Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Paciente masculino, 40 anos, foi levado para o cardiologista pela sua esposa o mesmo não apresentava qualquer histórico clínico pregresso e não fazia uso de medicações de rotina. Durante o exame, foi verificado sua PA igual a 150X 80; diante disso, o cardiologista solicitou monitorização ambulatorial da pressão arterial. Retorna com o resultado desse exame o qual mostrou comportamento normal da pressão arterial durante a vigília e atenuação do descenso noturno. Marque a alternativa que melhor apresenta a descrição desse quadro:

    A) Dislipidemia.

    B) Hiperaldosteronismo primário.

    C) Hipertensão mascarada.

    D) Apneia obstrutiva do sono.

    E) Uso de benzodiazepínicos para indução do sono.

Em relação à cardio-oncologia e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O uso de iECAs e betabloqueadores está contraindicado no caso de insuficiência cardíaca após quimioterapia, caso haja fração de ejeção reduzida, mas paciente assintomático.

Considerando a solicitação adequada de exames complementares cardiológicos e achados detectados após sua realização e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O escore de cálcio por meio da tomografia sem contraste não deve ser utilizado para o diagnóstico de dor torácica possivelmente anginosa, mas pode ser usado para o acompanhamento seriado em pacientes assintomáticos para prevenção primária.

Em relação à cardio-oncologia e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
A lesão de cardiomiócitos associada a antraciclinas é mais frequente quanto maior for a dose cumulativa usada pelo paciente.

Ao longo dos anos, observa-se em todo o mundo, uma crescente elevação da expectativa de vida e, ao mesmo tempo o incremento de incidência de casos de insuficiência cardíaca (IC).

Em relação a essa síndrome clínica, julgue o item a seguir.


A IC anterógrada é caracterizada como uma incapacidade de o ventrículo drenar gerar o volume de sangue que recebe, e isso faz com que ocorra elevação pressórica nos territórios atrial e venoso do lado comprometido, levando à ocorrência de edema e sintomas consequentes, seja pulmonar ou sistêmicos .

Uma mulher de 48 anos de idade comparece a consulta médica em unidade básica de saúde para tratamento de hipertensão arterial sistêmica (HAS). Nega outras comorbidades. Sedentária, nega tabagismo e etilismo. Assintomática, faz uso de captopril 25 mg, dois comprimidos de 12 horas em 12 horas, indapamida 1,5 mg ao dia e anlodipina 10 mg à noite. Ao exame físico, constatam-se PA = 150 mmHg x 95 mmHg, FC = 95 bpm, SatO2 = 96% em ar ambiente, FR = 19 ipm e IMC = 37 kg/m². Apresenta resultado da monitorização ambulatorial da pressão arterial, que mostra média da pressão arterial, (PA) nas 24 horas = 158 mmHg x 102 mmHg; média na vigília = 164 mmHg x 100 mmHg e média no sono = 150 mmHg x 103 mmHg. A médica de família e comunidade, ao ver o resultado do exame, pergunta a respeito da qualidade do sono durante a realização da monitorização ambulatorial de pressão arterial (MAPA 24h), e a paciente reportou boa qualidade de sono. Seu esposo, que a acompanha na consulta, interrompe para dizer que a paciente não tem dormido bem em casa, que ela tem roncado bastante e afirma perceber que ela está mais sonolenta durante o dia.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O uso de CPAP pode reduzir a pressão arterial em pacientes com AOS e também reduzir recidiva de arritmias, como fibrilação atrial, e diminuir eventos cardiovasculares fatais e não fatais em pacientes com doença cardiovascular estabelecida.

Em relação à semiologia da ausculta cardíaca, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A manobra de Handgrip aumenta a intensidade do sopro da insuficiência mitral.

    B) A manobra de Rivero-Carvallo ajuda a diferenciar o sopro da insuficiência tricúspide do sopro da insuficiência mitral.

    C) A manobra de valsalva aumenta a intensidade do sopro do prolapso da valva mitral.

    D) A manobra de valsalva aumenta a intensidade de todos os sopros cardíacos.

    E) O sopro da estenose pulmonar aumenta de intensidade com a manobra de Rivero-Carvallo.

Ao longo dos anos, observa-se em todo o mundo, uma crescente elevação da expectativa de vida e, ao mesmo tempo o incremento de incidência de casos de insuficiência cardíaca (IC).

Em relação a essa síndrome clínica, julgue o item a seguir.


São considerados sintomas e sinais clássicos da IC: falta de ar (ou cansaço);aumento de pressão venosa jugular; edema periférico; estertores pulmonares.

Os mecanismos de ação anti-hipertensiva dos diuréticos relacionam-se inicialmente aos seus efeitos natriuréticos, com diminuição do volume extracelular. Após quatro a seis semanas, o volume circulante praticamente se normaliza e ocorre redução da resistência vascular periférica (RVP).

São possíveis efeitos adversos dos diuréticos, EXCETO:

    A) Fraqueza.

    B) Aumento do ácido úrico.

    C) Hiperpotassemia.

    D) Câimbras.

Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), ocorre um desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio e de nutrientes nas células miocárdicas. Em relação ao tratamento anti-isquêmico da SCA, é INADEQUADA a seguinte afirmação:

    A) Os antagonistas dos canais de cálcio (ACC) não devem ser utilizados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes já em uso de nitratos e betabloqueadores em doses adequadas.

    B) O ACC podem ser usados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes que não toleram o uso de betabloqueadores e nitratos, e no caso de angina vasoespástica.

    C) Os nitratos promovem vasodilatação e aumento da circulação colateral coronariana, além de inibirem a agregação plaquetária.

    D) Os Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e os Antagonistas da Aldosterona são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com disfunção ventricular esquerda (DVE).

    E) Os Bloqueadores dos Receptores A1 da Angiotensina II são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com DVE, hipertensão arterial e diabetes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...