Lista completa de Questões sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A área da medicina é regida por preceitos éticos. Entre os princípios mais rígidos e respeitados pelos profissionais atuantes, está o sigilo médico, ou segredo médico, como também é chamado. Regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina, Código de Ética Médica, Constituição Federal e Código Penal, ele tem o objetivo de proteger a intimidade dos pacientes, impedindo que informações pessoais cheguem ao conhecimento de terceiros sem permissão.
Quanto ao sigilo médico podemos afirmar, EXCETO:
De acordo com o novo Código de Ética Médica, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É vedado ao médico do trabalho deixar de esclarecer ao trabalhador sobre as condições de trabalho que ponham em risco a sua saúde.
( ) Se o trabalhador foi bem esclarecido, não é necessário o médico do trabalho comunicar o fato aos empregadores responsáveis.
( ) é permitido ao médico revelar informações confidenciais obtidas, quando do exame médico de trabalhadores, se oficialmente solicitado por dirigentes de empresas ou de instituições.
( ) O médico do trabalho deve esclarecer ao paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
De acordo com a Resolução nº CFM 1.931/09 que institui o Código de Ética Médica, no seu art. 27, é vedado ao Médico:
Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com a Resolução nº CFM 1.931/09, que institui o Código de Ética Médica no seu Capítulo VI, que trata de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, é vedado ao Médico:
I. Participar do processo de diagnóstico da morte ou da decisão de suspender meios artificiais para prolongar a vida do possível doador, quando pertencente à equipe de transplante.
II. Deixar de esclarecer o doador, o receptor ou seus representantes legais sobre os riscos decorrentes de exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos casos de transplantes de órgãos.
III. Retirar órgão de doador vivo quando este for juridicamente incapaz, mesmo se houver autorização de seu representante legal, exceto nos casos permitidos e regulamentados em lei.
IV. Participar direta ou indiretamente da comercialização de órgãos ou de tecidos humanos.
Estão CORRETAS:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...