Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada por sintomas de intolerância ao esforço (dispneia e fadiga) e/ou sinais de retenção hídrica (congestão pulmonar e edema periférico) devido a várias alterações que modificam a função cardíaca. Em relação a esta doença, é INCORRETO afirmar:
Aproximadamente 90% dos pacientes apresentam evidências de disfunção sistólica do VE, diagnosticada pela baixa fração de ejeção.
Os sinais e sintomas constituem a melhor forma de diagnóstico, além de prover informações para o monitoramento da resposta ao tratamento instituído.
O aumento do peso em mais de um quilo em um ou dois dias, aumento de dois ou três centímetros na medida da cintura e no tornozelo sinalizam retenção hídrica e que a dosagem dos diuréticos deve ser revista.
O BNP é um neurormônio, vasodilatador, liberado pelos ventrículos quando distendidos ou estirados. Seu nível é mais elevado quanto mais grave for a IC.
A maioria das drogas utilizadas no tratamento da IC pode alterar o nível de potássio e pequenas reduções podem aumentar os efeitos colaterais do digital e de antiarrítmicos.
A respeito da avaliação das lesões carotídias e vertebrais, julgue o item a seguir.
O índice de Moneta ficou consagrado devido à sua fácil execução e boa correlação para estratificar lesões acima de 50%. Segundo a normatização das técnicas para a realização de exames de ultrassonografia vascular da SBC, o índice é resultado da divisão da maior velocidade encontrada no ramo interno (numerador) pela velocidade na carótida comum (denominador). Se essa relação for igual a 2,0 ou maior, considera-se a lesão menor que 50%.
Das drogas abaixo, é CONTRAINDICADA no segundo e terceiro trimestre da gestação:
atenolol.
propanolol.
hidralazina.
alfametildopa.
captopril.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
Segundo a Sociedade Americana de Ecocardiografia, o ecocardiograma transesofágico seria o exame de imagem cardiovascular de escolha na avaliação de paciente portador de cardioversor/desfibrilador implantável com febre persistente sem etiologia aparente.
Durante uma avaliação médica de um paciente de 40 anos, administrador de empresas, detectou-se hipertensão, tabagismo e sedentarismo.
Exame físico: PA = 145 × 95 mmHg; IMC = 27 kg/m2; Circunferência abdominal = 89 cm. Exames laboratoriais: CT = 220 mg/dL; LDL = 140 mg/dL; HDL = 41 mg/dL; TG = 192 mg/dL e Glicemia de jejum = 118 mg/dL.
A melhor orientação para este paciente é
terapia com niacina.
controle dos fatores de risco antes de iniciar tratamento para a dislipidemia.
terapia com vastatina.
terapia com fibratos.
terapia com sulfonilureia.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
As recentes diretrizes sobre EI da SEC, baseadas em dados derivados de um número limitado de estudos, recomendam a realização de novo ETE em um período de 7 a 10 dias, para o diagnóstico da EI, nos pacientes que permanecem com alta probabilidade clínica de EI, quando o primeiro ETE de boa qualidade foi negativo. Adicionalmente, na suspeita de infecção por Staphilococcus aureus, orienta-se a realização do ETE em um intervalo de tempo inferior.
O exame laboratorial que pode auxiliar na exclusão do diagnóstico de tromboembolismo pulmonar em uma unidade de atendimento de emergências é
Troponina.
CPK − MB.
Gasometria arterial.
D dímero.
BNP.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
Segundo a American Heart Association e a SEC, não é recomendado o acompanhamento ecocardiográfico do paciente com diagnóstico de EI após tratamento clínico, com o intuito de avaliar a função cardíaca, a morfologia e a função valvar.
O abuso de cocaína pode determinar vasoconstrição coronariana e causar infarto agudo do miocárdio em indivíduos jovens. Nos mecanismos farmacológicos envolvidos inclui-se
redução de endotelinas.
recaptação ativa de serotonina.
estímulo de receptores alfa-adrenérgicos.
aumento da produção de óxido nítrico.
redução na produção de proteína C reativa.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
A sensibilidade do ecocardiograma transtorácico para o diagnóstico de EI varia de 40% a 63%. Desse modo, as diretrizes sobre a EI, publicadas pela Sociedade Europeia de Cardiologia (SEC), sustentam que a realização do ETE para o diagnóstico da EI é aceitável, efetiva e clinicamente útil, mesmo em pacientes de baixa probabilidade clínica e com o acompanhamento ecocardiográfico de boa qualidade e negativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...