Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de dois anos de idade tem desidratação moderada por diarreia aguda. Após permanecer por uma hora na Unidade de Saúde para Terapia de Reidratação Oral (TRO), vomitou apenas uma vez. Está sem febre e o estado geral preservado. Ao observar os líquidos, refere estar com sede. A conduta mais adequada é:
Uma criança de 10 anos de idade, desnutrida, tem a pele áspera com áreas de dermatite importante, decorrente da falta uma vitamina e pode comprometer todos os tecidos corporais. Durante a anamnesedescobrimos que ela também apresenta diarreia e demência. Qual a deficiência vitamínica?
Um paciente de cinco anos foi levado à consulta, pois o clínico que atendeu o menino no Pronto Socorro suspeitou de um sopro cardíaco. Das cardiopatias acianóticas, qual, a seguir, é a mais frequente com diagnóstico na infância:
Um lactente jovem, de dois anos de idade inicia durante uma noite de inverno, tosse metálica, estridor inspiratório, respiração lenta e dificultada. Também apresenta taquicardia sem febre ou cianose. Este quadro é sugestivo de:
Sobre a Síndrome do Desfiladeiro Torácico (SDT) é afirmativa CORRETA:
A osteomielite hematogênica aguda é uma infecção óssea causada por germes piogênicos que se proliferam no tecido ósseo após disseminação pela circulação sanguínea. Sobre o isolamento do agente etiológico e o tratamento da osteomielite hematogência aguda, está CORRETO afirmar:
A síndrome do túnel do carpo (STC) é definida pela compressão do nervo mediano no punho. É a mais frequente das síndromes compressivas e a causa mais frequente é a idiopática. Ainda que as regressões espontâneas sejam possíveis, o agravamento dos sintomas é a regra. O diagnóstico é, acima de tudo, clínico pelos sintomas e testes provocativos. Sobre a anatomia envolvendo a STC, podemos afirmar:
As fraturas da diáfise do úmero são muito frequentes, representam cerca de 3 a 5% da ocorrência de todo tipo de fratura. São descritos bons resultados com o tratamento não-operatório. Porém, em alguns casos o tratamento cirúrgico deve ser indicado. São indicações absolutas de tratamento cirúrgico da diáfise do úmero, EXCETO:
Fraturas de pelve geralmente resultam de traumas de alta energia e, em cerca de 90% dos casos, há lesões associadas. A incidência de fratura de pelve nos grandes centros urbanos é de aproximadamente 23 para cada 100.000 habitantes e a mortalidade geral varia de 4 a 23%. Sobre fraturas de pelve está INCORRETO afirmar:
Pela classificação de Wagner, para pés diabéticos, a infecção existe a partir do grau:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...