Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das cardiopatias congênitas e com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.


O fechamento, seja percutâneo ou cirúrgico, de uma comunicação interatrial é o tratamento de escolha, independentemente do status hemodinâmico e da idade do paciente.

Acerca da doença de Chagas e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Na cardiomiopatia chagásica, a presença de alterações segmentares em parede inferior apenas em ecocardiograma transtorácico é sinal de cardiomiopatia isquêmica associada.

Considerando os alvos terapêuticos farmacológicos em cardiologia e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Em pacientes diabéticos em prevenção secundária de doenças ateroscleróticas, existem evidências, originadas em ensaios clínicos randomizados, de que tanto inibidores de SGLT2 quanto análogos de GLP1 são capazes de reduzir eventos cardiovasculares agudos adversos.

Considerando a solicitação adequada de exames complementares cardiológicos e achados detectados após sua realização e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Em pacientes com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, estáveis com sintomas NYHA I, um ecocardiograma transtorácico periódico deve ser realizado a cada três a cinco anos na ausência de mudança terapêutica.

Paciente do sexo Masculino, 80 anos, procura PS de sua cidade queixando-se de dispneia e dor torácica aos médios esforços. Associado a esses sintomas, relata síncope esporádica. O cardiologista de plantão fez a ausculta cardíaca e observou um sopro sistólico mais intenso no 2º espaço intercostal à direita. PA: 110X 70 mmHg e a frequência cardíaca é de 86 bpm. Diante desse quadro, qual deve ser o diagnóstico mais provável?

    A) Insuficiência mitral.

    B) Estenose aórtica.

    C) Estenose mitral.

    D) Insuficiência aórtica.

    E) Insuficiência pulmonar.

Em relação à cardio-oncologia e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Agentes cardioprotetores, como a coenzima Q10 e a N-acetilcisteína, são capazes de prevenir a miocardiopatia associada a antraciclinas.

Considerando a solicitação adequada de exames complementares cardiológicos e achados detectados após sua realização e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Em pacientes que apresentam doença pulmonar obstrutiva crônica grave, com indicação de realização de cintilografia de perfusão miocárdica com estresse farmacológico, o dipiridamol é contraindicado, mas a adenosina pode ser utilizada.

Uma mulher de 48 anos de idade comparece a consulta médica em unidade básica de saúde para tratamento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Nega outras comorbidades. Sedentária, nega tabagismo e etilismo. Assintomática, faz uso de captopril 25 mg, dois comprimidos de 12 horas em 12 horas, indapamida 1,5 mg ao dia e anlodipina 10 mg à noite. Ao exame físico, constatam-se PA = 150 mmHg x 95 mmHg, FC = 95 bpm, SatO2 = 96% em ar ambiente, FR = 19 ipm e IMC = 37 kg/m². Apresenta resultado da monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mostra média da pressão arterial, (PA) nas 24 horas = 158 mmHg x 102 mmHg; média na vigília = 164 mmHg x 100 mmHg e média no sono = 150 mmHg x 103 mmHg. A médica de família e comunidade, ao ver o resultado do exame, pergunta a respeito da qualidade do sono durante a realização da monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA 24h), e a paciente reportou boa qualidade de sono. Seu esposo, que a acompanha na consulta, interrompe para dizer que a paciente não tem dormido bem em casa, que ela tem roncado bastante e afirma perceber que ela está mais sonolenta durante o dia.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Para esse paciente, o tratamento com CPAP pode reduzir a pressão arterial (PA) apenas durante o sono (período de uso da CPAP). Para que se consiga reduzir a PA durante o período de vigília, serão necessárias outras medidas terapêuticas associadas.

Mulher de 40 anos obesa e hipertensa procurou sua UBS para mostrar seus exames, cujo resultado mostrou uma dislipidemia. A conduta a ser tomada será o tratamento farmacológico da dislipidemia, marque a opção CORRETA:

    A) Aestatina deve ser prescrita quando o LDL-C está acima de 160mg%, independente de fator de risco.

    B) As estatinas são geralmente bem toleradas e seu uso não precisa ser interrompido em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

    C) As estatinas deverão ser suspensas se os níveis de creatinoquinase se elevarem mais de três vezes o limite superior de normalidade, não devendo ser reiniciada a mesma estatina após normalização.

    D) Pancreatite aguda é um risco potencial com uso de sinvastatina em altas doses.

    E) Em pacientes com insuficiência renal, deve-se dar preferência à atorvastatina, que apresenta menos excreção renal comparada às outras estatinas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O analgésico de escolha para os pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), especialmente naqueles complicados com edema agudo do pulmão, é o sulfato de morfina, que deve ser administrado por via endovenosa, na dose de 2 a 4 mg, diluída, podendo ser repetida em intervalos de 5 a 15 minutos. Na circunstância específica de IAM de parede inferior, não deve ser feita analgesia com morfina e seus derivados, pelo grande potencial de ocasionar hipotensão arterial grave e refratária.

II. As reações hansênicas são fenômenos de aumento da atividade da doença, com piora clínica, que podem ocorrer de forma aguda, antes, durante ou após o final do tratamento com a poliquimioterapia. Essas reações resultam da inflamação aguda causada pela atuação do sistema imunológico do hospedeiro que ataca o bacilo, mais frequentes entre os pacientes multibacilares.

III. A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas superiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento. Essa doença inflamatória é uma condição determinada, exclusivamente, por fatores genéticos.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...