Questões sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica

Lista completa de Questões sobre Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o método científico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O tamanho da amostra de um estudo se baseia em três elementos: os tamanhos admissíveis de erros estati?sticos dos tipos I e II e o tamanho de efeito considerado relevante para o estudo.

( ) Varia?veis conti?nuas com distribuic?a?o normal sa?o analisadas por me?todos na?o parame?tricos.

( ) O erro do tipo II ocorre quando os testes estati?sticos demonstram diferenc?a entre os grupos que sa?o inexistentes.

( ) Na amostragem probabili?stica, cada indivi?duo de uma populac?a?o tem igual chance de pertencer aos grupos do estudo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – F – F.

    B) V – F – V – F.

    C) V – F – F – V.

    D) F – F – V – V.

    E) F – V – V – V.

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

    A) No contexto das organizações públicas, é recomendável que os servidores procurem sempre manter uma conduta distante dos princípios da ética e da moral.

    B) A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são valores que devem nortear a atuação do servidor público no exercício do cargo ou função. O servidor deve, também, estimular esse comportamento entre seus pares.

    C) No contexto das organizações públicas, o público externo é o conjunto de indivíduos que possuem algum tipo de vínculo de trabalho com a instituição.

    D) No desenvolvimento de suas atividades profissionais, o servidor público não deve manifestar respeito ou cordialidade ao lidar com o usuário dos serviços.

Analise as seguintes assertivas a respeito de Bioética ou do Código de Ética Médica (CEM):
I. O consentimento informado inclui uma discussão sobre a informação que um paciente sensato desejaria saber acerca de sua enfermidade, dos planos de diagnóstico e de tratamento e seus riscos e benefícios, uma avaliação do entendimento do paciente e a aceitação ou rejeição do paciente, por livre e espontânea vontade, para que o consentimento seja válido.
II. O médico deve trabalhar ativamente para eliminar a discriminação na assistência médica, seja aquela relacionada com raça, gênero, condição socioeconômica, etnia, religião ou qualquer outra categoria social, em respeito ao princípio de justiça.
III. Como norma diceológica, o CEM estabelece que, no processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas.
Quais estão corretas?

    A) Apenas I.

    B) Apenas III.

    C) Apenas I e II.

    D) Apenas II e III.

    E) I, II e III.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Um bom atendimento aos(às) usuários(as) dos serviços públicos requer do(a) médico(a) saber comunicar-se de forma pouco clara, sempre utilizando gírias e expressões pouco conhecidas.

II. O(A) médico(a) deve procurar ouvir o(a) usuário(a) dos serviços a fim de compreender suas necessidades.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O(a) médico(a) não deve tratar os(as) pacientes e os(as) servidores(ras) da instituição pública de saúde com cordialidade, respeito e dignidade.

II. O(a) médico(a) deve evitar tratar os(as) pacientes de forma respeitosa e ética e, ao mesmo tempo, deve abster-se de adotar medidas de higienização nas clínicas e hospitais públicos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A qualidade no serviço público envolve a comparação das expectativas do(a) cidadão(ã) com a percepção do serviço entregue. Assim, quando o(a) usuário(a) dos serviços tem suas expectativas atendidas, provavelmente irá mostrar-se satisfeito(a) com o serviço e com o atendimento recebido.

II. Ser gentil, educado(a) e procurar compreender o ponto de vista alheio são atitudes danosas à atuação profissional d(a) médico(a) em uma instituição de serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A empatia é um fator de pouca importância para a excelência no atendimento prestado pelo(a) médico(a) e afasta esse(a) profissional dos princípios da legalidade e da imparcialidade, fundamentais aos serviços públicos.

II. O(a) médico(a) deve evitar ouvir o(a) usuário(a) dos serviços públicos de saúde durante a consulta em uma instituição de saúde, abstendo-se de dar atenção às suas necessidades, às suas dores e às suas queixas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O(a) médico(a) deve demonstrar desrespeito ao realizar o atendimento ambulatorial de um(a) usuário(a) dos serviços públicos.

II. A empatia é um fator prejudicial ao atendimento prestado pelo(a) profissional de medicina no consultório que extrapola os limites da relação do(a) médico(a) com o(a) paciente.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Indicar o procedimento adequado ao(à) paciente, observadas as práticas cientificamente reconhecidas e respeitada a legislação vigente, é uma atitude vedada ao(à) médico(a).

II. A medicina é uma área de estudo e de atuação profissional a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e pode ser exercida até mesmo por profissionais sem formação superior completa.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Um bom atendimento aos(às) usuários(as) dos serviços públicos requer do(a) médico(a) saber comunicar-se de forma pouco clara, sempre utilizando gírias e expressões pouco conhecidas.

II. O(A) médico(a) deve procurar ouvir o(a) usuário(a) dos serviços a fim de compreender suas necessidades.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...