Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A hiperprolactinemia, uma alteração frequente na prática médica, é responsável por amenorréia secundária em 20% a 25% dos casos. As causas dessa anormalidade podem ser classificadas em fisiológicas, farmacológicas e patológicas. Na investigação inicial, a pesquisa de quais fatores deve ser considerada, EXCETO:

    A) Hipotireoidismo primário.

    B) Uso de domperidona.

    C) Ovários policísticos.

    D) Insuficiência renal crônica.

    E) Hepatite aguda viral B.

No atendimento de criança de 2 anos, com diarreia por 3 dias, a avaliação clínica deve orientar o tratamento inicial. Constatado o seguinte sinal, esta criança deve ser submetida a tratamento de reposição oral (TRO) sob supervisão de profissional da saúde, em uma UBS, até que desapareçam os sintomas:

    A) Prega cutânea que desaparece lentamente.

    B) Enchimento capilar muito prejudicado (> 5 segundos).

    C) Vômitos persistentes e íleo paralitico.

    D) Olhos fundos e secos.

    E) Criança incapaz de beber.

O uso simultâneo de vários medicamentos tornou-se muito comum, especialmente em idosos, e que pacientes com problemas cardiovasculares, com indicação de anticoagulaçao, frequentemente também apresentam outras comorbidades. Os anticoagulantes orais estão entre as drogas com maior número de interações medicamentosas, contribuindo para inadequados efeitos colaterais. A respeito das interações entre varfarin e outras drogas, É CORRETO:

    A) Duloxetina pode estar envolvida no metabolismo da varfarina, aumentando o risco de trombose, reduzindo sua meia vida.

    B) Ciprofloxacino pode reduzir a atividade da varfarina, aumentando o risco de trombose.

    C) Inibidores seletivos da recaptação de serotonina, como a Sertralina, aumentam o efeito anticoagulante.

    D) A Ginkgo biloba poderá aumentar o risco de trombose por aumentar a degradação de anticoagulantes como varfarina.

    E) O omeprazol (inibidor da bomba de prótons) pode reduzir a ação da varfarina.

O tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica visa, em última análise, a redução da morbimortalidade cardiovascular. Desde que exista indicação de tratamento com medicamentos, o paciente deverá ser orientado sobre a importância do uso contínuo, da eventual necessidade de ajuste de doses, da troca ou associação de medicamentos e ainda do eventual aparecimento de efeitos adversos. Com relação aos fármacos usados, é FALSO:

    A) Alfa bloqueadores, como a prazosina pode causar incontinência urinária em mulheres.

    B) Um efeito colateral comum do minoxidil é o hirsutismo, que ocorre em aproximadamente 80% dos pacientes.

    C) Os agentes betabloqueadores de primeira e segunda geração são formalmente contraindicados a pacientes com asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

    D) Bloqueadores de canal de cálcio são contraindicados na gravidez, pelo risco de complicações fetais.

    E) Bloqueadores dos receptores da angiotensina II são formalmente contraindicados nos pacientes com nefropatia diabética.

As equipes de saúde que lidam com o pré-natal de baixo risco devem estar preparadas para receber as gestantes com fatores de risco identificados e prestar um primeiro atendimento e orientações no caso de dúvidas ou situações imprevistas. Gestação de Alto Risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”. Todas as afirmativas são verdadeiras, EXCETO:

    A) Inclui-se no grupo de atendimento as com diabetes gestacional.

    B) Gestação de alto risco inclui trabalho de parto prematuro.

    C) Aloimunização é condição de gestação de risco.

    D) Gestantes com epilepsia são incluídas neste grupo de risco.

    E) Gravidez de risco é sinônimo de cesariana.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
No atendimento de homem de 26 anos, relatando corrimento uretral recente, ardência miccional e dor na relação sexual, em consulta médica, todas as afirmativas são corretas, EXCETUANDO-SE:

    A) Orientar abstinência sexual por 7 dias.

    B) Parcerias sexuais recentes devem ser tratadas somente se sintomáticas.

    C) Oferecer testagem para HIV e para outras IST.

    D) Todos os contatos sexuais dentro dos últimos 60 dias necessitam de avaliação clínica e tratamento.

    E) Pode ser tratado com ceftriaxona 250 mg IM dose única associado a doxiciclina 100 mg, a cada 12 horas, por 7 dias.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita, que é considerada a doença sentinela para o sistema de saúde. Com relação ao acompanhamento da resposta ao tratamento ou seguimento da doença, a melhor forma de fazê-lo é a seguinte:

    A) Título seriado de VDRL.

    B) Título seriado de FTA-Abs.

    C) Anticorpos anticardiolipina.

    D) Teste Rápido para sífilis.

    E) MHA-TP associado ao Teste de Elisa.

Estudos observacionais de base populacional conduzidos no Brasil revelam prevalências de dislipidemia de 43% a 60%. A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante, pelo desenvolvimento da aterosclerose. Logo, dada sua elevada frequência na população geral, o diagnóstico e tratamento adequados da dislipidemia são majoritariamente de responsabilidade da Atenção Pimária. A este respeito é INCORRETO afirmar-se:

    A) O diagnóstico de hipercolesterolemia familiar deve ser considerado se houver níveis muito elevados de colesterol e presença de xantomas tendinosos.

    B) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (CPK) devem ser realizadas no início do tratamento, após 6 meses.

    C) Alguns óleos vegetais que contêm quantidades significativas de ácidos graxos saturados, como os óleos de palma e de coco devem ser evitados da dieta.

    D) Fibratos devem ser tomados preferencialmente em horário afastado das estatinas.

    E) O ácido nicotínico, apesar de ajudar no controle de hiperlipemia, não atua na prevenção de eventos cardiovasculares maiores.

Em 2019 (até 24 de agosto), foram registrados 1.439.471 de casos de dengue em todo o país, com crescimento de 599,5% em relação ao mesmo período de 2018 (205.791). A taxa de incidência, que considera a proporção de casos por habitantes, é de 690,4 casos/100 mil habitantes. Com relação ao número de óbitos, foram confirmadas 591 mortes de janeiro a agosto 2019. Em relação a esta importante arbovirose no nosso meio, é INCORRETO:

    A) Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado a vigilância epidemiológica.

    B) Queda da contagem de plaquetas, aumento súbito de hematócrito e hipotermia são sinais de alarme na evolução da doença.

    C) A remissão da febre, pelo terceiro ao sexto dia, praticamente exclui o aparecimento dos sinais de alarme e possibilidade de agravamento do quadro.

    D) A prova do laço positiva, junto com alterações no hemograma, são importantes na previsão de dengue na forma hemorrágica ou grave.

    E) Pacientes classificados nos grupos C e D, conforme protocolo do ministério da saúde, devem ser encaminhados para internação.

Ainda com respeito a anemia, é sabido que a anemia ferropriva tem efeito no crescimento e desenvolvimento de populações em risco, por afetar grupos em idade de crescimento e comprometer o desenvolvimento cerebral. Desde o período pré-natal, tem repercussões importantes e deletérias de longo prazo no desenvolvimento de habilidades cognitivas, comportamentais, linguagem e capacidades motoras das crianças. A este respeito é CORRETA a afirmação:

    A) Crianças em amamentação por leite materno exclusivo tem mais chance de desenvolver anemia ferropriva que as em uso de leite de vaca.

    B) A carência de ferro na infância também predispõe a cáries dentárias.

    C) Ferro na forma não heme é melhor absorvido.

    D) O clampeamento precoce do cordão umbilical é medida importante na prevenção da anemia no primeiro mês.

    E) Crianças pré termo ou com baixo peso ao nascer tem mais ferro acumulado e menor grau de anemia que as nascidas a termo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...