Questões de Medicina do ano 2021

Lista completa de Questões de Medicina do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A prevalência da coarctação da aorta é de 0,33 por 1.000 nascimentos, com frequência de 5,29% entre as cardiopatias congênitas. Há predomínio do sexo masculino, na proporção de 2:1 e a associação com a valva aórtica bicúspide é muito frequente.
Em relação a coarctação da aorta, é correto afirmar:

    A) Crianças maiores sempre são sintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros inferiores D e E , somado à presença de hipertensão arterial. O ECG e Rx de tórax fecham o diagnóstico.

    B) Crianças recém-nascidas podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superior D e E. Hipertensão arterial não é um achado comum e ecocardiograma com Doppler, é um exame importante no auxílio diagnóstico.

    C) Crianças maiores podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superiores e os inferiores, hipertensão arterial e ecocardiograma com Doppler, é um exame importante no auxílio diagnóstico.

    D) Crianças independente da idade são sempre sintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superiores e inferiores, edema de membros inferiores, e ecocardiograma simples e o Rx de tórax auxiliam diagnóstico.

    E) Em crianças maiores podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela ausculta cardíaca e verificação da diferença da pressão arterial em membros superiores D e E. Rx de tórax e ECG e ecocardiograma fecham o diagnóstico.

Assinale a alternativa que identifica os principais sintomas de insuficiência cardíaca em recém-nascidos e lactentes.

    A) Primariamente intolerante a qualquer esforço, fadiga, dispneia, dor abdominal, edema, vômitos, náusea.

    B) Predominantemente gastrintestinais, principalmente, dor abdominal e edema, diarreia.

    C) Predominantemente nutricionais, com desnutrição tipo kwashiorkor, edema, raquitismo e craniotabes.

    D) Predominantemente neurológicos, atraso no desenvolvimento, crises convulsivas por hipocalcemia.

    E) Primariamente respiratórios com taquipneia, dificuldade para se alimentar, sudorese, palidez, desnutrição.

Lucas é um recém-nascido do jovem casal João e Maria, que nasceu bem, no entanto como já havia suspeita no pré-natal de cardiopatia, e clinicamente, observado um sopro importante e a oximetria de pulso alterada, indicou-se a necessidade de realização de um ecocardiograma, confirmando a suspeita de Tetralogia de Fallot.
Quais as alterações compatíveis com esse diagnóstico?

    A) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interatrial, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular esquerda.

    B) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interventricular, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular direita.

    C) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Dupla via de saída do ventrículo direito, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo esquerdo.

    D) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interatrial pequena, Comunicação interventricular, Atresia pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular esquerda.

    E) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interventricular perimembranosa, Atresia pulmonar, hipertrofia ventricular esquerda.

A coarctação da aorta é a doença mais comum em qual síndrome?

    A) Síndrome de Patau

    B) Síndrome de Down

    C) Síndrome de Turner

    D) Síndrome de Edwards

    E) Síndrome de Noonan

É de competência da pediatria, garantir o atendimento ideal a todos os recém-nascidos e uma dessas competências é a aferição da oximetria de pulso, de forma rotineira.
Em relação a esse método diagnóstico é correto afirmar:

    A) O local de aferição é no membro superior direito e um dos membros inferiores entre 12 e 24h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 93% em ambas as medidas, aferida após 12h de vida.

    B) O local de aferição é nos membros inferiores, direito e esquerdo entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 < 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

    C) O local de aferição é no membro superior esquerdo e um dos membros inferiores entre 12 e 24h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 93% em ambas as medidas, aferida antes 24h de vida.

    D) O local de aferição é no membro superior direito e um dos membros inferiores entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional >34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

    E) O local de aferição é nos membros superiores, direito e esquerdo entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, e a diferença deve ser < 5% entre as medidas, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

Em relação à cardiopatia congênita, é correto afirmar:

    A) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente nos primeiros meses de vida; no entanto, o reconhecimento da doença pode ser feito em qualquer fase da vida, inclusive no período fetal.

    B) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente na primeira semana de vida; o reconhecimento da doença pode ser feito em qualquer fase da vida, exceto no período fetal.

    C) Duas doenças mais prevalentes no primeiro mês de vida resultam do não fechamento canal arterial, que exacerba o quadro clínico, como hipoplasia de ventrículo direito e transposição das grandes artérias.

    D) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente ao nascimento; raras acontecem após o primeiro mês de vida e são facilmente reconhecíveis pela presença de sopro a ausculta cardíaca.

    E) Na evolução natural da cardiopatia congênita, a mortalidade não é alta. Menos de 0,2% das crianças morrem nos primeiros 24 meses de vida, e doenças como hipoplasia do ventrículo esquerdo e transposição das grandes artérias tem bom prognóstico.

A taxa percentual entre o valor pago pelos beneficiários à operadora e os valores gastos com a utilização do plano por esses, tais como consultas, internações e exames, é chamada de:

    A) Receitas.

    B) Sinistralidade.

    C) Custo assistencial.

    D) Custo operacional.

    E) Despesas assistenciais.

Não são áreas de atuação do médico auditor:

    A) Escolas, creches e asilos.

    B) Unidades básicas de saúde.

    C) Hospitais (públicos e privados).

    D) Secretarias e outros órgãos de saúde.

    E) Clínicas e estabelecimentos de assistência à saúde.

Os indicadores na Auditoria Médica disponibilizam informações sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como sobre o desempenho do sistema de saúde.
Por exemplo os Indicadores de Processo se referem a:

    A) Número de atendimentos em pronto Socorro.

    B) Número de hospitais conveniados no Estado.

    C) Número de beneficiários por faixa etária.

    D) Número de guias contestadas.

    E) Número de planos familiares e coletivos.

Na perícia médica, entende-se por incapacidade laborativa a impossibilidade de desempenho do servidor de atividades específicas ao seu cargo, função ou emprego, decorrentes das alterações patológicas consequentes aos agravos apresentados.
Quanto à profissão, a incapacidade laborativa é dita omniprofissional ela:

    A) Implica que o impedimento alcance apenas uma atividade específica.

    B) Implica que o impedimento abranja diversas atividades profissionais.

    C) Implica a impossibilidade do desempenho de toda e qualquer atividade laborativa.

    D) Implica na incapacidade para a qual se pode esperar recuperação dentro de prazo previsível ou não.

    E) Implica em um incapacidade permanente aquela insuscetível de alteração com os recursos da terapêutica, readaptação e reabilitação disponíveis à época da avaliação pericial.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...