Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, de 45 anos de idade, internada em razão de dispneia e de broncoespasmo, tabagista ativa, e que não apresenta outras comorbidades. A investigação por tomografia revelou uma lesão nodular de 3 cm que causa obstrução quase total do brônquio lobar inferior esquerdo.
De acordo com o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Raramente esse tumor pode causar síndrome de Cushing.Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, de 45 anos de idade, internada em razão de dispneia e de broncoespasmo, tabagista ativa, e que não apresenta outras comorbidades. A investigação por tomografia revelou uma lesão nodular de 3 cm que causa obstrução quase total do brônquio lobar inferior esquerdo.
De acordo com o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
O achado endoscópico esperado nessa paciente é de uma lesão de superfície lisa e altamente vascularizada, que sangra com facilidade ao toque e à biópsia.Considere hipoteticamente uma paciente do sexo feminino, de 45 anos de idade, internada em razão de dispneia e de broncoespasmo, tabagista ativa, e que não apresenta outras comorbidades. A investigação por tomografia revelou uma lesão nodular de 3 cm que causa obstrução quase total do brônquio lobar inferior esquerdo.
De acordo com o caso apresentado, julgue os itens a seguir.
Está indicada a fibrobroncoscopia, para complementação diagnóstica.Paciente do sexo feminino, de 49 anos de idade, previamente hígida, tabagista ativa (alta carga tabágica), trabalha como vendedora e apresenta tosse e perda ponderal há três meses, o que motivou investigação. A tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia revelou tratar-se de um carcinoma de pequenas células, fato corroborado pela imuno-histoquímica. PET-CT indicou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação nos linfonodos mediastinais e lesão hipercaptante em adrenal, ipsilateral. Apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. RNM de crânio normal. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontrando-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal). De acordo com a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. O tratamento dessa paciente deverá incluir quimioterapia sistêmica combinada.
Paciente do sexo feminino, de 49 anos de idade, previamente hígida, tabagista ativa (alta carga tabágica), trabalha como vendedora e apresenta tosse e perda ponderal há três meses, o que motivou investigação. A tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia revelou tratar-se de um carcinoma de pequenas células, fato corroborado pela imuno-histoquímica. PET-CT indicou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação nos linfonodos mediastinais e lesão hipercaptante em adrenal, ipsilateral. Apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. RNM de crânio normal. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontrando-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal). De acordo com a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. Na análise imuno-histoquímica, espera-se a expressão de marcadores tais como cromogranina, sinaptofisina e moléculas de adesão de células neurais.
Paciente do sexo feminino, de 49 anos de idade, previamente hígida, tabagista ativa (alta carga tabágica), trabalha como vendedora e apresenta tosse e perda ponderal há três meses, o que motivou investigação. A tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia revelou tratar-se de um carcinoma de pequenas células, fato corroborado pela imuno-histoquímica. PET-CT indicou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação nos linfonodos mediastinais e lesão hipercaptante em adrenal, ipsilateral. Apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. RNM de crânio normal. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontrando-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal). De acordo com a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. A SIADH é a síndrome paraneoplásica mais comum associada ao tumor de pequenas células e tipicamente apresenta hipernatremia junto à baixa osmolaridade urinária.
Paciente do sexo feminino, de 49 anos de idade, previamente hígida, tabagista ativa (alta carga tabágica), trabalha como vendedora e apresenta tosse e perda ponderal há três meses, o que motivou investigação. A tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia revelou tratar-se de um carcinoma de pequenas células, fato corroborado pela imuno-histoquímica. PET-CT indicou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação nos linfonodos mediastinais e lesão hipercaptante em adrenal, ipsilateral. Apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. RNM de crânio normal. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontrando-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal). De acordo com a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. As síndromes endócrinas paraneoplásicas mais frequentemente associadas ao tumor de pequenas células são secreção inadequada do hormônio antidiurético (SIADH), síndrome de Cushing e hipercalcemia.
Paciente do sexo feminino, de 49 anos de idade, previamente hígida, tabagista ativa (alta carga tabágica), trabalha como vendedora e apresenta tosse e perda ponderal há três meses, o que motivou investigação. A tomografia computadorizada de tórax mostrou nódulo pulmonar sólido, periférico, em lobo superior direito, de 2,4 cm x 2,3 cm, e linfonodomegalia hilar ipsilateral (linfonodo 10R), além de linfonodos aumentados no mediastino. Biópsia transparietal guiada por tomografia revelou tratar-se de um carcinoma de pequenas células, fato corroborado pela imuno-histoquímica. PET-CT indicou captação em nódulo pulmonar com SUV de 4, além de captação nos linfonodos mediastinais e lesão hipercaptante em adrenal, ipsilateral. Apresenta boa reserva cardiopulmonar, com uma espirometria mostrando um VEF1 de 2 L. RNM de crânio normal. Sem alterações na avaliação cardiológica, encontrando-se apta para ressecção cirúrgica (lobectomia). Foi realizada mediastinoscopia cervical que mostrou acometimento neoplásico nos linfonodos das cadeias 4D (paratraqueal direto) e 7 (subcarinal). De acordo com a hipótese clínica apresentada e os conhecimentos médicos a ela relacionados, julgue os itens a seguir. O carcinoma de pequenas células é um tumor agressivo, que se caracteriza pela tendência a disseminar-se precocemente.
Paciente de 18 anos de idade, do sexo masculino, com histórico pessoal de drogadição ativa, usuário de cocaína e de maconha, apresenta dor torácica ventilatório dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, à perda de 2 quilos e a sudorese noturna. Os sintomas se iniciaram há um mês. Nos raios X de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
A respeito desse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Se, ao puncionar esse paciente, o líquido mostrar-se purulento, é dispensável a amostra de líquido para calcular critérios de Light.Paciente de 18 anos de idade, do sexo masculino, com histórico pessoal de drogadição ativa, usuário de cocaína e de maconha, apresenta dor torácica ventilatório dependente em hemitórax direto, associada a febre vespertina, à perda de 2 quilos e a sudorese noturna. Os sintomas se iniciaram há um mês. Nos raios X de tórax, é possível verificar a presença de derrame pleural moderado. A tomografia de tórax evidencia um derrame pleural moderado, associado a espessamento da pleura inferior, ipsilateral ao derrame.
A respeito desse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Espera-se, na análise do líquido pleural, níveis baixos de desidrogenase lática (DHL) associados a baixos níveis de glicose e de pH.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...