Lista completa de Questões sobre Cirurgia Pediátrica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Durante a avaliação testicular, nos testículos que chegam à bolsa testicular a partir do canal inguinal com manobras manuais, a orquidopexia está indicada.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A obstrução intestinal mais comum, no lactente, é hérnia inguinal encarcerada.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A segunda complicação mais comum do divertículo de Meckel é a obstrução intestinal, a qual pode ser causada por hérnia de Littré.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A correção cirúrgica deve ser realizada por meio da tração das alças para que haja redução e posterior avaliação das mesmas quanto à viabilidade.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Nos pacientes com divertículo de Meckel, a ocorrência de intussuscepção intestinal não poderá ser considerada secundária ao divertículo.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
O divertículo de Meckel é considerado verdadeiro por conter todas as camadas da parede do intestino, e é mais comum em pacientes com doença de Crohn.L. C. C. O., três anos de idade, sexo masculino, foi levado pela mãe ao pronto-socorro após apresentar quadro súbito de dor abdominal e choro intenso, seguidos por intervalos de melhora. A mãe relatou que, no terceiro episódio de dor, a criança apresentou fezes em geleia de morango e vômito, fato este que a motivou a procurar assistência médica.
No que se refere a esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
Levando em consideração a idade e o quadro clínico do paciente, a principal hipótese diagnóstica seria divertículo de Meckel.Considere hipoteticamente que J. G. C. A, 20 anos de idade, apresentou quadro de dor intensa em região escrotal enquanto assistia TV. Na tentativa de sanar a própria dor, fez uso de anti-inflamatórios e analgésicos comuns, porém sem alívio dos sintomas. Decidiu procurar o pronto-socorro para avaliação do respectivo caso. Exame físico: REG, normocorado, afebril, acianótico, anictérico. Após o exame físico, o paciente foi submetido a ultrassonografia da região genital.
Com relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
Em casos de torção testicular, o principal achado ultrassonográfico que confirma o diagnóstico é o edema de epidídimo.Considere hipoteticamente que J. G. C. A, 20 anos de idade, apresentou quadro de dor intensa em região escrotal enquanto assistia TV. Na tentativa de sanar a própria dor, fez uso de anti-inflamatórios e analgésicos comuns, porém sem alívio dos sintomas. Decidiu procurar o pronto-socorro para avaliação do respectivo caso. Exame físico: REG, normocorado, afebril, acianótico, anictérico. Após o exame físico, o paciente foi submetido a ultrassonografia da região genital.
Com relação a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.
O sinal de Prehn é realizado por meio da elevação da bolsa testicular acometida, sendo esse negativo na orquiepididimite.V. C. A. C., 56 anos de idade, diabético, comparece ao consultório médico para consulta de rotina em que refere quadro de dor lombar e febre (39 °C) há dois dias, unido a episódios de náuseas e vômitos. Relata episódios prévios semelhantes, porém com menor intensidade. Ao exame físico: hipocorado (++/+4), desidratado (+++/+4), febril e punho percussão lombar positiva. Mediante o quadro apresentado, o médico decide pela internação hospitalar para investigação do caso.
De acordo com o caso hipotético apresentado, julgue os itens a seguir.
A pielonefrite enfisematosa é uma variação da forma clássica em razão dos respectivos agentes, com caráter necrotizante de sua lesão, a qual alcança níveis de mortalidade de até 43%.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...