Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na doença de Chagas,
a formação de trombos intracavitários não ocorre.
o diagnóstico pode ser realizado por meio de técnica de fixação do complemento, que possui baixa sensibilidade e especificidade no diagnóstico da doença crônica.
a patogenia não envolve fenômenos imunológicos.
a utilização de agentes antiparasitários, como os benzimidazóis, é eficaz na redução da parasitemia e na forma aguda, mas não há evidências de eficácia na forma crônica.
Com relação aos aspectos da fisiologia do exercício ligada ao teste ergométrico (TE), julgue os itens que se seguem.
Na metabolização de uma molécula de glicose no músculo esquelético na via de glicólise anaeróbica, há a produção de 4 moléculas de trifosfato de adenosina (ATP).
Um cirurgião dentista encaminhou um paciente jovem com diagnóstico de estenose mitral de causa reumática (em uso regular de penicilina benzatina de forma profilática), para orientação cardiológica pré-realização de procedimento odontológico. Com o objetivo de prevenir a endocardite infecciosa recomenda-se a
prescrição de ceftazidima IV 24 horas antes do procedimento.
administração de penicilina procaína.
prescrição de amoxicilina.
não-prescrição de antibióticos.
prescrição de sulfametoxazol.
Julgue o item abaixo, relativo à avaliação de trombose venosa.
As diferenças anatômicas entre o sistema venoso profundo das extremidades inferiores em comparação às superiores não interferem na obtenção das imagens para o diagnóstico de trombose venosa profunda das extremidades superiores. Ademais, o ultrassom de imagem associado ao doppler apresenta sensibilidade e especificidade semelhantes tanto para o diagnóstico de trombose venosa das extremidades inferiores quanto das extremidades superiores.
Segundo as orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, o teste que pode ser considerado opcional na avaliação inicial do paciente hipertenso é
o ecocardiograma.
a glicemia de jejum.
a creatinina.
o ácido úrico plasmático.
o ECG convencional.
Acerca da avaliação das lesões obstrutivas arteriais, julgue os itens de 97 a 99.
Anatomicamente, as artérias renais originam-se perpendicularmente do segmento proximal da aorta abdominal em direção à loja renal em uma angulação próxima a 60º. Portanto, a origem e o segmento proximal das artérias renais são avaliados longitudinalmente por meio de corte transversal da aorta abdominal na região epigástrica. Pelo corte na região epigástrica, dependendo da anatomia e do biotipo do paciente, muitas vezes é correto avaliar quase toda a extensão das artérias renais. Os segmentos distais e o hilo das artérias renais, assim como a mensuração do tamanho renal, nas respectivas regiões lombares, são avaliados por cortes longitudinais e transversais.
Vários estudos demonstraram os benefícios da utilização das estatinas em relação aos eventos cardiovasculares. Sobre estas drogas, é INCORRETO afirmar que
as estatinas determinam redução do estresse oxidativo.
pacientes em uso de estatinas não têm a menor chance de hospitalização por ICC secundária à insuficiência coronária aguda.
as estatinas possuem ação anti-inflamatória.
as estatinas podem melhorar a função cardíaca.
as estatinas determinam melhora da função endotelial.
Acerca da avaliação das lesões obstrutivas arteriais, julgue os itens de 97 a 99.
Atualmente, é muito satisfatória a acurácia para a detecção de múltiplas estenoses no mesmo segmento arterial com as técnicas de UD colorido e power doppler. Isso permite afirmar que a sensibilidade do método para detecção da primeira estenose é semelhante à detecção das estenoses a jusante.
Os fibrinolíticos são amplamente utilizados na terapêutica do infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST. Das situações abaixo, pode ser considerada uma CONTRAINDICAÇÃO relativa
o sangramento gastrointestinal no último mês.
o trauma facial ou craniano fechado nos últimos três meses.
a doença terminal.
a terapia oral com anticoagulantes orais.
a neoplasia ou lesão vascular no sistema nervoso central.
Acerca da avaliação das lesões obstrutivas arteriais, julgue os itens de 97 a 99.
O índice de pulsatilidade é importante elemento diagnóstico na avaliação da doença arterial obstrutiva periférica pelo ultrassom vascular com doppler (UD) contínuo. O grau de elevação desse índice entre um segmento anatômico adjacente proximal e distal é diretamente proporcional à severidade da doença arterial obstrutiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...