Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora com 80 anos de idade, hipertensa e diabética, em uso regular de losartana e metformina, relatou que, há dois dias, apresentou quadro de dispneia aos mínimos esforços (durante a realização de cuidados de higiene pessoal) e que, nas últimas duas horas, a dispneia intensificou-se e passou a ocorrer ao repouso, acompanhada de mal-estar, tontura e sudorese. Ela nega dor precordial. No exame físico, a paciente estava normocorada, com extremidades quentes; FC = 98 bpm; SAO2 = 90%; PA = 100 mmHg × 70 mmHg; turgência jugular a 45º; com estertores crepitantes auscultados até o terço médio dos campos pulmonares; o ictus cordis era propulsivo, localizado no quinto espaço intercostal esquerdo e na linha axilar anterior esquerda; ritmo cardíaco em três tempos (à custa de quarta bulha); presença de sopro holossistólico mais bem audível no foco mitral, com irradiação para a axila esquerda grau 2 de Levine; sem edema de membros inferiores. O restante do exame físico foi normal. As dosagens da CK-MB e da troponina na admissão foram normais. O ECG revelou apenas alterações difusas e inespecíficas da repolarização ventricular e provável hipertrofia ventricular esquerda. Foi submetida a ecocardiograma.
Acerca desse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Está recomendado o início imediato do uso de carvedilol, na admissão hospitalar dessa paciente.
Ainda se tratando da etiologia da endocardite infecciosa, nos casos de pós-operatório de troca valvar com < de 60 dias, a etiologia mais provável é:
S. epidermides;
S. aureus;
Fungos;
Há duas alternativas corretas;
As bactérias são as mesmas das isoladas em valva natural.
Os agentes fibrinolíticos estão indicados na terapia de reperfusão do infarto agudo do miocárdio com supra-desnivelamento do segmento ST. Com relação a essa medicação, assinale a alternativa correta.
A hipertensão arterial não controlada (PAS > 180 mmHg ou diastólica > 110 mmHg) é uma contraindicação absoluta para uso de fibrinolítico.
Os preditores de AVE após uso de fibrinolítico são idade > 75 anos, obesidade, sexo feminino e HA.
A reteplase e a tecneteplase têm as maiores taxas de complicação e óbito do tratamento do infarto.
A tecneteplase possui a menor taxa de sangramento fora do sistema nervoso central e menor necessidade de hemotransfusão.
Em caso de evidência de reoclusão do vaso, a estreptoquinase é o único trombolítico que pode ser reutilizado.
Julgue os itens subsequentes, relativos à febre reumática (FR).
A pulsoterapia realizada por meio do uso de metilprednisolona intravenosa (30 mg/kg de peso corporal ao dia) em ciclos semanais deve ser a primeira opção terapêutica em casos de cardite reumática.
Na endocradite infecciosa, em sua forma subaguda, a principal etiologia é:
S. aureus;
Fungos;
Estreptococos do grupo viridans;
Há duas alternativas corretas;
Nenhuma das alternativas está correta.
Paciente feminina, 42 anos de idade, em acompanhamento ambulatorial, queixa-se de dispneia aos mínimos esforços e palpitações há uma semana. Ao exame físico, encontra-se em ritmo cardíaco irregular, presença de ruflar diastólico mitral(2+/6+), P2 > A2. O eletrocardiograma revela fibrilação atrial com alta resposta ventricular. Com base nesse quadro clínico, assinale a alternativa correta.
Trata-se de um caso de insuficiência mitral, em que está indicado tratamento com inibidores da ECA para controle de sintomas.
É um caso de estenose mitral, no qual há evidências que sugerem mau prognóstico.
Trata-se de uma comunicação interatrial e, na presença de hipertensão pulmonar, está contraindicado o uso de vasodilatadores.
Trata-se de caso de estenose mitral, em que a anticoagulação com AAS é suficiente para prevenir eventos tromboembólicos.
A internação para reversão da fibrilação atrial, nesse caso, possui alta taxa de manutenção do ritmo sinusal pós-reversão.
Julgue os itens subsequentes, relativos à febre reumática (FR).
A artrite é a manifestação mais comum da FR, presente na maioria dos casos, com evolução autolimitada e sem sequelas. Muitas vezes, é o único critério maior presente, principalmente em adolescentes e adultos. Nos casos de associação com cardite, tem sido descrita correlação inversa entre a gravidade das duas manifestações.
Em relação à medida da Pressão Arterial (PA), assinale a afirmativa INCORRETA.
Solicitar ao paciente que esvazie a bexiga.
Colocar o maguito 2 a 3 cm acima da fossa cubical.
Os aparelhos aneroides são os de primeira escolha.
Considerar sempre a PA diastólica como a fase V de Korotkoff.
A padronização da medida da PA é na posição sentada.
Com relação à indicação do teste ergométrico pós-infarto e antes da alta hospitalar, assinale a alternativa correta.
É indicado para paciente que evolui com dor torácica típica.
O protocolo de Bruce é a metodologia de escolha.
É indicado para pacientes cujo ecocardiograma identificou fração de ejeção menor que 30% pelo Simpson.
É indicado para pacientes em que foi identificada taquicardia ventricular sustentada no monitor.
É indicado para análise prognóstica por meio da mensuração da capacidade funcional.
Julgue os itens subsequentes, relativos à febre reumática (FR).
Os nódulos de Aschoff (NA) exercem a função de células apresentadoras de antígeno para as células T. Várias citocinas próinflamatórias são produzidas nas diversas fases evolutivas dos NA. Dessa forma, há apresentação continuada de antígenos no sítio da lesão, o que amplifica a resposta imune e a ativação de grande número de clones autorreativos de linfócitos T.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...