Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a avaliação do crescimento do adolescente e sua maturação sexual de acordo com a classificação de Tanner, é INCORRETO afirmar que
O reconhecimento precoce das características do transtorno do espectro autista (TEA) pelo pediatra possibilita uma intervenção mais adequada nas crianças portadoras dessa patologia, oferecendo, consequentemente, melhor qualidade de vida para o paciente e sua família.
Sobre o TEA, pode-se afirmar que
Sobre a conduta do pediatra, diante do atendimento de um caso de violência sexual,
É dever do pediatra reconhecer os diversos tipos de violência contra a criança e o adolescente. Sobre a Síndrome do Bebê Sacudido, uma das mais severas formas de violência física na infância, NÃO se pode afirmar que
Instruções: As questões de (40) a (42) devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo. Paciente de 2 anos, 12 kg, admitido no pronto atendimento com história de febre, vômitos e sintomas respiratórios há 7 dias. Consultou com seu pediatra no primeiro dia dos sintomas, sendo diagnosticado com um quadro viral. Evoluiu com melhora dos vômitos, porém com persistência e piora da curva térmica. Diurese reduzida. Exame clínico inicial: Afebril, prostrado, mucosas secas, gemente. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, taquicárdico, FC: 166 bpm, pulsos periféricos finos, tempo de enchimento capilar lentificado. PA: 88/60 mmHg. Esforço respiratório moderado, FR: 60 irpm, Saturação de O2 em ar ambiente: 89%, ausculta reduzida em hemitórax direito, abolida em base. Abdome livre. A radiografia que corresponde a esse paciente é
Instruções: As questões de (40) a (42) devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo. Paciente de 2 anos, 12 kg, admitido no pronto atendimento com história de febre, vômitos e sintomas respiratórios há 7 dias. Consultou com seu pediatra no primeiro dia dos sintomas, sendo diagnosticado com um quadro viral. Evoluiu com melhora dos vômitos, porém com persistência e piora da curva térmica. Diurese reduzida. Exame clínico inicial: Afebril, prostrado, mucosas secas, gemente. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, taquicárdico, FC: 166 bpm, pulsos periféricos finos, tempo de enchimento capilar lentificado. PA: 88/60 mmHg. Esforço respiratório moderado, FR: 60 irpm, Saturação de O2 em ar ambiente: 89%, ausculta reduzida em hemitórax direito, abolida em base. Abdome livre. São alterações laboratoriais compatíveis com o quadro clínico desse paciente, exceto:
Instruções: As questões de (40) a (42) devem ser respondidas com base no quadro clínico abaixo. Paciente de 2 anos, 12 kg, admitido no pronto atendimento com história de febre, vômitos e sintomas respiratórios há 7 dias. Consultou com seu pediatra no primeiro dia dos sintomas, sendo diagnosticado com um quadro viral. Evoluiu com melhora dos vômitos, porém com persistência e piora da curva térmica. Diurese reduzida. Exame clínico inicial: Afebril, prostrado, mucosas secas, gemente. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, taquicárdico, FC: 166 bpm, pulsos periféricos finos, tempo de enchimento capilar lentificado. PA: 88/60 mmHg. Esforço respiratório moderado, FR: 60 irpm, Saturação de O2 em ar ambiente: 89%, ausculta reduzida em hemitórax direito, abolida em base. Abdome livre. Os diagnósticos e a conduta inicial para o caso acima são:
O diagnóstico da febre reumática, causa mais comum de cardiopatia adquirida em crianças e adultos jovens, é eminentemente clínico. A sistematização do mesmo para o primeiro surto agudo dá-se a partir dos Critérios de Jones. Segundo esses critérios, a alternativa que indica alta probabilidade de febre reumática é:
Todas as vacinas abaixo podem ser aplicadas nos pacientes em tratamento imunossupressor, EXCETO a
Dentre os efeitos colaterais da vacina DTP, aquele(s) que contraindica( m) a aplicação de doses posteriores da vacina, é(são)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...