Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A anamnese é o contato inicial na relação médico-paciente e dela derivam todos os raciocínios clínicos. Em relação à anamnese, analise as afirmativas abaixo.
I. As características da expectoração são úteis no diagnóstico diferencial. Escarro espumoso arejado róseo indica infecção viral ou irritação brônquica prolongada; escarro amarelado é comum em edema pulmonar e escarro mucoso claro tem origem infecciosa.
II. A cianose é fator importante na história de pacientes. Incide com mais frequência e de forma mais abrangente em adultos.
III. Noctúria é comum em pacientes com Insuficiência Cardíaca (ICC).
IV. Náuseas e vômitos ocorrem frequentemente em pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
O TE pode ser interrompido com base em critérios que consideram a condição do paciente. Nesse sentido, assinale a opção que contenha somente critérios válidos para permitir ao médico a interrupção do TE.
infradesnível do segmento ST de 2 mm, taquicardia atrial com bloqueio atrioventricular variável ou estertores crepitantes à ausculta pulmonar
elevação da pressão arterial sistólica acima de 220 mmHg, supradesnível do segmento ST de 1 mm ou fibrilação atrial.
taquicardia ventricular polimórfica sustentada, queda persistente da pressão arterial sistólica ao esforço maior que 10 mmHg ou bloqueio atrioventricular de segundo grau do tipo Mobitz II
extrassistolia ventricular monomórfica pouco frequente, queda persistente da pressão arterial sistólica maior que 10 mmHg durante o esforço ou infradesnível do segmento ST de 2 mm
elevação da pressão arterial diastólica até 120 mmHg nos normotensos ou hipertensos, pré-síncope ou dispneia desproporcional à intensidade do esforço
A anamnese cuidadosa e o exame físico apurado são elementos essenciais para a construção do raciocínio clínico que orienta o médico cardiologista em busca do melhor caminho diagnóstico e terapêutico. Com referência ao exame físico, é correto afirmar que
a palpação do pescoço permite o reconhecimento de vários sinais, como o sinal de Hirtz, que é a percepção da pulsação para baixo, após a elevação manual da cartilagem cricóide.
na inspeção e palpação, movimentos anormais da cabeça sugerem várias doenças cardiovasculares - DCV, como o sinal de Feletti, que é a pulsação extensora da cabeça por insuficiência valvar aórtica.
na ausculta cardíaca, a hiperfonese e a hipofonese das duas bulhas se estabelecem pela comparação da intensidade da primeira bulha (B1) nos focos aórtico e pulmonar e para a segunda bulha (B2) nos focos mitral e tricúspide.
na ausculta do pescoço, podem ser audíveis sopros irradiados das lesões valvares aórticas, sopros localizados das estenoses carotídeas e sopros tireoideanos do hipertireoidismo.
no exame minucioso dos membros, podem ser observados vários sinais, próprios de múltiplas doenças cardíacas, como angina pectoris, pericardite aguda, arritmia ventricular, miocardite etc.
Com relação à metodologia usada na realização do teste ergométrico (TE), assinale a opção correta.
Os registros do TE devem ser realizados na recuperação por um tempo mínimo de três minutos.
O TE pode ser conduzido por qualquer profissional da saúde, desde que este tenha experiência no método e que o médico esteja em área próxima e seja o responsável pelo laudo do exame.
O material necessário no suporte básico e avançado de vida deve estar disponível para o adequado tratamento de emergências em testes ergométricos. Além disso, a equipe de apoio deve ter treinamento em suporte básico de vida.
A sala de realização do TE deve ter ventilação suficiente para manter a temperatura ambiente entre 23º C e 30º C e umidade relativa do ar entre 20% e 90%.
O médico responsável pela realização do TE deve orientar o paciente a suspender a medicação cronotrópica negativa, com vistas a aumentar a sensibilidade do exame na detecção de isquemia miocárdica.
Em pacientes com diagnóstico de infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST, algumas características eletrocardiográficas estão associadas à pior evolução prognóstica. Assinale a opção correspondente a uma dessas características.
magnitude e extensão da depressão do segmento ST
rápida resolução das alterações tanto do segmento ST quanto da onda T
ocorrência de novas ondas Q
associação de depressão do segmento ST e inversão da onda T nas mesmas derivações eletrocardiográficas
somatório das amplitudes do complexo QRS nas derivações precordiais superior a 19 mm
A respeito do cor pulmonale crônico, assinale a opção correta.
Alterações da função e(ou) da estrutura do ventrículo direito resultante de doenças que acometem primariamente o ventrículo esquerdo ou de cardiopatias congênitas também são classificadas como cor pulmonale.
Nessa cardiopatia, constatam-se ondas a aumentadas no pulso venoso jugular, impulsão sistólica ventricular na borda esternal esquerda baixa e quarta bulha cardíaca, quando há hipertrofia do ventrículo direito.
Associa-se à melhora do inotropismo do ventrículo direito o uso de digitálicos orais (digoxina, por exemplo) no tratamento de pacientes com cor pulmonale, independentemente da coexistência de disfunção do ventrículo esquerdo e(ou) fibrilação atrial.
Em pacientes com diagnóstico de DPOC, observa-se correlação inversa com o grau de hipoxemia, de hipercapnia e com o de obstrução das vias aéreas e a gravidade do cor pulmonale.
A maioria dos pacientes com distúrbios ventilatórios associados ao sono (apneia obstrutiva do sono, por exemplo) apresenta manifestações de cor pulmonale.
O diagnóstico de hipertensão arterial depende essencialmente da correta medida da pressão arterial (PA). O uso de bolsa inflável com dimensões adequadas à circunferência do braço no qual será feita a medição da PA é muito importante para se obter uma mensuração fidedigna dos níveis de PA. Assinale a opção que apresenta a porcentagem mínima da largura da bolsa inflável em relação à medida da circunferência do braço.
30%
40%
60%
80%
20%
A encefalopatia hipertensiva é uma grave emergência hipertensiva associada a importante aumento dos níveis da pressão arterial, geralmente acima de 180 mmHg x 120 mmHg. Assinale a opção que representa o medicamento de primeira escolha para o tratamento desse tipo de emergência hipertensiva.
nitroglicerina
hidralazina
clonidina
alfa-metildopa
nitroprussiato de sódio
Um paciente de quarenta e cinco anos de idade chegou ao pronto-socorro com quadro clínico de dispneia súbita, taquipneia, dor torácica e hemoptise. A aplicação dos critérios de Wells para avaliação da probabilidade do diagnóstico de embolia pulmonar indicou escore igual a 7,0, e o nível plasmático de D-dímero encontrado nesse paciente foi igual a 600 ng/mL. Nessa condição clínica, assinale a opção referente ao exame mais indicado para a confirmação do diagnóstico de embolia pulmonar.
radiografia de tórax (projeções póstero-anterior e perfil)
dopplerecocardiograma transtorácico, com mapeamento de fluxo em cores
angiotomografia computadorizada helicoidal pulmonar
eletrocardiograma de doze derivações
gasometria arterial
Considerando uma paciente com diagnóstico de endocardite infecciosa em válvula nativa, assinale a opção que apresenta uma indicação absoluta para tratamento cirúrgico dessa condição clínica.
infecção perivalvar com formação de abscesso intracardíaco
endocardite por agentes infecciosos do grupo HACEK
insuficiência aórtica leve
regurgitação mitral leve
aneurisma micótico
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...