Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Anemia é a condição na qual a concentração sanguínea de hemoglobina se encontra abaixo dos valores esperados para atender as necessidades fisiológicas exigidas de acordo com idade, sexo, gestação e altitude. De origem multifatorial, pode ser ocasionada pela deficiência de ferro e/ ou diversos outros micronutrientes, por perdas sanguíneas, processos infecciosos e patológicos concomitantes, uso de medicações específicas que impeçam ou prejudiquem a absorção do ferro. No tratamento de reposição do ferro, seja por alimentos ou suplementos, os seguintes fatores atuam na facilitação da sua absorção:

    A) Alimentos com Vitamina A.

    B) Alimentos ricos em cálcio.

    C) Polifenóis presentes em chás e cafés.

    D) Ingestão com antiácidos.

    E) Ingestão perto ou junto com as refeições.

A icterícia do neonato é um fenômeno comum e transitório, principalmente nos bebês que nascem antes da 38ª semana de gravidez. Cerca de 50% dos bebês a termo e 80% dos bebês prematuros desenvolvem icterícia. No atendimento de recém-nascido nos primeiros dias de vida, ainda ictérico, são diagnósticos diferenciais os seguintes itens, EXCETO:

    A) A icterícia do leite materno, que pode durar por até 3 meses.

    B) Amamentação deficiente com aporte de calorias abaixo das necessidades.

    C) A icterícia fisiológica, considerada normal e esperada, inicia-se ao redor do 3º dia de vida e desaparece em até 2 semanas.

    D) Hipertireoidismo congênito.

    E) Incompatibilidade ABO.

O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo as desnutridas. Filhos de mães imunes recebem anticorpos transmitidos pela via transplacentária. Essa imunidade é transitória e pode perdurar até o final do primeiro ano de vida, razão pela qual pode haver interferência na resposta à vacinação em menores de 12 meses de vida. No Brasil, cerca de 85% das crianças perdem esses anticorpos maternos por volta dos 9 meses de idade. A respeito desta doença, ê INCORRETO afirmar-se que:

    A) Período de infecção dura cerca de 7 dias, iniciando-se com período prodrômico, quando surge a febre, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia.

    B) 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema cutâneo maculopapular morbiliforme de coloração vermelha de direção cefalocaudal.

    C) Febre por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta e pode indicar o aparecimento de complicações.

    D) As manchas de Koplic aparecem após o desaparecimento do exantema, indicando complicações respiratórias.

    E) É imprescindível assegurar a coleta de amostras de sangue de casos suspeitos, sempre que possível, no primeiro atendimento ao paciente, e a detecção viral em amostras de urina e swabs combinados da orofaringe e da nasofaringe.

Indivíduos com insuficiência renal crônica em estágio até 3B (taxa de filtração glomerular -TFG ? 30 a 44 mL/min/1,73m2) deverão ter acompanhamento inicialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para tratamento dos fatores de risco modificáveis, evitando ou retardando a progressão da DRC e doença cardiovascular. As alterações laboratoriais do Distúrbio de Metabolismo Mineral Ósseo (DMO) são encontradas na maioria dos pacientes com Doença Renal Crônica (DRC) sendo observadas nos estágios iniciais da DRC e progridem com o declínio da função renal. As afirmativas seguintes são verdadeiras, com EXCEÇÃO de:

    A) Indivíduo com DRC deve fazer atualização do calendário vacinal oficial, pois a redução da TFG está associada com redução da capacidade de soroconversão.

    B) Controle da glicemia, da hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, tabagismo e adequação do estilo de vida interferem na progressão da DRC.

    C) O diagnóstico clínico de DMO já pode ser feito em pacientes com falência renal inicial, pois já apresentam dores ósseas e articulares, mialgia, fraqueza muscular, deformidades ósseas, quando idealmente deve se iniciar o tratamento com calcitriol.

    D) Recomenda-se iniciar a monitorização dos níveis séricos de cálcio, fósforo, PTH e fosfatasse alcalina em todos os pacientes com DRC a partir do estágio 3 (TFG abaixo de 30-59mL/min).

    E) Em crianças, o DMO pode se apresentar com diminuição da velocidade de crescimento e baixa estatura.

O risco Cardiovascular (CV) global deve ser avaliado em cada indivíduo hipertenso, pois auxilia na decisão terapêutica e permite uma análise prognóstica. A identificação dos indivíduos hipertensos que estão mais predispostos às complicações CV, especialmente Infarto Agudo do miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE), é fundamental para uma orientação terapêutica mais agressiva. A respeito destes riscos é INCORRETA a afirmação:

    A) Fator idade: Homens ? 55 anos ou mulheres ? 65 anos aumenta riscos.

    B) Glicemia plasmática em jejum < 100 mg/dl não aumenta riscos.

    C) Doença aterosclerótica na forma subclínica não aumenta o risco.

    D) Circunferência Abdominal ? 102 cm nos homens ou ?88 cm nas mulheres aumenta riscos.

    E) Triglicerídeos > 150 mg/dl aumenta riscos.

A preocupação provocada pela epidemia do novo coronavírus na Ásia, já com casos confirmados no continente europeu e americano, alerta para ocorrência de uma pandemia. A forma de transmissão do coronavírus é semelhante à da influenza, ou seja, através de gotículas respiratórias formadas pela fala, espirro ou tosse; ou através da contaminação pessoa a pessoa ou objeto. No nosso meio, a gripe A, há muito preocupa a saúde pública, sendo os estados do Sul e Sudeste os mais afetados por esta virose, principalmente no outono e inverno. Na suspeita diagnostica de caso de gripe A o profissional que atende o paciente deve proceder aos seguintes itens, EXCLUINDO-SE:

    A) Notificar a Vigilância Epidemiológica, que iniciará oportunamente as ações de controle.

    B) Orientar coleta de duas amostras de secreção respiratória (swab combinado naso-orofaringe ou aspirado de nasofaringe) até o 7º dia de início dos sintomas.

    C) Iniciar antibioticoterapia profilática com azitromicina, além de oseltamivir até o terceiro dia do início do quadro viral.

    D) Orientar medidas de higiene de superfícies em contato com o paciente e etiqueta da tosse.

    E) Averiguar dados clínicos como oximetria de pulso e frequência respiratória para diagnosticar a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

As doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte no Brasil e no mundo, e a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o principal fator de risco. A prevalência de HAS é de 30% da população, mas apenas metade sabe do diagnóstico e, destes, menos de um terço estão com a pressão arterial (PA) controlada. As complicações, advindas da hipertensão, mantêm íntima relação com a falta de controle nos níveis pressóricos e por isso destaca-se como imprescindível a investigação das mesmas no ato da consulta. O AVE, IAM, angina, insuficiência cardíaca e a doença vascular periférica são condições relacionadas a hipertensão. A respeito do tratamento medicamentoso, é INCORRETO afirmar-se:

    A) Um fenômeno passageiro observado quando do uso inicial de inibidores de enzima de conversão em pacientes com insuficiência renal é a elevação de ureia e creatinina.

    B) Em adolescentes e mulheres jovens em idade fértil e que não façam uso de método anticoncepcional aceitável, o emprego dos inibidores da ECA deve ser cauteloso devido ao risco de malformações fetais.

    C) Em relação aos BRA, antagonistas da angiotensina II, por terem poucos efeitos adversos são indicados na gravidez.

    D) Os inibidores de enzima de conversão retardam o declínio da função renal, podendo ser prescritos a pacientes com nefropatia diabética ou de outras etiologias.

    E) Agentes betabloqueadores podem acarretar intolerância à glicose, hipertrigliceridemia e redução do HDL-colesterol.

O aleitamento materno é sinônimo de sobrevivência para o recém-nascido, atendendo não só aspectos nutricionais, como também imunológicos e psicológicos em seu primeiro ano de vida. Algumas situações, entretanto, contraindicam o aleitamento materno, como o exemplo a seguir:

    A) Prótese mamaria de silicone bilateral.

    B) Crianças com prematuridade extrema.

    C) Uso de antidepressivos pela mãe.

    D) Mães HIV positivo.

    E) Mães que tiveram varicela 30 dias antes do parto.

O termo “Prevenção Combinada” remete à conjugação de diferentes ações de prevenção às IST, ao HIV e às hepatites virais e seus fatores associados, relacionada à combinação das três intervenções: biomédica, comportamental e estrutural (marcos legais), aplicadas ao âmbito individual e coletivo. O profissional de saúde, ao atender indivíduo com comportamento sexual de risco, deve seguir as seguintes estratégias, EXCETO:

    A) Orientar a imunização para HAV, HBV e HPV.

    B) Orientar somente a usar preservativo.

    C) Conhecer o status sorológico para HIV da (s) parceria (s) sexual (is).

    D) Testar regularmente para HIV e outras IST.

    E) Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado.

O diagnóstico de sífilis exige uma correlação entre dados clínicos, resultados de testes laboratoriais, histórico de infecções passadas e investigação de exposição recente. A ocorrência de sífilis neonatal continua sendo importante problema de saúde pública em Santa Catarina. Considera-se tratamento inadequado da gestante com sífilis, com a necessidade de tratamento do recém-nascido, as seguintes situações, EXCETO:

    A) Tratamento realizado com ceftriaxone IM por alergia grave à penicilina.

    B) Tratamento incompleto ou inadequado para a fase da doença, mesmo tendo sido feito com penicilina benzatina.

    C) A diminuição dos títulos de teste em pelo menos duas diluições em três meses, e pelo menos três diluições em seis meses após a conclusão do tratamento da gestante.

    D) Parceiro (s) sexual (is) com sífilis não tratado (s) ou tratado (s) inadequadamente ou com sorologia desconhecida.

    E) Grávidas com manchas não pruriginosas nas palmas das mãos e plantas dos pés que foram tratadas com dose única de penicilina benzatina porém com teste não treponêmico com titulação inferior a 1:16.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...