Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às arritmias ventriculares, julgue os itens a seguir.
O sincronismo na cardioversão elétrica (CVE) tem dois propósitos na terapêutica da taquicardia ventricular monomórfica. O primeiro é evitar o fenômeno R sobre T, possibilidade de ocorrência da fibrilação ventricular quando o choque é aplicado sobre a onda T. O segundo é aumentar a eficácia da CVE, considerando que o melhor momento para despolarizar o miocárdio é quando a maior parte dos ventrículos está se despolarizando espontaneamente.
São fatores que influenciam na duração da profilaxia secundária da FR, EXCETO:
idade do paciente;
sexo do paciente;
intervalo de tempo do último surto;
presença de cardite;
gravidade da cardiopatia remática residual.
Síndrome vasovagal (SVV) é considerada a causa mais prevalente de síncope, acometendo principalmente jovens. Assinale a alternativa correta a respeito dessa patologia.
Estresse emocional desencadeia a síncope por SVV e pode ser acompanhada por pródromos.
Taquicardia ventricular não sustentada e bloqueio atrioventricular Mobitz II são achados comuns no Holter 24 horas nesse tipo de síncope.
24 horas nesse tipo de síncope. (C) A doença cardíaca estrutural está frequentemente associada à SVV.
Estenose aórtica, hipertensão pulmonar primária estão entre as patologias identificadas ao ecocardiograma transtorácico e associam-se à SVV.
O uso de betabloqueadores adrenérgicos estão plenamente indicados na SVV.
Com base nas informações clínicas e no ECG apresentados, julgue os itens subsecutivos.
A associação do clopidogrel (com uso de dose de ataque e seguido de dose de manutenção diária) com o ácido acetilsalicílico (AAS), nessa situação clínica, tem correlação com redução do desfecho combinado de revascularização do vaso-alvo, morte ou infarto do miocárdio recorrente.
Gestante, no terceiro trimestre, apresenta insuficiência cardíaca descompensada. Quais as drogas que podem ser utilizadas sem risco para o feto?
Espironolactona e captopril.
Furosemida e hidralazina.
Digoxina e heparina de baixo peso molecular.
Alternativas a e b estão corretas.
Alternativas b e c estão corretas.
Maria, senhora de 77 anos de idade, HAS, procurou atendimento médico hospitalar com queixas de dispneia progressiva, durante o repouso. Ao exame, apresentava PA = 160 mmHg × 110 mmHg e FC = 100 bpm. Ritmo cardíaco regular 4Bulha de VE, estertores creptantes bibasais. Os exames laboratoriais demonstraram função renal normal, BNP = 230 pg/mL e NT-ProBNP = 500 pg/mL. Os achados ecocardiográficos foram aumento atrial esquerdo, relação E/E>15 e fração ejeção (FE) do VE = 55%. Foi feito diagnóstico de insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção normal. Acerca dessa patologia, assinale a alternativa correta.
A mortalidade entre as duas formas de insuficiência cardíaca (FE preservada e reduzida) possui taxas semelhantes.
A associação desses casos com doença coronariana é rara e, quando presente, a revascularização miocárdica não é capaz de alterar a qualidade de vida do paciente.
No tratamento farmacológico, estão indicados (nível IIa) inibidores da ECA, betabloqueadores, bloqueadores do receptor de angiotensina (AT1) e digitálicos.
Sua prevalência aumenta com a idade e, assim como na IC com redução FE, é maior em homens que em mulheres.
O uso de diuréticos está contraindicado por se tratar de IC com FE preservada.
Com base nas informações clínicas e no ECG apresentados, julgue os itens subsecutivos.
Considerando que o tempo de transferência desse paciente para um hospital de nível terciário capacitado a realizar intervenção coronária percutânea (ICP) primária, do momento do diagnóstico até o início da ICP primária, seja superior a duas horas, então, a melhor estratégia será representada pela administração de fibrinolítico na própria unidade de emergência onde o paciente foi atendido.
Assinale a alternativa CORRETA.
No Brasil a cardiopatia reumática é pouco frequente durante a gestação.
A insuficiência mitral e aórtica são consideradas de mau prognóstico na gestação.
A estenose mitral e a aórtica são consideradas de mau prognóstico na gestação.
A valvotomia percutânea aórtica por cateter balão é uma alternativa segura e isenta de complicações nos casos de estenose aórtica grave complicada.
A gravidez acelera a degeneração de próteses valvulares biológicas.
Texto VII, para responder às questões 37 e 38.
Josefa, 48 anos de idade, procurou atendimento médico ambulatorial com relato de que, há 20 dias, apresentou 4 episódios de dor retroesternal, em aperto, com irradiação para o ombro esquerdo, em repouso, com duração de 5 a 10 minutos, e que ocorreram no final da madrugada (por volta das 5 horas da manhã). Relata tabagismo leve (cerca de 5 cigarros ao dia, por 10 anos). Nega outras doenças e uso de medicações regularmente, bem como de drogas ilícitas. O exame físico mostrou: pressão arterial de 118 mmHg × 70 mmHg, frequência cardíaca de 65 bpm, ausculta cardíaca e pulmonar sem anormalidades. O eletrocardiograma de repouso mostrou: ritmo sinusal, frequência ventricular média de 62 spm, eixo elétrico médio do complexo QRS = +30º, dentro dos limites da normalidade para a idade. Para fins de investigação, a paciente foi submetida a exame de eletrocardiografia dinâmica de 24 horas (sistema Holter), do qual a tira de ritmo apresentada a seguir foi extraída. Resta reforçar que, nesse momento, a paciente anotou ter tido a dor retroesternal no diário.
Com relação à condição clínica apresentada no texto, assinale a alternativa correta.
Não há nenhuma evidência de relação entre alterações na função autonômica cardíaca e os achados eletrocardiográficos observados na tira de eletrocardiograma mostrada na figura.
O uso de álcool e anfetaminas previne a ocorrência de eventos eletrocardiográficos como o observado na figura.
Para confirmação da principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é obrigatória a realização de testes provocativos de isquemia, por meio do uso de ergonovina ou hiperventilação pulmonar, por exemplo.
Geralmente, pacientes com essa condição clínica não apresentam fatores de risco coronariano clássicos, com exceção do hábito tabágico.
Apesar de ser capaz de demonstrar, com alta prevalência, as alterações típicas associadas a essa afecção cardíaca, o teste ergométrico não deve ser realizado na paciente, pelo elevado risco de morte súbita relacionado com esse tipo de exame em tal condição clínica.
Com referência a esse quadro clínico, julgue os itens que se subseguem.
Nesse caso, o nitrato deve ser utilizado via sublingual (nitroglicerina ou dinitrato de isossorbida, por exemplo) para reversão de eventual espasmo e(ou) para alívio da dor anginosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...