Lista completa de Questões de Medicina do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas crianças que apresentam hipoplasia de maxilar superior, palato ogival, aumento de diâmetro longitudinal da face, má oclusão dentária e hipotonia da musculatura mastigatória da língua, a principal causa destas alterações é a hipertrofia das tonsilas:
Os linfonodos responsáveis pela maior drenagem linfática de cabeça e pescoço são os:
Paciente com quadro clínico de rinossinusite crônica, atopia, polipose nasal e deformidade facial progressiva, sem invasão fúngica da mucosa sinusal realizou tomografia computadorizada que mostra envolvimento de vários seios com lesões expansivas, mas não invasivas. O estudo do muco evidencia eosinofilia. Na avaliação imunológica, dosagens de IgE e IgG específicas para fungos estão em níveis elevados e as culturas ou colorações especiais positivas para fungos. O diagnóstico é de:
Dentre as complicações das sinusopatias, a tromboflebite do seio cavernoso, que se caracteriza por exoftalmia, equimose conjuntival e edema das pálpebras, pode decorrer diretamente de infecção sinusal, principalmente, da cavidade:
Criança com 10 anos de idade, apresentando quadros recorrentes de rinossinusites, broncopneumonias, bronquite crônica e bronquiectasias, teve suspeita diagnóstica de mucoviscidose, confirmada com a realização do teste do:
Paciente adulto jovem, com sintomas de obstrução nasal, realizou exame de nasofibroscopia onde apresenta lesão expansiva globosa, aspecto gelatinoso, única, com importante obstrução da fossa nasal avaliada e obstruindo parcialmente a região de nasofaringe. Estes achados permitiram ao especialista o diagnóstico de:
No paciente com diagnóstico de angiofibroma, a angiografia e a embolização pré-operatória de vasos sanguíneos, são importantes para reduzir sangramentos, no ato cirúrgico. No angiofibroma de estadiamento I e IIA, o suprimento sanguíneo dominante é pela artéria:
Na epistaxe em criança do sexo masculino, a hemofilia caracteriza- se por acentuado retardamento do tempo de coagulação, devido à insuficiência de produção dos fatores antihemofílicos. Na hemofilia A e B há ausência dos respectivos fatores de coagulação:
Nos pacientes portadores de rinopatia vasomotora, a queixa principal é a obstrução nasal. Para esse grupo, o tratamento mais adequado é com:
Um importante marco histórico nas cirurgias, para correções das deformidades do septo nasal, foi a tentativa de corrigir desvios anteriores do septo por plastia cartilaginosa caudal, em que se seccionava a cartilagem lateralizada num eixo de rotação e a recolocava medialmente com fixação na espinha nasal. Esta técnica foi preconizada por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...