Questões de Medicina do ano 2020

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao diagnóstico da Febre Reumática, marque alternativa CORRETA:

    A) Artralgias, febre e VHS elevado são considerados critérios maiores.

    B) Cardite e poliartrite são critérios menores.

    C) Coreia de Sydenham é considerado um critério menor no diagnóstico da Febre Reumática.

    D) Cardite, eritema marginado e nódulos subcutâneos são considerados critérios de Jones maiores.

    E) Atrite é a manifestação mais rara, sendo caracterizada por poliartrite não migratória.

Criança de 7 anos de vida em atendimento no pronto socorro apresenta um quadro de febre, com placas esbranquiçadas em orofaringe e adenomegalias na região do pescoço bilateral. Exames realizados: leucocitose, linfócitos atípicos e monocitose, foi iniciado amoxicilina e criança evolui com exantema. Qual provável diagnóstico?

    A) Dengue.

    B) Mononucleose infecciosa.

    C) Roséola.

    D) Exantema súbito.

    E) Escarlatina.

Criança de três anos de vida em atendimento no ambulatório de pediatria apresenta ao exame clínico: Edema de face e em membros inferiores, dor abdominal, ausculta cardíaca e pulmonar normais. PA: normal para a idade. Abdome semigloboso sem visceromegalias. O pediatra solicitou os seguintes exames: Proteinúria acima de 50mg/kg/dia, hematúria microscópica, hipercolesterolemia e C3 normal. Hipótese diagnóstica mais provável?

    A) Insuficiência renal aguda.

    B) Glomerulonefrite aguda pós estreptocócicos.

    C) Síndrome Necrótica.

    D) Insuficiência renal crônica.

    E) Infecção urinária.

O atendimento pré-natal está no centro das discussões em saúde pública para melhoria dos indicadores nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o acompanhamento pré-natal é primordial para promoção de bem-estar físico e emocional da parturiente, além da prevenção de possíveis patologias de transmissão vertical ou condições que venham a afetar a saúde perinatal do nascituro. Sobre a atenção pré-natal, julgue os itens a seguir:
I- O diagnóstico clínico de certeza de uma gestação pode ser obtido clinicamente, sem auxílio laboratorial, através de sinais obtidos no exame físico como o Sinal de Hegar, que consiste na palpação das partes fetais. II- O Ministério da Saúde recomenda o mínimo de 6 consultas de acompanhamento pré-natal, sendo estas consultas mensais até a 28ª semana de gestação. III- São considerados fatores de risco que permitem o acompanhamento pré-natal pela equipe de Atenção Básica: idade materna menor que 15 anos e maior que 35 anos, passado obstétrico de 3 cesarianas ou mais e intervalo interpartal inferior a 2 anos ou superior a 5 anos.
É CORRETO o que se afirma em:

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) I.

    D) II e III.

    E) I, II e III.

De acordo com a seguinte situação-problema, responda o que se pede.
André, 30 anos, chega a sua UBS com queixa de dor lombar há 6 meses, associada à rigidez matinal de aproximadamente 40 minutos, além de dor na articulação do joelho direito. Ao exame físico, paciente em bom estado geral, consciente e orientado em tempo, espaço e pessoa, normocorado, hidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular e pulmonar sem alterações. PA 120x70 mmHg, FC 70bpm e FR 16ipm. Exame articular com teste de Shober positivo e dor à compressão látero-lateral de joelho direito, mas sem sinais flogísticos ou derrame articular. Diante do quadro, foi aventada a hipótese de Espondilite anquilosante e o paciente foi prontamente encaminhado ao serviço de Reumatologia de referência no município. Seis meses depois, paciente retorna à UBS para nova consulta e não há nenhum registro de contrarreferência por parte do especialista. Considerando a situação exposta, qual princípio da atenção básica não está funcionando plenamente?

    A) Universalidade.

    B) Integralidade.

    C) Acesso.

    D) Coordenação.

    E) Longitudinalidade.

A diabetes mellitus tipo II (DM II), é uma doença de alta prevalência no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, no ano de 2017 o Brasil apresentava cerca de 12,5 milhões de diabéticos, ocupando o 4º lugar entre os 10 países com maior número de indivíduos com diabetes. Considerando o diagnóstico e tratamento da diabetes mellitus tipo II, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas para as seguintes afirmações e, em seguida, responda o que se pede.
( ) Paciente com glicemia de jejum de 127mg/dl e glicemia 2 horas após ingestão de 75 gramas de glicose anidra de 150 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) Presença de sintomas de poliúria, polidipsia e polifagia, associados à medida de glicemia capilar aleatória com valor de 220 mg/dl apresenta diagnóstico de DM II. ( ) A Metformina é uma biguanida considerada como primeira linha no tratamento da DM II. Tem como principal efeito colateral a intolerância gastrointestinal. Nestes casos, deve-se optar pelas formulações de liberação prolongada. ( ) As Sulfoniuréias são consideradas secretagogos e são amplamente utilizadas na rede SUS pela disponibilidade e baixa ocorrência de efeitos colaterais como a hipoglicemia.
Marque a alternativa que possui a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

    A) F, F, V e F.

    B) V, F, V e V.

    C) F, V, V e F.

    D) V, V, V e F.

    E) F, F, V e V.

Atente ao caso hipotético abaixo para responder CORRETAMENTE ao que se pede.
Mariana, 27 anos, comparece a sua UBS assintomática para mostrar resultado de citologia oncótica, o qual mostrou ASC-US (atipia escamosa de significado indeterminado). De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, qual conduta deve ser tomada?

    A) Acalmar a paciente e orientá-la que é um resultado normal.

    B) Repetir Citologia oncótica com 3 anos.

    C) Encaminhar paciente para serviço de referência ginecológico para realização de colposcopia.

    D) Repetir Citologia oncótica com 12 meses.

    E) Repetir Citologia oncótica com 6 meses.

Segundo a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda de 2018, insuficiência cardíaca pode ser conceituada como “síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço”. Considerando a abordagem terapêutica desta patologia, assinale a alternativa na qual todas as drogas citadas comprovadamente aumentam a sobrevida do paciente portador de insuficiência cardíaca:

    A) Metoprolol, Enalapril e Hidralazina associada a Nitrato.

    B) Propanolol, Furosemida e Sacubitril associado à Valsartana.

    C) Digoxina, Ivabradina e Losartana.

    D) Hidralazina, Digoxina e Furosemida.

    E) Sacubitril associado à Valsartana, hidroclorotiazida e Ivabradina.

Leia com atenção a situação-hipotética abaixo e responda CORRETAMENTE o que se pede.
Pedro, 75 anos, comparece à UBS para consulta de acompanhamento do programa Hiperdia. É hipertenso há 10 anos e faz acompanhamento por insuficiência arterial periférica crônica. Faz atividades físicas regulares, dieta hipossódica e está em dose plena de Hidroclorotiazida, afirmando tomar diariamente. Atualmente, apresenta-se assintomático e retorna para mostrar os exames laboratoriais solicitados na consulta anterior (Quadro 1) e as medidas de pressão que aferiu na UBS na última semana (Quadro 2). Ao exame físico, apresenta bom estado geral, consciente e orientado em tempo, espaço e pessoa, normocorado, hidratado, acianótico e anictérico. Exame cardiovascular RCR 2T BNF sem sopros, cliques ou estalidos. Ausculta pulmonar sem alterações. Diminuição da amplitude do pulso tibial posterior à direita. PA160x80 mmHg, FC 80 bpm, FR 16 ipm.
Quadro1 Exames séricos Sódio 138 mEq/l Potássio 5,5 mEq/l Ureia 30 mg/dl Creatinina 0,9 mg/dl
Quadro 2 Data / Turno Manhã Tarde 07/10 160x100 130x92 08/10 140x95 150x80 09/10 155x70 120x80 10/10 130x90 150x100 11/10 160x80 130x95
Considerando os dados acima e os medicamentos considerados de primeira linha para tratamento da Hipertensão Arterial, qual anti-hipertensivo é considerado de escolha para o caso?

    A) Losartana.

    B) Enalapril.

    C) Anlodipino.

    D) Hidralazina.

    E) Propanolol.

Segundo o calendário vacinal, proposto pelo Programa Nacional de Imunizações de 2019, pode-se afirmar CORRETAMENTE que:

    A) É contraindicada a vacinação de crianças em uso de corticoide sistêmico na dose de 0,5mg/kg/dia.

    B) Após 1 ano da data na qual deveria ser administrado o reforço de uma vacina e esta não for realizada, deve-se reiniciar o esquema vacinal.

    C) Na ausência de cicatriz vacinal da BCG, seis meses após sua aplicação, a criança deverá ser revacinada.

    D) A primeira dose da vacina contra o Rotavírus deve ser realizada em crianças de até 7 meses e 29 dias, tendo em vista o risco de invaginação intestinal.

    E) As vacinas podem ser administradas simultaneamente, exceto as contra Febre amarela e as de Tríplice ou Tetraviral, que devem respeitar intervalo de 30 dias entre uma e outra nas crianças menores de 2 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...