Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente de 68 anos, tabagista e hipertenso dá entrada no Pronto Socorro com história de cefaleia e confusão súbita associada a desvio de rima. Familiares negam história de trauma recente. Ápresenta Pressão Arterial 220x160mmHg,, abertura ocular ao estímulo doloroso, decorticação ao estímulo e emite sons inespecíficos. A pontuação da Escala de Coma de Glasgow do paciente nesse momento é:

    A) 5

    B) 6

    C) 7

    D) 8

De acordo com a classificação de Nyhus (Modificada), a hérnia femoral classifica-se como:

    A) I

    B) II

    C) IIIA

    D) IIIC

Assinale alternativa que contenha doença ou agravo de notificação compulsória, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde Nº 204 de 17 de fevereiro de 2016:

    A) Conjuntivite viral.

    B) Caxumba.

    C) Infestação de escorpião.

    D) Violência doméstica.

A Lei nº . 8080, de 19 de Setembro de 1990, orienta, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Sobre o seu conteúdo é INCORRETO afirmar:

    A) É dever do Estado garantir a saúde aos indivíduos, ao formular políticas econômicas e sociais que assegurem seu acesso universal e igualitário.

    B)

    A execução de ações de vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância epidemiológica é campo de ação do Sistema Único de Saúde.



    C) O princípio da universalidade define-se como o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.

    D) É atribuição da direção Nacional do Sistema Único de Saúde formular e implementar políticas de controle das agressões ao meio ambiente.

Assinale alternativa CORRETA com esquema básico de tratamento para Tuberculose, na fase intensiva, de uma pessoa com peso de 75Kg. A fase intensiva corresponde ao tratamento com Rifampicina 150mg, Isoniazida 75mg, Pirazinamida 400mg e Etambutol 275mg – RHZE.

    A) 2 meses de tratamento com RHZE, 4 comprimidos por dia.

    B) 3 meses de tratamento com RHZE, 4 comprimidos por dia.

    C) 2 meses de tratamento com RHZE, 5 comprimidos por dia.

    D) 3 meses de tratamento com RHZE, 5 comprimidos por dia.

Sobre o Pré Natal de Baixo Risco, assinale V (verdadeiro) e F (falso), para as respectivas afirmativas:
( ) A rotina de vacinação para gestantes no 1º . trimestre contempla as vacinas Hepatite B, Tríplice Viral e dT dupla adulto (difteria e tétano). ( ) O exame colpocitopatológico não deve ser realizado no 1º . trimestre de gestação. ( ) A partir da 20ª semana de gestação, existe uma relação entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina em centímetros. ( ) A atividade sexual está contraindicada durante a gravidez, sobretudo no 3º . trimestre.

    A) F – V – V - F.

    B) V – F – V - F.

    C) F – F – F - V.

    D) F – F –V - F.

A Esteatorreia de pacientes com Pancreatite Crônica é explicada, normalmente, por:

    A) Eliminação de citocinas pelo pâncreas calcificado, que causam diarreia osmótica.

    B) Déficit de secreção de enzimas pancreáticas, causando disabsorção de gordura.

    C) Colonização do trato gastrointestinal por bactérias produtoras de enterotoxinas causadoras de diarreia infecciosa.

    D) Perda crônica de vilosidades intestinais, por imunodepressão relacionada ao etilismo, principal causa da Pancreatite Crônica.

O tratamento não medicamentoso é parte fundamental no controle da HAS e de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV), como obesidade e dislipidemia. Esse tratamento envolve mudanças no estilo de vida (MEV) que acompanham o tratamento do paciente por toda a sua vida. Sendo assim, assinale a alternativa correta:

    A) Não há evidências de que a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas se correlaciona com redução dos níveis pressóricos; pelo contrário, o consumo diário moderado é fator de proteção para HAS já instalada.

    B) A substituição de anticoncepcionais hormonais orais por outros métodos contraceptivos é recomendada por reduzir o risco de eventos tromboembólicos, mas não promove a redução da pressão arterial em pacientes hipertensas.

    C) Apesar de recomendada pelos seus efeitos indiretos, especialmente sobre as taxas de colesterol e glicemia (diminuindo o risco cardiovascular), a redução do peso corporal é uma medida não-farmacológica que pouco se relaciona com o controle dos níveis pressóricos.

    D) O potássio induz à redução da PA, além do efeito protetor contra danos cardiovasculares e como medida auxiliar para pessoas submetidas à terapia com diuréticos, de forma que os pacientes hipertensos devem receber suplementação regular deste micronutriente.

    E) Apesar de o tabagismo ser um fator de risco para o desenvolvimento DCV, seu papel como fator de risco para HAS não está bem definido, mas sabe-se que provoca um aumento temporário da PA por cerca de 02 horas e que aumenta a resistência a anti-hipertensivos.

Ambrosina, 66 anos, hipertensa e diabética há 06 anos em tratamento com enalapril 10mg 12/12h e metformina 850mg 8/8h, retorna sem queixas para a consulta na Unidade Básica de Saúde trazendo o resultado dos exames laboratoriais solicitados há 30 dias: glicemia 127 mg/dL, HbA1c 7,6%, hemoglobina 12,1g/dL, colesterol total 236 mg/dL, uréia 45 mg/dL, creatinina 1,3 mg/dL, potássio 5,4 mEq/L. Sinais vitais e dados antropométricos medidos pela enfermagem: PA 150/90mmHg, FC 88 bpm, FR 18 irpm, T 36,4 °C, peso 61g, altura 1,58m. Considerando a necessidade de otimizar o cuidado à paciente, assinale a alternativa com a melhor conduta?

    A) Em razão da pressão arterial, deve-se substituir o IECA por um BRA e encaminhar a paciente ao cardiologista.

    B) É mandatório associar a glibencamida no tratamento do Diabetes Melito e encaminhar a paciente ao endocrinologista.

    C) É preciso substituir a metformina pela insulinoterapia e encaminhar a paciente ao oftalmologista

    D) Deve-se associar a hidroclorotiazida ao enalapril e encaminhar a paciente para uma primeira consulta com o nefrologista.

    E) Considerando a possibilidade de Doença Renal Crônica, deve-se trocar o Enalapril por Nifedipino e encaminhar a paciente ao nefrologista.

Qual a melhor conduta para um paciente idoso, 63 anos, tabagista de longa data (46 anos), tendo interrompido o hábito há apenas um ano e meio, e que vem apresentando dispneia aos mínimos esforços, tosse produtiva frequente (foi ao pronto-atendimento todos os meses nos últimos 05 meses), mas sem mudança no padrão do escarro nem febre, Sat.O2 de 93%, com hiperinsuflação em radiografia de tórax e uma espirometria com VEF1 de 40% e VEF1/CVF < 70%?

    A) Tiotrópio inalatório + Salmeterol e vacinas anti-haemophilus influenzae e antipneumocócica.

    B) Tiotrópio inalatório + Formoterol e vacinas anti-influenza e antipneumocócica.

    C) Ipatrópio + Formoterol e vacinas anti-haemophilus influenzae e antipneumocócica.

    D) Beclometasona de manutenção + Salbutamol nas exacerbações e vacinas anti-influenza e antipneumocócica.

    E) Beclometasona + ipatrópio nas exacerbações e vacinas anti-influenza e antipneumocócica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...