Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A osteoporose é uma doença que pode acarretar um enorme prejuízo à qualidade de vida das pacientes que atingem o climatério. É caracterizada por diminuição da massa óssea e deterioração na microarquitetura do tecido ósseo, levando à fragilidade mecânica e consequente predisposição a fraturas, com trauma mínimo, e dor. Ë CORRETA a afirmativa:

    A) A partir dos 40 anos, o volume de massa óssea começa a diminuir lentamente mantendo-se na mesma velocidade até os 65 anos, quando deve-se investigar por densitometria óssea.

    B) resultados consistentes demonstram redução no risco de fraturas com uso de fitoestrogênios, desde que usados no início do climatério.

    C) A terapia androgênica na mulher após a menopausa reduz riscos de fratura óssea.

    D) A definição/ diagnóstico de osteoporose, sugerida pela OMS, indica que valores da DMO iguais ou inferiores a 2,5 desvios padrão (DP) da média de valor de pico em adultos jovens são compatíveis com o diagnóstico, devido ao alto risco de fraturas.

    E) A tibolona é um esteróide sintético muito eficaz na prevenção da perda óssea pós menopausa.

O climatério geralmente é associado a alterações físicas e emocionais que quando surgem são caracterizadas como síndrome climatérica. Os sintomas do climatério sofrem influência de inúmeros fatores de ordem biológica, aspectos psicológicos e aspectos sociais1. Dentre eles, destacam-se os sintomas vasomotores, como fogachos e sudorese, a atrofia genital e os transtornos psicológicos, como transtornos de humor e do sono. A respeito do tratamento, CORRETO afirmar-se:

    A) O uso de Terapia Hormonal (TH) geralmente é indicado para pacientes abaixo de 60 anos e que tiveram a menopausa há menos de 10 anos.

    B) No caso da terapia Hormonal, prefere-se a associação de estrogênio /progesterona, por haver maior associação de câncer de mama com o uso de estrogênio isoladamente.

    C) O estrogênio é recomendado como um agente de primeira linha para controle da osteoporose.

    D) Doenças hepáticas ativas e graves não são contraindicações à terapia hormonal.

    E) Com a queda no nível de estrogênio ocorre aumento no nível de HDL e queda nos níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos.

A doença trofoblástica gestacional (DTG) pode ser definida como uma anomalia proliferativa que acomete as células que compõem o tecido trofoblástico placentário, cito e sinciciotrofoblasto, ainda que seus diferentes estágios histológicos difiram na propensão para regressão, invasão, metástase e recorrência. No seu diagnóstico, é INCORRETO:

    A) O marcador tumoral biológico e específico é o fragmento beta da gonadotrofina coriônica humana (beta-hCG).

    B) Os dois principais fatores de risco para DTG são, principalmente, a idade materna superior a 35 anos e a história prévia de DTG.

    C) Essas pacientes apresentam maior risco de cursar com embolização trofoblástica maciça para os pulmões, o que demanda cuidado durante o esvaziamento uterino.

    D) Aspiração intrauterina (V-A) é a técnica de escolha para o esvaziamento molar, pelo menor risco de perfuração uterina, infecção e permanência de restos molares na cavidade uterina.

    E) A avaliação da pressão arterial pode diagnosticar pré-eclâmpsia precoce, antes da 20ª semana de gravidez e dosagem de TSH e T4 livre podem indicar o hipotireoidismo, associado frequentemente a esta doença.

As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/Aids, além de doenças como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo, poderem causar malformações de feto e, inclusive levar ao óbito, entre outras complicações. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis 2019, foram notificados 62.599 casos em gestantes (ampliação de 25,7% dos casos em relação a 2017). Já em bebês, foram registrados 26.219 casos de sífilis congênita. No seguimento de tratamento de paciente com diagnostico de sífilis, a melhor forma de fazê-lo é:

    A) Título seriado de VDRL.

    B) Título seriado de FTA-Abs.

    C) Anticorpos anticardiolipina.

    D) Teste Rápido para sífilis.

    E) MHA-TP associado ao Teste de Elisa.

A infecção pelo HPV é uma das IST mais frequentes no mundo. O risco estimado para a exposição a essa infecção é de 15% a 25% a cada nova parceria. As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. A respeito desta doença, todas as sentenças são corretas, com EXCEÇÃO:

    A) A maioria das infecções por HPV em mulheres (sobretudo quando adolescentes) tem resolução espontânea, em um período aproximado de 24 meses.

    B) A vacinação antes da primeira relação sexual, na faixa de 9 a 14 anos, em duas doses, previne lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero, de vulva, de vagina, anal e as verrugas genitais.

    C) O tratamento das verrugas anogenitais em gestantes deve ser feito com podofilina.

    D) Para mulheres vivendo com HIV/AIDS, recomenda-se a vacina contra o HPV na faixa etária de nove a 26 anos de idade, com esquema diferenciado de doses (0, 2 e 6 meses).

    E) As verrugas, geralmente, são causadas por tipos de HPV não cancerígenos.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O exame preventivo tem grande valor no diagnóstico precoce. A seguinte afirmação é FALSA:

    A) Mulheres imunossuprimidas, como as infectadas pelo HIV, ou em uso de imunossupressores, devem ser encaminhadas para colposcopia após o primeiro exame citopatológico mostrando LSIL (lesão intraepitelial de baixo grau).

    B) Mulheres com alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 tem risco aumentado para o câncer cervical.

    C) Nos exames preventivos, para mulheres com mais 64 anos de idade e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos.

    D) As mulheres com história de lesões pré-neoplásicas retornam ao rastreio trienal ao apresentarem dois exames de controle citológicos semestrais normais.

    E) Na presença de lesões suspeitas vegetantes ou ulceradas no colo do útero, a citologia, nesses casos, pode não identificar a presença de células neoplásicas devido à necrose tecidual.

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. No atendimento de mulher referindo sintomas como distensão abdominal, dor abdominal ou pélvica, surgimento de massa e ascite detectável, pode indicar a possibilidade de câncer de ovário, frequentemente em estágios avançados. Dentre as sentenças abaixo, uma traz informações FALSAS com relação a esta doença:

    A) A cirurgia padrão compreende histerectomia abdominal total com salpingo-ooforectomia bilateral e omentectomia, avaliação e biópsia do peritônio diafragmático, goteiras parietocólicas, peritônio pélvico, amostragem de linfonodos pélvicos e para-aórticos, além de lavagem peritoneal para pesquisa de células malignas.

    B) Histórico familiar de cânceres de ovário, colorretal e de mama está associado a risco aumentado de câncer de ovário.

    C) Achado ultrassonográfico (USG) de massa pélvica fixa é muito sugestiva de carcinoma ovariano, especialmente se acompanhada de ascite.

    D) A dosagem do CA 125 pode estar presente em concentrações elevadas em pacientes com câncer de ovário, porém, isoladamente, não é útil como exame de triagem ou diagnóstico.

    E) A quase totalidade das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células germinativas (que formam os óvulos).

À respeito do tratamento da DIP, todas as afirmativas são corretas, com EXCEÇÃO:

    A) As parcerias, mesmo assintomáticas, devem ser tratadas.

    B) Deve-se oferecer testagem para HIV, sífilis e hepatite C e hepatite B para todas as pacientes para parcerias sexuais.

    C) O tratamento pode ser feito com dose única de Ceftriaxona IM Doxiciclina e metronidazol por 14 dias.

    D) Deve-se iniciar o tratamento com antimicrobianos sempre que houver confirmação laboratorial com coleta de secreção e sintomas iniciados há pelo menos 5 dias.

    E) A doxiciclina pode ser substituída por Azitromicina no tratamento.

Devido à alta possibilidade de complicações decorrentes da Doença Inflamatória Pélvica (DIP), deve-se iniciar o tratamento com antimicrobianos. Deve-se encaminhar para tratamento hospitalar os seguintes casos, EXCETO:

    A) As pacientes com uso de DIU.

    B) Gestantes.

    C) Pacientes com sintomas graves (febre, náusea, vômitos, defesa à palpação abdominal).

    D) Pacientes com intolerância ao tratamento por via oral ou falta de resposta ao tratamento após 72 horas.

    E) Necessidade de exploração ou intervenção cirúrgica (suspeita de torção ovariana ou abscesso tubo-ovariano roto, gravidez ectópica).

No acompanhamento de mulher jovem com hiperprolactinemia associada a adenoma de hipófise, sem indicação cirúrgica, é INCORRETO afirmar-se:

    A) Os efeitos adversos mais comuns com o tratamento com bromocriptina são náusea, vômitos, cefaleia, tontura e hipotensão postural.

    B) A RM de hipófise deve ser repetida se os níveis de prolactina voltarem a ficar acima do limite superior da normalidade após suspensão de bromocriptina.

    C) A cabergolina está reservada para mulheres hiperprolactinêmicas com infertilidade e desejo de engravidar, pela maior segurança e experiência com o uso do medicamento em gestantes.

    D) Após normalizados os níveis da prolactina por pelo menos 2 anos e o tumor reduzido em mais de 50% do tamanho inicial, a dose do agonista dopaminérgico pode ser diminuída gradativamente até retirada.

    E) A não introdução do agonista dopaminérgico pode ser uma opção para os pacientes assintomáticos com microprolactinoma ou hiperprolactinemia idiopática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...