Lista completa de Questões de Medicina do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito de tratamentos para o ataque vascular encefálico (AVE) isquêmico na fase aguda, julgue os itens subsequentes. O uso de alteplase intravenosa impossibilita o tratamento posterior com trombectomia mecânica, pois a combinação desses dois tratamentos resulta em risco aumentado de hemorragias intracranianas.
Uma paciente com vinte e oito anos de idade foi atendida em um hospital com quadro de diplopia na mirada horizontal para a direita. No entanto, esse sintoma não ocorre na mirada para o lado esquerdo. Durante o exame, o médico solicitou que a paciente olhasse para a direita. Constatou-se que apenas o olho direito se movimentava horizontalmente, exibindo abdução com nistagmo, enquanto o olho esquerdo permanecia fixo na linha média sem a correspondente adução. Ao examinar a convergência ocular, observou-se que os dois olhos aduziam normalmente.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O exame radiológico de escolha para investigação do referido caso clínico é a ressonância magnética com gadolíneo, cujos achados são informações obrigatórias para a aplicação dos critérios de McDonald.Uma paciente com vinte e oito anos de idade foi atendida em um hospital com quadro de diplopia na mirada horizontal para a direita. No entanto, esse sintoma não ocorre na mirada para o lado esquerdo. Durante o exame, o médico solicitou que a paciente olhasse para a direita. Constatou-se que apenas o olho direito se movimentava horizontalmente, exibindo abdução com nistagmo, enquanto o olho esquerdo permanecia fixo na linha média sem a correspondente adução. Ao examinar a convergência ocular, observou-se que os dois olhos aduziam normalmente.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A causa mais provável para as queixas da paciente em questão é a esclerose múltipla, embora as manifestações oculares nessa doença sejam comumente bilaterais.Uma paciente com vinte e oito anos de idade foi atendida em um hospital com quadro de diplopia na mirada horizontal para a direita. No entanto, esse sintoma não ocorre na mirada para o lado esquerdo. Durante o exame, o médico solicitou que a paciente olhasse para a direita. Constatou-se que apenas o olho direito se movimentava horizontalmente, exibindo abdução com nistagmo, enquanto o olho esquerdo permanecia fixo na linha média sem a correspondente adução. Ao examinar a convergência ocular, observou-se que os dois olhos aduziam normalmente.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A descrição desse caso clínico permite localizar a provável lesão da referida paciente na ponte, na região dorsomedial à direita.Uma paciente com vinte e oito anos de idade foi atendida em um hospital com quadro de diplopia na mirada horizontal para a direita. No entanto, esse sintoma não ocorre na mirada para o lado esquerdo. Durante o exame, o médico solicitou que a paciente olhasse para a direita. Constatou-se que apenas o olho direito se movimentava horizontalmente, exibindo abdução com nistagmo, enquanto o olho esquerdo permanecia fixo na linha média sem a correspondente adução. Ao examinar a convergência ocular, observou-se que os dois olhos aduziam normalmente.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se essa paciente fosse idosa, a causa mais provável para os sintomas apresentados seria de lesão isquêmica em território da artéria cerebelar póstero-inferior.Estudos recentes demonstram que a síndrome de Guillain Barré consiste de fato em um espectro de distúrbios neuropáticos que se distinguem tanto em sua patogênese quanto nas manifestações clínicas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A chave do diagnóstico diferencial entre a síndrome de Guillain Barré e uma mielite são aspectos da síndrome, como os reflexos e o comprometimento dos esfíncteres.
Estudos recentes demonstram que a síndrome de Guillain Barré consiste de fato em um espectro de distúrbios neuropáticos que se distinguem tanto em sua patogênese quanto nas manifestações clínicas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A forma de Miller Fisher da síndrome de Guillain Barré envolve nervos cranianos bulbares e pode ser fatal devido ao rápido comprometimento respiratório.
Um dos desafios da neurologia e da medicina do sono é distinguir crises epiléticas noturnas das parassonias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. O sono é um importante modulador de anormalidades no eletroencefalograma (EEG) e de crises em pacientes com epilepsia.
Um dos desafios da neurologia e da medicina do sono é distinguir crises epiléticas noturnas das parassonias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. O diagnóstico diferencial do complexo comportamental noturno inclui crises noturnas, transtornos do despertar do sono não-REM, transtorno de comportamento do sono REM e outras parassonias como transtornos dissociativos relacionados ao sono.
Um dos desafios da neurologia e da medicina do sono é distinguir crises epiléticas noturnas das parassonias. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos. O sono REM (rapid eyes movements) ativa descargas epiléticas e crises, e o sono não-REM as inibe.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...