Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na avaliação ecocardiográfica de uma paciente de 30 anos de idade, portadora de estenose mitral reumática, o estudo do fluxo diastólico da valva com o doppler contínuo mostrou que o tempo para que a pressão caísse à metade durante a diástole era de 240 milissegundos e que a medida do índice do volume do átrio esquerdo era 34 mL @ m²) -1 de superfície corpórea. O corte transversal mostrou aumento do ventrículo direito e movimento paradoxal do septo interventricular. As valvas tricúspide e pulmonar são competentes. O cálculo do escore de Wilkins foi igual a 5.
Com base nos dados acima descritos, julgue os itens que se seguem.
O volume do átrio esquerdo está discretamente aumentado.
Julgue os itens seguintes, relativos ao consumo máximo de oxigênio (VO2 máx).
O VO2 máx corresponde ao maior volume de oxigênio que o indivíduo pode absorver no nível alveolar pulmonar e transportar até o nível tecidual, durante a realização de uma atividade física máxima no intervalo de tempo de um minuto.
Paciente de 49 anos é admitido em um serviço de emergência com sinais e sintomas de insuficiência cardíaca direita e esquerda. Ao exame físico − REG: PA = 110 × 80 mmHg; FC = 68 arrítmico. RX tórax = aumento global da área cardíaca. Ecocardiograma − dilatação das câmaras cardíacas e disfunção sistólica de VE. ECG = Extrassístoles ventriculares frequentes, bloqueio completo de ramo direito, hemibloqueio anterior esquerdo e alterações inespecíficas da repolarização ventricular.
O diagnóstico mais provável é
miocardiopatia chagásica.
miocardiopatia restritiva.
cardiopatia hipertensiva.
cardiopatia isquêmica.
corpulmonale.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício decorre de ajustes que garantem vasodilatação na musculatura ativa. Isso ocorre exclusivamente mediante ativação simpática, por vias colinérgicas, e vasoconstrição compensatória em locais de baixo trabalho muscular.
As manifestações eletrocardiográficas observadas mais frequentemente na doença do nó sinusal são as mencionadas abaixo, EXCETO
pausas sinusais.
bradicardia sinusal.
bloqueios sinoatriais.
taquicardia sinusal.
síndrome bradicardia taquicardia.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
Tensão intramiocárdica, contratilidade e frequência cardíaca (FC) são importantes fatores que influenciam o consumo de oxigênio pelo miocárdio (MVO2).
Em relação à ablação por cateter é INCORRETO afirmar:
Por ser procedimento invasivo, apresenta índice de complicações com mortalidade geral avaliada em 10%.
Permite melhora na qualidade de vida por meio da redução ou suspensão dos medicamentos em uso, cura da doença, controle da frequência e duração das crises arrítmicas.
A ablação está indicada em pacientes com taquicardia sinusal inapropriada, taquicardia por reentrada sinusal: com episódios frequentes ou pobremente tolerados de taquicardia, que não respondem adequadamente ao tratamento farmacológico.
Não há recomendação para ablação na síndrome de Brugada, na síndrome de QT longo e na taquicardia polimórfica catecolaminérgica.
Pode ser curativa na taquicardia juncional focal por destruir o foco adjacente ao nó AV com risco de 5% a 10% de BAVT.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
As fibras musculares esqueléticas de contração rápida têm baixa atividade de ATPase miosina e são usadas preferencialmente na realização de exercícios aeróbicos prolongados.
O estudo eletrofisiológico (EEF) é um método invasivo para avaliação das propriedades elétricas do tecido miocárdico e do sistema de condução. Representa uma das indicações para este estudo:
Taquicardia com QRS estreito nos quais o mecanismo ou a origem da arritmia é definida por métodos não-invasivos.
Na avaliação de bradiarritmias, em pacientes assintomáticos, com suspeita de disfunção do nó sinusal após investigação não-invasiva conclusiva.
Na avaliação de palpitação recorrente, com início e término súbitos, refratária a tratamento clínico e nãoesclarecida pela avaliação não-invasiva.
Pacientes com síndrome do QT longo devem ser submetidos à EEF para a estratificação de risco.
Existem evidências convincentes de que o EEF tem importante papel na identificação de pacientes com alto grau de risco de morte súbita na miocardiopatia hipertrófica.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
Nas atividades de intensidade leve ou moderada e de longa duração, especialmente quando a duração é maior do que 20 minutos, a energia é fornecida pelos glicídios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...