Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente com sessenta anos de idade foi atendida em emergência médica queixando-se de forte dor localizada na panturrilha direita associada à parestesia do pé direito. Segundo a paciente, a dor surgiu quando ela realizava caminhada, persistindo mesmo após repouso. Ao exame físico, a paciente apresentou pulsos pediosos diminuídos e palidez associada à redução da temperatura ao tato no pé direito.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Tabagismo e diabetes melito são os fatores de risco mais importantes para a enfermidade apresentada pela paciente.Uma paciente com sessenta anos de idade foi atendida em emergência médica queixando-se de forte dor localizada na panturrilha direita associada à parestesia do pé direito. Segundo a paciente, a dor surgiu quando ela realizava caminhada, persistindo mesmo após repouso. Ao exame físico, a paciente apresentou pulsos pediosos diminuídos e palidez associada à redução da temperatura ao tato no pé direito.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O tratamento da paciente deverá ser feito com pentoxifilina, devendo o médico prescrever, ainda, repouso e que a paciente mantenha a perna direita em elevação.Uma paciente com sessenta anos de idade foi atendida em emergência médica queixando-se de forte dor localizada na panturrilha direita associada à parestesia do pé direito. Segundo a paciente, a dor surgiu quando ela realizava caminhada, persistindo mesmo após repouso. Ao exame físico, a paciente apresentou pulsos pediosos diminuídos e palidez associada à redução da temperatura ao tato no pé direito.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O referido quadro clínico é indicativo para o diagnóstico de insuficiência arterial crônica.Um paciente de vinte e cinco anos de idade procurou um posto de saúde por apresentar, havia três meses, quadro clínico de febre vespertina de até 38 ºC, sudorese noturna, tosse com eliminação de secreção amarelada e perda de 5 kg no período. No exame físico, o médico constatou crepitações expiratórias em região supraclavicular direita.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.
O paciente deverá ser submetido a tratamento em regime ambulatorial.Um paciente de vinte e cinco anos de idade procurou um posto de saúde por apresentar, havia três meses, quadro clínico de febre vespertina de até 38 ºC, sudorese noturna, tosse com eliminação de secreção amarelada e perda de 5 kg no período. No exame físico, o médico constatou crepitações expiratórias em região supraclavicular direita.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.
A expectativa é que o resultado do exame de imagem identifique lesão na porção posterior do lobo superior direito.Um paciente de vinte e cinco anos de idade procurou um posto de saúde por apresentar, havia três meses, quadro clínico de febre vespertina de até 38 ºC, sudorese noturna, tosse com eliminação de secreção amarelada e perda de 5 kg no período. No exame físico, o médico constatou crepitações expiratórias em região supraclavicular direita.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.
Para a confirmação do provável diagnóstico do referido caso clínico, será necessária a realização de radiografia de tórax.Um paciente de vinte e cinco anos de idade procurou um posto de saúde por apresentar, havia três meses, quadro clínico de febre vespertina de até 38 ºC, sudorese noturna, tosse com eliminação de secreção amarelada e perda de 5 kg no período. No exame físico, o médico constatou crepitações expiratórias em região supraclavicular direita.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os seguintes itens.
A duração do tratamento deverá ser estendida até quarenta e oito horas após o período febril.Uma paciente com vinte anos de idade foi atendida em unidade de saúde relatando apresentar, havia quarenta e oito horas, manchas na pele levemente pruriginosas, associadas à astenia, leve dor articular e cefaleia. Ao exame físico, a paciente apresentou bom estado geral, temperatura axilar de 37,4 ºC e sinais vitais sem alterações. O médico identificou, contudo, exantema maculopapular, distribuído por todo corpo, e sem descamação, bem como hiperemia de conjuntiva, sem secreção aparente.
Com base no caso clínico precedente, julgue os itens subsecutivos.
Hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido é um achado clínico encontrado frequentemente em pacientes com infecção por zika vírus.Uma paciente com vinte anos de idade foi atendida em unidade de saúde relatando apresentar, havia quarenta e oito horas, manchas na pele levemente pruriginosas, associadas à astenia, leve dor articular e cefaleia. Ao exame físico, a paciente apresentou bom estado geral, temperatura axilar de 37,4 ºC e sinais vitais sem alterações. O médico identificou, contudo, exantema maculopapular, distribuído por todo corpo, e sem descamação, bem como hiperemia de conjuntiva, sem secreção aparente.
Com base no caso clínico precedente, julgue os itens subsecutivos.
A súbita ocorrência de síndrome exantemática permite afirmar que a paciente apresenta quadro de zika vírus.Uma paciente com vinte anos de idade foi atendida em unidade de saúde relatando apresentar, havia quarenta e oito horas, manchas na pele levemente pruriginosas, associadas à astenia, leve dor articular e cefaleia. Ao exame físico, a paciente apresentou bom estado geral, temperatura axilar de 37,4 ºC e sinais vitais sem alterações. O médico identificou, contudo, exantema maculopapular, distribuído por todo corpo, e sem descamação, bem como hiperemia de conjuntiva, sem secreção aparente.
Com base no caso clínico precedente, julgue os itens subsecutivos.
O diagnóstico laboratorial de zika vírus baseia-se principalmente na detecção de RNA viral a partir de espécimes clínicos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...