Lista completa de Questões sobre Cardiologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Homem de 59 anos, admitido em um serviço de emergên-cia com queixa de "coração disparado", com piora nos últimos três dias. Como antecedentes pessoais refere HAS, diabete e gota. Apresenta-se em bom estado geral, eupneico, acianótico, boa perfusão periférica, PA = 120 × 80 mmHg, FC = 145 bpm. Ausculta pulmonar = Murmúrio vesicular presente bilateralmente sem ruídos adventícios. ECG = Fibrilação atrial, com frequência ventricular de 150 bpm, QRS normais.
O procedimento mais indicado é
heparinização plena por 12 horas, cardioversão elétrica e anticoagulação oral durante 21 dias.
cardioversão elétrica na urgência.
controle da frequência ventricular, heparinização plena e realização de ecocardiograma transesofágico.
administração de amiodarona para controle da frequência ventricular e AAS 200 mg.
administração de diltiazem e de anticoagulação oral.
Julgue os próximos itens, referentes à ecocardiografia transesofágica e transtorácica na avaliação da endocardite infecciosa.
Em relação ao ecocardiograma transesofágico (ETE), o diagnóstico diferencial de vegetações provenientes da endocardite infecciosa (EI) ocorre em estruturas naturais, como o espessamento, a degeneração e a cordoalha valvar, e em estruturas nodulares, encontradas sobretudo em valva aórtica nativa, como as excrescências de Lambl e os nódulos de Arantius. Dificuldade maior encontra-se na diferenciação morfológica de pequenas vegetações e de fios de sutura cirúrgica ou de estruturas denominadas filamentos de fibrina.
Um paciente de 67 anos foi submetido à angioplastia e implante de stents coronarianos há 7 dias. A maior chance de ocorrência de reestenose é no período de
9 a 11 meses.
3 a 6 meses.
até 45 dias da data do procedimento.
até 70 dias da data do procedimento.
até 90 dias da data do procedimento.
Com relação ao uso da ecocardiografia transesofágica e da transtorácica na avaliação das próteses valvares, julgue os itens subsequentes.
Segundo recomendações da Sociedade Americana de Ecocardiografia para avaliação ecocardiográfica das próteses valvares, é muito importante o diagnóstico diferencial entre trombo e pannus na avaliação das complicações tardias das próteses valvares. Do ponto de vista ecocardiográfico, quando comparados com os trombos, os pannus geralmente são maiores e apresentam uma densidade mais suave no ultrassom, similar à do miocárdio. Caracteristicamente, os pannus estão mais associados às próteses aórticas e estendem-se para além do anel valvar. As obstruções em homoenxertos aórticos são mais frequentes por pannus do que por trombos.
Podem aumentar os riscos de intoxicação digitálica:
amiodarona e furosemida.
diltiazem e colestiramina.
salbutamol e amilorida.
rifampicina e salbutamol.
colestiramina e rifampicina.
Com relação ao uso da ecocardiografia transesofágica e da transtorácica na avaliação das próteses valvares, julgue os itens subsequentes.
Segundo a Sociedade Americana de Ecocardiografia, um espessamento protético leve é geralmente o primeiro sinal de disfunção de uma válvula biológica. Isso indica que o paciente deve ser acompanhado com mais rigor.
A amiodarona é uma droga antiarrítmica amplamente utilizada em cardiologia. Em relação à farmacocinética desta droga, considere:
I. A concentração desta droga no miocárdio é cerca de dez a cinquenta vezes maior do que no plasma.
II. Não é necessária a redução das doses em pacientes com insuficiência renal.
III. A absorção desta droga é rápida, variável e completa.
Está correto o que se afirma APENAS em
III.
II e III.
II.
I e II.
I.
A respeito do uso da ecocardiografia transesofágica na pesquisa de fontes emboligênicas, julgue os itens seguintes.
Recomendação da Sociedade Americana de Ecocardiografia afirma que, para pesquisa de trombo ou contraste espontâneo, a realização de ecocardiograma transesofágico dispensa a realização prévia de ecocardiograma transtorácico na avaliação de paciente com fibrilação atrial que será submetido a ablação por radiofrequência.
São condições associadas à ausência do descenso noturno da pressão arterial, EXCETO
hipertensão maligna.
síndrome de Cushing.
feocromocitoma.
neuropatias autonômicas.
hipotiroidismo.
A respeito do uso da ecocardiografia transesofágica na pesquisa de fontes emboligênicas, julgue os itens seguintes.
Considere a seguinte situação hipotética. Uma paciente de 62 anos de idade apresenta subitamente, diminuição da força em membro superior e inferior esquerdos com desvio de rima à direita e duração de trinta minutos. Ela é dislipidêmica, hipertensa, não aderente à terapêutica e sem antecedente de doença cardiovascular. Ao chegar ao hospital, 60 minutos após o início dos sintomas, exibe pressão arterial de 170 mmHg × 80 mmHg. A paciente está lúcida e se orienta no tempo e no espaço. Os demais dados do exame físico e neurológico não apresentam alterações significativas. A tomografia de crânio sem contraste, o ecocardiograma transtorácico e o eletrocardiograma estão normais. Nessa situação, a realização de um ecocardiograma transesofágico seria imprescindível para a pesquisa da etiologia, bem como para dirigir o tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...