Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, obeso mórbido, portador de dislipidemia, hipertenso, diabético, com IMC de 43%, em uso contínuo diário de metilformina 850 mg, losartana sódica 50 mg, hidroclorotiazida 100 mg e sinvastatina em dose dobrada, foi submetido a tratamento cirúrgico da obesidade com a realização de cirurgia de Fobi-Capella por via aberta. O procedimento cirúrgico teve duração de 4 horas e 35 minutos, sem incidentes. No primeiro dia do pós-operatório, o paciente passou a sentir dor lombar associada a empastamento muscular. Constatou-se, então, que o paciente apresentava insuficiência renal aguda, sendo necessária a realização de hemodiálise. Após avaliação laboratorial adequada, atestou-se que se tratava de um caso de rabdomiólise aguda.
Com base no caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.
O diagnóstico laboratorial de rabdomiólise é feito pela elevação da enzima creatino-fosfoquinase (CPK), com aumento associado da CPK-MB, no pós-operatório imediato (dois primeiros dias do pós-operatório).No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. A pacientes em uso de azatioprina fica contraindicado o uso de alopurinol, dado o risco aumentado de leucopenia por toxicidade medular.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. A síndrome do homem vermelho é uma reação imunologicamente mediada que pode ocorrer devido à rápida infusão de vancomicina.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. O uso de metformina deve ser suspenso ao menos quarenta e oito horas antes da realização de exames contrastados com iodo, uma vez que a presença dessa substância aumenta o risco de nefropatia induzida por contraste.
No que concerne a possíveis efeitos colaterais de medicamentos, julgue os itens subsequentes. O uso de tiazídicos deve ser evitado por pacientes hipertensos com hiperuricemia, uma vez que esse medicamento aumenta os níveis de ácido úrico.
No que tange a HIV/AIDS e sua evolução, julgue os itens subsecutivos.
O quadro da doença aguda assemelha-se ao de outras patologias virais, ocorrendo geralmente a soroconversão após seis meses do contágio.No que tange a HIV/AIDS e sua evolução, julgue os itens subsecutivos.
Pacientes com contagem de CD4 < 500 não devem receber vacinas de agentes vivos.No que tange a HIV/AIDS e sua evolução, julgue os itens subsecutivos.
Em pacientes que sofrem de emagrecimento, tosse e sudorese noturna, deve ser descartado quadro de tuberculose, que pode ser uma das primeiras manifestações em pacientes soropositivo.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, 65 kg e 1,81 m de altura, procurou assistência médica devido à dispneia, que inicialmente ocorria aos médios esforços e, havia cerca de um mês, aos mínimos esforços. O paciente informou que era tabagista de longa data, com carga tabágica de vinte cigarros por dia nos últimos trinta anos e que não apresentava outras patologias.
Com relação ao caso clínico descrito e a patologia nele envolvida, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica.
Os portadores de doenças hereditárias com a deficiência de α-1-antitripsina apresentam maior risco de desenvolver DPOC.Um paciente de cinquenta e cinco anos de idade, 65 kg e 1,81 m de altura, procurou assistência médica devido à dispneia, que inicialmente ocorria aos médios esforços e, havia cerca de um mês, aos mínimos esforços. O paciente informou que era tabagista de longa data, com carga tabágica de vinte cigarros por dia nos últimos trinta anos e que não apresentava outras patologias.
Com relação ao caso clínico descrito e a patologia nele envolvida, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla DPOC, sempre que utilizada, refere-se à doença pulmonar obstrutiva crônica.
O tabagismo é o principal fator de risco de DPOC, sendo essa uma patologia de evolução inexoravelmente progressiva, mesmo após o abandono do hábito de fumar.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...