Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. Detectada a atelectasia, não deve ser postergada a broncoscopia flexível em casos de pacientes hipoxêmicos, com precária reserva funcional, nem naqueles que não respondem de maneira satisfatória ao tratamento conservador, nos quais haja suspeita de rolha brônquica.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O período de maior risco para o desenvolvimento da atelectasia, complicação respiratória mais frequente nas cirurgias pulmonares, é a partir do terceiro dia pós-operatório.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. O quadro clínico de empiema pleural pós-operatório sem fístula broncopleural é, geralmente, insidioso e acompanhado por sinais e sintomas inespecíficos.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. Pacientes que apresentem caso agudo de fístula broncopleural e tosse com expectoração volumosa devem ser submetidos imediatamente a uma toracostomia com drenagem fechada e, após a cirurgia, colocados em decúbito lateral sobre o lado oposto da cirurgia.
Com relação às complicações pleurais da cirurgia pulmonar, julgue os itens subsequentes. A fístula broncopleural, definida como comunicação entre o espaço endobrônquico e a cavidade pleural, pode ocorrer em qualquer etapa após a ressecção pulmonar, porém é mais frequente nas primeiras duas semanas após a cirurgia.
Acerca da avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem. Do ponto de vista de função pulmonar, pacientes que apresentem VEF1 de um litro podem ser considerados aptos a qualquer tipo de ressecção pulmonar, até mesmo a uma pneumonectomia.
Acerca da avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem. Na espirometria, os parâmetros mais relevantes para a avaliação pré-operatória são o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), a capacidade vital forçada (CVF) e a relação VEF1/CVF.
Acerca da avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem. O principal fator determinante para complicações pulmonares pós-operatórias é a presença prévia de disfunção pulmonar.
Acerca da avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem. Diferentemente do que ocorre na espirometria, o estudo radiológico do tórax acrescenta informações que não são detectadas na história clínica e no exame físico dos pacientes.
Acerca da avaliação pré-operatória em cirurgia torácica, julgue os itens que se seguem. O melhor indicador da ventilação alveolar é a pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...