Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pneumonias são doenças inflamatórias agudas de causa infecciosa que acometem os espaços aéreos e são causadas por vírus, bactérias ou fungos. A PAC se refere à doença adquirida fora do ambiente hospitalar ou de unidades especiais de atenção à saúde ou, ainda, que se manifesta em até 48 horas da admissão à unidade assistencial. Sobre diagnóstico e tratamento da Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), é INCORRETO afirmar que
Acerca de cinesiologia, fisiologia e biomecânica do complexo articular do cotovelo, da mão e do punho, julgue os itens a seguir. O instrumento utilizado para medir os graus de movimento em cada plano da articulação do punho é denominado dinamômetro.
A atenção primária à saúde (APS), com serviços integrados e coordenados, deve ser a porta de entrada preferencial para a atenção à saúde da mulher. Considerando o cuidado à saúde da mulher na APS, julgue os itens seguintes. Na APS realiza-se uma rotina sistematizada de exame físico das mamas, com inspeção estática, dinâmica, palpação e expressão papilar bilateral, sendo a mamografia, como exame complementar, o principal método de diagnóstico por imagem de doenças mamárias.
Com relação às doenças intercorrentes ou próprias da gestação, julgue os itens a seguir. Na gestação, as alterações fisiológicas que ocorrem na hemodinâmica renal são as principais causas do aumento da incidência de urolitíase.
A respeito de colelitíase e colecistite aguda, julgue os próximos itens. O sinal de Murphy positivo, quando há dor e interrupção da inspiração profunda durante a compressão do ponto cístico, apresenta boa sensibilidade para o diagnóstico de colecistite aguda.
Sobre a abordagem da epilepsia no setor de emergência, assinale a alternativa correta.
Acerca de cinesiologia, fisiologia e biomecânica do complexo articular do cotovelo, da mão e do punho, julgue os itens a seguir. Situação hipotética: Um homem com quarenta anos de idade vinha apresentando queda de punho e fraqueza na preensão havia três semanas. Diagnosticado com paralisia do nervo radial, pois os extensores do punho e os extensores longos dos dedos estavam paralisados, ele foi encaminhado ao serviço de terapia ocupacional. Assertiva: Nesse caso, o terapeuta ocupacional pode utilizar órtese de posicionamento estático do tipo tala de ponta virada para posicionar o punho em extensão, a fim de permitir boa preensão, visto que, na paralisia de nervo radial, os músculos flexores estão intactos.
Uma mulher de vinte e três anos de idade, na 28.ª semana gestacional, compareceu à terceira consulta de pré-natal, apresentando-se calma, disposta e sem alterações. Ela disse não saber quem é o pai da criança e informou participar do grupo de gestantes que se reúne a cada quinze dias na unidade básica de saúde. No exame físico, foram constatados pressão arterial de 130 mmHg × 80 mmHg e peso igual a 70 kg. Os exames laboratoriais solicitados na primeira consulta e avaliados na segunda apresentaram os seguintes resultados: tipo sanguíneo A e fator Rh negativo; hemoglobina = 13,0 g/dL; hematócrito = 39,6%; glicemia de jejum de 78 mg/dL; exame de urina sem alterações; urocultura negativa; toxoplasmose IgM não reagente e IgG reagente; VDRL não reagente; anti-HIV Elisa não reagente; e HBsAg não reagente.
Com base no caso clínico descrito acima, julgue os itens subsecutivos.
Com o intuito de identificar a situação e a apresentação fetal, o médico deve realizar nessa paciente as manobras de Leopold-Zweifel para identificar os polos cefálicos, pélvico e dorsofetal.Acerca das complicações da gestação, julgue os itens subsequentes. Pré-eclâmpsia sobreposta caracteriza-se pela ocorrência de hipertensão, não acompanhada de proteinúria, após a vigésima semana de gestação.
Uma paciente de sessenta e seis anos de idade procurou atendimento médico devido a quadro de diarreia aquosa. Ela relatou que, nos últimos seis meses, havia apresentado de seis a oito episódios diários de diarreia de grande volume. A paciente não apresentou sinais ou sintomas sistêmicos, e negou febre, uso recente de antibióticos e outras medicações, além de mudança no hábito alimentar. Os resultados dos exames físico e laboratoriais de rotina foram normais. O exame de fezes foi negativo para leucócitos, cistos, parasitas ou sangue. A colonoscopia foi normal, mas a biópsia demonstrou infiltração da lâmina própria por células inflamatórias e linfócitos intraepiteliais, com espessamento da camada de colágeno subepitelial na parede cólica (11 μm).
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
O mecanismo fisiopatológico dessa paciente pode ser explicado por alterações na percepção visceral e aumento da frequência e irregularidade das contrações luminais, além de uma resposta motora exagerada a colecistocinina.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...