Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os pacientes que, por qualquer motivo, perderam a função renal e irreparavelmente atingiram a fase terminal da doença renal têm, hoje, três métodos de tratamento, que substituem as funções do rim: a diálise peritoneal, a hemodiálise e o transplante renal. Sobre o transplante renal, podemos afirmar:
Fatores genéticos têm tanto um papel determinante na evolução para a doença renal terminal, como podem conferir proteção ao indivíduo. O advento da biologia molecular acrescenta novas abordagens ao diagnóstico e à compreensão da patogênese das doenças renais. São marcadores genômicos e proteômicos em doenças renais respectivamente:
A insuficiência renal crônica é caracterizada por perda progressiva e geralmente irreversível da função renal de depuração. Dentre as modalidades de tratamento para a insuficiência renal, a hemodiálise é um processo realizado em um circuito extracorpóreo, utilizando-se uma membrana artificial. Sobre a regulamentação e o tratamento da água utilizada em hemodiálise é CORRETO afirmar:
Doença policística renal hereditária é definida como compondo doença de rim policístico autossômico recessivo (ARPKD) e doença de rim policístico autossômico dominante (ADPKD). Essas duas doenças precisam ser distinguidas de outras afecções hereditárias ou não-hereditárias que apresentem cistos renais. Sobre ARPKD e ADPKD podemos afirmar:
A prevalência da doença renal crônica (DRC) está aumentando em todo o mundo. A maior parte das nefropatias crônicas não tem tratamento e progride inexoravelmente para estágios avançados da doença. Nesse contexto, a noção de renoproteção ganhou muita força e baseia-se, sobretudo, numa abordagem terapêutica combinada no tratamento das doenças renais, objetivando, principalmente, redução da pressão arterial e da proteinúria. Sobre a doença renal crônica, a afirmativa CORRETA é:
Em relação à dacriocistite, pode-se afirmar que
Manchas de Brushfield na íris estão relacionadas, em 85%, à
A observação da letra Y (direta e inversa), dentro do cristalino, à biomicroscopia, permite identificar a posição do
Paciente de 60 anos de idade utiliza lente de contato rígida monocurva esférica com excelente posicionamento e padrão, além de visão 20/20. No entanto, a mesma toca, discretamente, em pterígio nasal grau I. Sugere-se reduzir 0,4mm no diâmetro da própria lente para melhor adaptação.
Ao fazer isso, essa mesma lente, ao ser recolocada no olho do paciente, apresentará, em relação à lente original, para chegar à mesma acuidade visual,
O Excimer Laser, utilizado em cirurgia refrativa, é em sua estrutura básica um laser de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...