Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos distúrbios do crescimento fetal, julgue os itens subsequentes. Denomina-se restrição do crescimento fetal do tipo I quando o agente etiológico atua no segundo trimestre da gestação, comprometendo a fase de hiperplasia celular fetal.
Considerando as causas de abortamento, julgue os itens a seguir. Em pacientes com incompetência istmocervical, portadoras de cérvice amputada cirurgicamente, é indicada a cerclagem por via abdominal e o parto subsequente por cesariana.
Considerando as causas de abortamento, julgue os itens a seguir. O diagnóstico da insuficiência lútea deve ser considerado quando existe diferença de mais de dois dias entre a datação histológica morfométrica do endométrio e a datação cronológica por meio de ecografias seriadas em pelo menos dois ciclos.
Acerca dos tumores ovarianos, julgue os itens seguintes. O tumor de Krukenberg é uma neoplasia primária ovariana, cuja característica principal é a infiltração sarcomatoide difusa do estroma ovarino.
Acerca dos tumores ovarianos, julgue os itens seguintes. Segundo a Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia, o tumor ovariano unilateral que envolve trompas uterinas e apresenta lavado peritoneal positivo à laparoscopia deve ser classificado como estádio IIc.
Acerca dos tumores ovarianos, julgue os itens seguintes. Considerando a ausência de métodos eficazes de rastreamento e diagnóstico precoce do câncer ovariano, deve-se recomendar a salpingo-ooforectomia profilática de rotina em pacientes acima de quarenta anos de idade submetidas à histerectomia por doenças benignas.
A hipótese diagnóstica para essa paciente é de trabalho de parto prematuro associado à doença hipertensiva específica da gestação, sendo indicada como conduta mais apropriada a análise laboratorial de hemograma, níveis de bilirrubinas, aspartato aminotransferase, alanino aminotransferase e proteinúria; seguida do emprego de sulfato de magnésio em dose de ataque de 4g, corticoterapia e interrupção da gestação. A vaginose bacteriana decorre do desequilíbrio entre a flora vaginal anaeróbia e os lactobacilos. O tratamento para essa condição só deve ser realizado em pacientes sintomáticas.
A hipótese diagnóstica para essa paciente é de trabalho de parto prematuro associado à doença hipertensiva específica da gestação, sendo indicada como conduta mais apropriada a análise laboratorial de hemograma, níveis de bilirrubinas, aspartato aminotransferase, alanino aminotransferase e proteinúria; seguida do emprego de sulfato de magnésio em dose de ataque de 4g, corticoterapia e interrupção da gestação. Suponha que uma paciente soropositivo para HIV, de trinta e dois anos de idade, apresente quadro de candidíase vulvovaginal crônica com vários episódios de recorrência relatados e que sua cultura de resíduo vaginal tenha mostrado presença de Candida albicans. Nesse caso, pode-se realizar profilaxia dos episódios de recorrência por uso mensal de óvulos de isoconazol no período pré-menstrual.
A hipótese diagnóstica para essa paciente é de trabalho de parto prematuro associado à doença hipertensiva específica da gestação, sendo indicada como conduta mais apropriada a análise laboratorial de hemograma, níveis de bilirrubinas, aspartato aminotransferase, alanino aminotransferase e proteinúria; seguida do emprego de sulfato de magnésio em dose de ataque de 4g, corticoterapia e interrupção da gestação. O tratamento do herpes vírus simples em pacientes imunossuprimidas pode ser feito com os medicamentos valaciclovir, aciclovir e famciclovir, entretanto, em alguns casos, pode ser necessária a administração de doses maiores do que as classicamente recomendadas, ou maior duração do tratamento.
Um homem com cinquenta anos de idade foi levado para atendimento médico em um hospital após ficar arresponsivo em sua casa. Não havia informações adicionais sobre a história clínica desse paciente.
Considerando o caso clínico acima, julgue os itens subsecutivos.
Caso o paciente dessa situação hipotética seja diabético, ele deverá ser tratado com glicose hipertônica intravenosa, mesmo que um teste de glicemia capilar não esteja disponível.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...