Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao diagnóstico de pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio, julgue os itens subsequentes. A dosagem de marcadores bioquímicos fornece informações prognósticas, pois existe associação direta entre a elevação dos marcadores séricos e o risco de eventos cardíacos.
Em relação ao diagnóstico de pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio, julgue os itens subsequentes. A dosagem de marcadores bioquímicos como a troponina T e a troponina C tem sido útil para confirmar o diagnóstico de infarto em pacientes com quadro sugestivo de síndrome coronária aguda e o diagnóstico de infarto do miocárdio não estabelecido.
Em relação ao diagnóstico de pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio, julgue os itens subsequentes. A presença de retificação recente do segmento ST ou de infradesnivelo recente do segmento ST de 0,05 mV ou mais, em duas derivações contíguas, caracteriza alteração eletrocardiográfica do infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelo desse segmento.
Com base na terceira definição universal do infarto do miocárdio, julgue os itens a seguir. O infarto do miocárdio tipo 1 ou espontâneo é aquele relacionado à ruptura da placa aterosclerótica.
Com base na terceira definição universal do infarto do miocárdio, julgue os itens a seguir. O infarto do miocárdio relacionado à intervenção coronária percutânea é classificado como infarto do miocárdio tipo 5.
Com base na terceira definição universal do infarto do miocárdio, julgue os itens a seguir. Pacientes com morte cardíaca e sintomas sugestivos de isquemia miocárdica acompanhados de alterações eletrocardiográficas ou provável bloqueio do ramo esquerdo recente, sem tempo de realizar dosagem de marcadores cardíacos, são classificados como pacientes com infarto do miocárdio tipo 3.
Com base na terceira definição universal do infarto do miocárdio, julgue os itens a seguir. O infarto do miocárdio tipo 2 ocorre quando outro fator que não a doença arterial coronária contribui para o desequilíbrio entre a oferta de oxigênio e o consumo miocárdio, como na presença de espasmo coronário.
Um paciente com quadro de infarto agudo do miocárdio, apresentando crises de taquicardia ventricular não sustentada e baixa fração de ejeção, necessita de realização de estratificação de risco de morte súbita.
Acerca do caso clínico descrito, julgue os itens subsequentes.
Nesse caso, há a indicação da realização do estudo eletrofisiológico diagnóstico para a identificação de provável foco de taquicardia.Um paciente com quadro de infarto agudo do miocárdio, apresentando crises de taquicardia ventricular não sustentada e baixa fração de ejeção, necessita de realização de estratificação de risco de morte súbita.
Acerca do caso clínico descrito, julgue os itens subsequentes.
A estratificação do risco de morte súbita nesse paciente é feita mediante a realização do teste de esforço, que avaliará a intolerância ao exercício com a presença de zona de isquemia transitória, e mediante ecocardiograma com a identificação de alteração da contratilidade segmentar.Um paciente de sessenta e sete anos de idade foi admitido em um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio e, na evolução tardia, apresentou disfunção ventricular esquerda, com fração de ejeção de ventrículo esquerdo de 32%, além de alterações importantes e complexas do ritmo cardíaco ao Holter de vinte e quatro horas.
No que tange a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
O quadro e as alterações complexas indicam que esse paciente pode estar desenvolvendo taquicardia ventricular, necessitando de intervenção rápida no tratamento.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...