Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a Doença de Buerger é correto afirmar, EXCETO:

    A) As características clínicas são obstrução da artéria infrapopliteal, atingindo membros inferiores e superiores, causando flebite e dor forte.

    B) É mais comum em mulheres e tem os primeiros sintomas a partir da faixa etária de 35 anos.

    C) Afeta as artérias, tanto de pequeno ou médio calibre, de caráter inflamatório, de causa desconhecida, relacionada ao tabagismo.

    D) O principal tratamento da doença é a suspensão do uso do cigarro ou o uso de medicamentos como vasodilatadores, anticoagulantes e prostaglandinas.

O risco de Doença Arterial Coronariana (DAC) é claramente relacionado aos níveis de lipídios. Em relação ao diagnóstico e tratamento das Dislipidemias, analise as assertivas e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Na prática, as classificações etiológica e laboratorial não são importantes. ( ) Cerca de 40% da população adulta mundial possui alguma forma de dislipidemia, isolada ou associada a outros fatores de risco cardiovascular. ( ) O tratamento das dislipidemias visa à prevenção da pancreatite e/ou das complicações ateroscleróticas. ( ) Nos casos com doença aterosclerótica manifesta ou alto risco, o tratamento farmacológico deve ser iniciado juntamente com as medidas não farmacológicas. ( ) Hipertrofia ventricular esquerda é um fator agravante de risco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

    A) F, V, F, V e V.

    B) F, V, V, F e F.

    C) V, V, V, F e F.

    D) V, F, V, F e V.

    E) F, V, V, V e V.

Ao longo dos anos, observa-se em todo o mundo, uma crescente elevação da expectativa de vida e, ao mesmo tempo o incremento de incidência de casos de insuficiência cardíaca (IC).

Em relação a essa síndrome clínica, julgue o item a seguir.


Deve-se iniciar o tratamento medicamentoso no estágio A da IC, com o objetivo de diminuir o risco tardio de morte.

Sobre os aneurismas de aorta abdominal, considere:

I. A causa mais comum é a degeneração da parede pela doença aterosclerótica e, entre outras causas, incluem-se infecção, necrose cística da túnica média, artrite, trauma, doença do tecido conjuntivo e degeneração anastomótica.

II. Diâmetro do aneurisma maior que 4 centímetros no momento do diagnóstico é um fator de risco significante e independente para sua ruptura.

III. Devido às limitações do exame clínico, os exames de imagem são fundamentais para o rastreamento, diagnósticos e seguimento do aneurisma de aorta abdominal, sendo mais utilizados: ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética.


Está CORRETO o que se afirma em:

    A) I, II, III.

    B) III, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) I e III, apenas

As Síndromes Coronárias Agudas (SCA) constituem a principal causa de mortalidade entre idosos. Sobre as SCA em idosos, analise as seguintes afirmações:
I- Fatores socioeconômicos contribuem para a apresentação e o diagnóstico mais precoces. II- O diagnóstico é mais tardio e difícil. III- Apesar do idoso ter doença coronariana mais extensa e grave, ele geralmente é tratado menos intensamente. IV- Não se deve negar tratamento ao idoso baseado meramente em sua idade. V- Constituem a principal causa de mortalidade entre idosos e o quadro de angina típica é pouco frequente.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto de informações CORRETAS a respeito do SCA em idosos.

    A) II e V apenas.

    B) II, III, IV e V.

    C) I e III apenas.

    D) I, III, IV e V.

    E) I e IV apenas.

Em relação ao pé diabético, marque a alternativa INCORRETA:

    A) O Pé de Charcot agudo é caracterizado pela presença dos sinais da inflamação (edema, hiperemia, hipertermia e dor) sem infecção.

    B) O Pé de Charcot crônico e a fase avançada da complicação, caracterizada por deformidades osteoarticulares importantes, principalmente do médio-pé, com desenvolvimento de calos e úlceras plantares.

    C) A Neuropatia Autonômica acarreta perda gradual da sensibilidade tátil e dolorosa que torna os pés vulneráveis a traumas, denominada de “perda da sensação protetora”.

    D) O exame clínico é o método diagnóstico mais efetivo, simples e de baixo custo para diagnóstico da neuropatia.

Na abordagem clínica de paciente diagnosticado com claudicação intermitente, porém sem limitação da qualidade de vida, com índice tornozelo-braço de 0,78, todas as medidas abaixo são fundamentais, EXCETO:

    A) Solicitar duplex scan arterial ou outro exame de imagem disponível.

    B) Combater o tabagismo e usar drogas antiagregantes plaquetárias, associado a controle do colesterol plasmático com medicamentos se necessário.

    C) Controlar pressão arterial para mantê-la abaixo de 140 x 90 (ou 130 x 80 se for paciente diabético ou com insuficiência renal crônica).

    D) No paciente diabético, rigoroso controle da glicemia para manter a hemoglobina glicosilada (HbA1c) abaixo de 7,0%.

São objetivos da cirurgia convencional de varizes primárias de membros inferiores, EXCETO:

    A) Melhorar a estética.

    B) Retirar as veias e lagos varicosos.

    C) Prevenir a trombose venosa profunda.

    D) Abolir as comunicações entre os sistemas venosos superficial e profundo que apresentem refluxo, como a junção safeno-femoral e veias perfurantes.

O caso clínico abaixo refere-se à questão.


Uma paciente com atraso menstrual colheu ß-HCG quantitativo sanguíneo, cujo valor foi de 1100 mUI/ml. No mesmo dia, foi realizada uma USG transvaginal, que identificou eco endometrial espessado (18mm), sem imagem de saco gestacional na cavidade uterina e presença de cisto anexial à direita (20mm).


Considerando a hipótese diagnóstica mais provável no caso anterior, qual a conduta recomendada?

    A) Repetir o ß-HCG quantitativo em 48 horas.

    B) Repetir a USG transvaginal no dia seguinte.

    C) Curetagem uterina.

    D) Videolaparoscopia.

    E) Laparotomia.

Marque a alternativa certa. Paciente feminina, de 27 anos, hígida, em terceiro dia de pós-operatório de cesárea por parto programado, apresentou edema súbito de todo o membro inferior esquerdo. Na própria maternidade foi solicitado duplex scan que revelou extensa trombose aguda que comprometeu o segmento ilíaco-femoral. No mesmo dia iniciou-se uso de heparina não fracionada em dose plena por via endovenosa. Após 24 horas apresentou volumoso sangramento pela incisão operatória, com formação de hematoma na parede anterior abdominal. O cirurgião vascular então sugeriu:

    A) Rever o hemograma e se não houve perda significativa, deve-se manter a anticoagulação na mesma dose.

    B) Repetir os exames de coagulação na urgência e corrigir (reduzir) a dose de heparina.

    C) Suspender imediatamente o uso de heparinas e implantar filtro de veia cava.

    D) Suspender heparina não fracionada e iniciar o uso de heparinas de baixo-peso molecular.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...