ativa com dosagens de marcadores tumorais semestrais e tomografia de abdome e pelve anuais é a opção terapêutica inicial para o caso mencionado.Um homem de vinte e quatro anos de idade foi submetido a uma orquiectomia radical direita devido a um tumor testicular cujas características patológicas foram as seguintes: tumor de células germinativas misto de 2 cm, com 60% de carcinoma embrionário, 35% de coriocarcinoma e 5% de teratoma, sem invasão vascular ou linfática, com invasão da túnica vaginal. Após a cirurgia, a alfafetoproteína e a fração beta da gonadotrofina coriônica humana séricas, que eram elevadas, reduziram-se a 5 ng/mL e 2 mU/mL, respectivamente. As tomografias de tórax e de abdome evidenciaram resultados normais.
A respeito do caso descrito, julgue os itens seguintes.
No caso desse paciente, a linfadenectomia retroperitoneal não deve incluir linfonodos pariaórticos abaixo da origem da artéria mesentérica inferior.Um homem de vinte e oito anos de idade, com vida sexual ativa, chega ao consultório com úlcera peniana de 1 cm, indolor, há cinco dias. Não apresenta adenomegalia inguinal palpável.
Em relação a esse caso clínico e aos seus possíveis diagnósticos, julgue os itens a seguir.
VDRL e FTA-ABS (teste de imunofluorescência indireta para detecção dos anticorpos anti-treponema) deverão ser os exames inicialmente solicitados a esse paciente.Um homem de vinte e oito anos de idade, com vida sexual ativa, chega ao consultório com úlcera peniana de 1 cm, indolor, há cinco dias. Não apresenta adenomegalia inguinal palpável.
Em relação a esse caso clínico e aos seus possíveis diagnósticos, julgue os itens a seguir.
Tratamento com doxiciclina duas vezes ao dia por sete dias deve ser instituído para o referido paciente.Um homem de vinte e oito anos de idade, com vida sexual ativa, chega ao consultório com úlcera peniana de 1 cm, indolor, há cinco dias. Não apresenta adenomegalia inguinal palpável.
Em relação a esse caso clínico e aos seus possíveis diagnósticos, julgue os itens a seguir.
No caso em questão, testes não treponêmicos têm alta sensibilidade para diagnóstico e índice de resultados falsos positivos de 1% a 2%.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...