Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um paciente de cinquenta e quatro anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de mudanças no hábito intestinal e de presença de sangue nas fezes. O paciente apresentou história de polipose adenomatosa familiar, diagnosticada havia seis anos. O paciente relatou ainda que, com relação ao referido diagnóstico, não havia feito acompanhamento médico. O exame físico não mostrou alterações, e o toque retal deixou manchas de sangue na luva do médico. Por fim, o profissional da saúde solicitou dosagem do nível sérico de antígeno carcinoembriônico (CEA).
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso em consideração, a principal hipótese diagnóstica é câncer colorretal.Um paciente de cinquenta e quatro anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de mudanças no hábito intestinal e de presença de sangue nas fezes. O paciente apresentou história de polipose adenomatosa familiar, diagnosticada havia seis anos. O paciente relatou ainda que, com relação ao referido diagnóstico, não havia feito acompanhamento médico. O exame físico não mostrou alterações, e o toque retal deixou manchas de sangue na luva do médico. Por fim, o profissional da saúde solicitou dosagem do nível sérico de antígeno carcinoembriônico (CEA).
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso, se forem constatados níveis normais de CEA, deve-se descartar o diagnóstico de câncer colorretal, dada a elevada sensibilidade diagnóstica desse marcador.A respeito do uso de cocaína, julgue os itens que se seguem. As manifestações clínicas associadas à intoxicação por cocaína incluem taquicardia, hipertensão, infarto do miocárdio, sudorese, midríase, delírio, hipertermia, rabdomiólise, convulsões, hemorragia intracerebral, arritmias cardíacas e edema pulmonar.
No que se refere ao megaesôfago e ao megacólon decorrentes da tripanossomíase sul-americana, julgue os itens subsecutivos. No caso de paciente de trinta e dois anos de idade com diagnóstico de dolicomegaesôfago, recomenda-se a realização de tratamento com benznidazol durante sete dias.
No que se refere ao megaesôfago e ao megacólon decorrentes da tripanossomíase sul-americana, julgue os itens subsecutivos. Fecaloma, vólvulo, colite isquêmica e úlcera colônica são complicações associadas ao megacólon chagásico.
Um paciente de cinquenta anos de idade procurou atendimento médico queixando-se de fadiga, perda de peso, mal-estar e empachamento pós-prandial. Em seu exame clínico, o achado de destaque foi esplenomegalia. O hemograma apresentou os seguintes resultados: leucocitose = 320.000 leucócitos/mL, com predomínio de neutrófilos e desvio à esquerda, estendendo-se até blastos; basofilia e eosinofilia presentes; plaquetas com contagem normal; e anemia normocrômica e normocítica discreta. Ademais, constatou-se a presença do cromossomo Filadélfia (Ph) em células da medula óssea.
Com relação a esse caso clínico, julgue o próximo item.
No caso em apreço, o principal diagnóstico é leucemia mieloide crônica.Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue os itens a seguir. O componente mais frequente de cálculo renal é o ácido úrico.
Considerando um paciente de vinte e oito anos de idade que apresente cólica renal aguda decorrente de litíase renal, julgue os itens a seguir. Para o referido paciente, o exame de imagem de escolha é a tomografia computadorizada helicoidal do abdome modalidade diagnóstica que apresenta maior sensibilidade e especificidade em comparação com outros exames de imagem.
Em relação aos curativos de queimaduras, julgue o próximo item. Vários agentes tópicos antibacterianos, como a sulfadiazina de prata, são utilizados para o tratamento de queimaduras graves juntamente com a realização de curativo aberto ou fechado. Há maior probabilidade de infecção quando se utiliza o curativo fechado em vez do aberto, principalmente se o curativo fechado não for trocado pelo menos duas vezes por dia.
Pessoa vítima de atropelamento foi atendida inicialmente no local do acidente pela equipe do corpo de bombeiros. Encontrava-se inconsciente, com ferimento extenso no couro cabeludo, com exposição da calota craniana, cortes na face, escoriações no tórax e sinais de fratura no fêmur esquerdo. Depois de realizada a imobilização cervical e o MIE, a vítima foi imobilizada em decúbito dorsal sobre prancha cervical, para ser transportada. No serviço de pronto-socorro, constatou-se que o paciente apresentava abertura ocular ao estímulo doloroso, respondia palavras inadequadas e localizava a dor ao estímulo doloroso. Suas pupilas estavam isocóricas e fotorreagentes, e a ausculta pulmonar à esquerda estava diminuída. Havia escoriações e crepitação ao nível entre a quarta e a sexta costelas no hemitórax esquerdo, bem como aumento do volume da coxa esquerda em seu terço distal. O paciente tinha saturação de oxigênio de 89%, frequência cardíaca de 95 bpm e pressão arterial de 100 mmHg × 50 mmHg. Após ressuscitação inicial com administração de fluidos, o paciente foi encaminhado ao serviço de radiologia, para a realização de tomografia computadorizada de crânio e rotina radiológica.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Pela escala de coma de Glasgow, os resultados do exame neurológico enquadram o paciente em critérios que tornam necessário submetê-lo à entubação orotraqueal, para manutenção da via aérea, antes de ele ser encaminhado para o serviço de radiologia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...