Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito das cardiopatias congênitas e com base nos conhecimentos médicos, julgue o item a seguir.
O fechamento, seja percutâneo ou cirúrgico, de uma comunicação interatrial é o tratamento de escolha, independentemente do status hemodinâmico e da idade do paciente.
Considerando os alvos terapêuticos farmacológicos em cardiologia e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Em pacientes diabéticos em prevenção secundária de doenças ateroscleróticas, existem evidências, originadas em ensaios clínicos randomizados, de que tanto inibidores de SGLT2 quanto análogos de GLP1 são capazes de reduzir eventos cardiovasculares agudos adversos.
Considerando a solicitação adequada de exames complementares cardiológicos e achados detectados após sua realização e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Em pacientes com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, estáveis com sintomas NYHA I, um ecocardiograma transtorácico periódico deve ser realizado a cada três a cinco anos na ausência de mudança terapêutica.
Considerando a solicitação adequada de exames complementares cardiológicos e achados detectados após sua realização e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Em pacientes que apresentam doença pulmonar obstrutiva crônica grave, com indicação de realização de cintilografia de perfusão miocárdica com estresse farmacológico, o dipiridamol é contraindicado, mas a adenosina pode ser utilizada.
Uma mulher de 48 anos de idade comparece a consulta médica em unidade básica de saúde para tratamento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Nega outras comorbidades. Sedentária, nega tabagismo e etilismo. Assintomática, faz uso de captopril 25 mg, dois comprimidos de 12 horas em 12 horas, indapamida 1,5 mg ao dia e anlodipina 10 mg à noite. Ao exame físico, constatam-se PA = 150 mmHg x 95 mmHg, FC = 95 bpm, SatO2 = 96% em ar ambiente, FR = 19 ipm e IMC = 37 kg/m². Apresenta resultado da monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mostra média da pressão arterial, (PA) nas 24 horas = 158 mmHg x 102 mmHg; média na vigília = 164 mmHg x 100 mmHg e média no sono = 150 mmHg x 103 mmHg. A médica de família e comunidade, ao ver o resultado do exame, pergunta a respeito da qualidade do sono durante a realização da monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA 24h), e a paciente reportou boa qualidade de sono. Seu esposo, que a acompanha na consulta, interrompe para dizer que a paciente não tem dormido bem em casa, que ela tem roncado bastante e afirma perceber que ela está mais sonolenta durante o dia.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Para esse paciente, o tratamento com CPAP pode reduzir a pressão arterial (PA) apenas durante o sono (período de uso da CPAP). Para que se consiga reduzir a PA durante o período de vigília, serão necessárias outras medidas terapêuticas associadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...