Lista completa de Questões sobre Cirurgia Vascular para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação ao traumatismo da artéria carótida:
a maioria das lesões carotídeas são causadas por traumatismos fechados.
todas as lesões penetrantes com fluxo retrógrado pela carótida interna devem ser reparadas, mesmo em pacientes com área isquêmica definida pela tomografia computadorizada.
pacientes com trombose carotídea assintomática devem ser submetidos à exploração, trombectomia e reconstrução vascular.
as lesões carotídeas por trauma fechado costumam ser extensas e habitualmente envolvem a carótida interna distal. A maioria dessas lesões podem ser tratadas com anticoagulação com heparina seguida por anticoagulação oral.
lesões carotídeas próximas à Zona I exigem luxação anterior da articulação temporomandibular para o acesso vascular e, eventualmente, exigem ligadura ou embolização do vaso em questão como tratamento definitivo.
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação às angiodisplasias:
hemangiomas tuberosos originam-se somente de um broto angiogênico.
hemangiomas cavernosos são más-formações venosas, eventualmente com componente arterial associado, e não sofrem regressão espontânea.
hemangiomas fragiformes caracterizam-se por apresentar crescimento lento e progressivo durante toda a vida, provocando hipertrofia das estruturas comprometidas.
hemangiomas planos geralmente sofrem regressão espontânea a partir do segundo ano de vida, com regressão completa até os 12 anos de vida.
infangiomas acometem segmento cefálico, tronco e extremidades, caracterizando-se por nunca afetar as cavidades torácica e abdominal.
As alternativas abaixo referem-se a filtros de veia cava. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o dispositivo com maior índice de trombose de veia cava inferior.
Greenfield.
Simon Nitinol.
Trap-ease.
Birds Nest.
Vena Tech.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o sinal a ser identificado pelo Eco Color Doppler que melhor caracteriza uma trombose venosa profunda de femoral.
Ausência de variação de fluxo venoso.
Incapacidade de compressão venosa.
Visualização de edema no tecido celular subcutâneo.
Ausência de fluxo venoso.
Aumento da ecogenicidade na parede venosa.
Assinale a alternativa que corresponde à enfermidade que apresenta as seguintes características: manifesta-se com dor tipo queimação e rubor nas extremidades, distribuição assimétrica com acometimento de dedos das mãos e dos pés; os exercícios moderados podem exacerbar o quadro e consegue-se melhora dos sintomas com o uso de ácido acetilsalicílico.
Eritromelalgia.
Eritermalgia.
Tromboangeíte obliterante.
Distrofia simpática reflexa.
Acrocianose
Assinale a alternativa CORRETA. O sinal da cimitarra é característico da:
síndrome do aprisionamento da artéria poplítea.
trombose aguda da artéria poplítea.
doença cística da artéria poplítea.
displasia fibromuscular da artéria poplítea.
embolia da artéria poplítea.
Em relação à endarterectomia carotídea, assinale a alternativa CORRETA.
Pacientes submetidos à anestesia loco-regional apresentam menos eventos neurológicos no pós-operatório em comparação aos pacientes submetidos à anestesia geral.
Pacientes submetidos à endarterectomia por eversão apresentam menor chance de reestenose a longo prazo quando comparados a pacientes submetidos à endarterectomia por técnica convencional com utilização de remendo.
O acidente vascular cerebral perioperatório é ocasionado, na maioria das vezes, por microembolização durante a manipulação cirúrgica.
A utilização sistemática de shunt intraoperatório reduz significativamente o risco de eventos neurológicos.
A utilização da eletroencefalografia intraoperatória é muito segura, sendo o melhor exame para monitorização cerebral.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nervo mais comumente acometido durante as manobras cirúrgicas de uma endarteretomia carotídea.
Nervo hipoglosso.
Nervo vago.
Ramo mandibular do nervo facial.
Nervo laríngeo superior.
Nervo glossofaríngeo.
Homem de 70 anos, previamente assintomático, foi submetido a ultrassom Doppler de carótidas que revelou oclusão da artéria carótida interna esquerda e estenose de 90% na carótida interna direita. Foi submetido à endarterectomia da carótida direita com sucesso, recebendo alta no 2o dia pós-operatório. Após 3 dias, o paciente retornou apresentando quadro de crise hipertensiva, cefaleia intensa temporal direita e, no pronto atendimento, apresentou convulsão tônico-clônica generalizada. A hipótese diagnóstica mais provável é:
acidente vascular cerebral isquêmico.
síndrome de hiperperfusão.
enxaqueca.
neuropatia do auricular maior.
vasoespasmo
Assinale a alternativa CORRETA. Em relação ao North American Symptomatic Carotid Endarterectomy Trial (NASCET):
o estudo observou que houve associação entre idade e risco operatório, devendo-se evitar a endarterectomia de carótida em pacientes idosos.
o estudo mostrou evidências de que é imperativa a intervenção cirúrgica nos pacientes com suboclusão carotídea na presença do sinal do cordão (string sign).
em pacientes com grandes infartos cerebrais, a endarterectomia de carótida deve ser realizada no máximo em 2 semanas após o evento neurológico.
o risco de acidente vascular cerebral e óbito, após a endarterectomia, foi semelhante nos pacientes com e sem oclusão contralateral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...