Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em cada um dos próximos itens, é apresentado um caso clínico a respeito do crescimento e do desenvolvimento na infância e na adolescência, seguido de uma assertiva que deve ser julgada. Um pré-escolar de três anos de idade, acompanhado da mãe, foi a uma consulta ambulatorial porque tinha falta de apetite, e a mãe achava que ele estava desnutrido e com estatura abaixo do normal. No exame físico, o médico observou peso/idade de escore Z menor que !3; fontanela anterior presente e ampla; suturas cranianas presentes e alargadas; alargamento dos punhos; hipotonia muscular; abdome em batráquio; baixa estatura para a idade. Nesse caso, o tratamento recomendado para a criança é a administração de 200.000 UI de vitamina A por via oral, com repetição da mesma dosagem vinte e quatro horas depois, e uma terceira dose idêntica às anteriores após quatro semanas.
Um homem de 56 anos, sedentário, em uso de enalapril 10 mg/dia, realiza consulta de rotina, sem queixas. Apresenta pulso = 74 bat/min, PA = 148 × 98 mmHg e sobrepeso, sem outras alterações no exame físico. O ECG mostra:
O médico solicita exames laboratoriais. Além de orientar mudança de hábitos, visando perda de peso e implementação de atividade física, deve recomendar:
Acerca do tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, julgue os itens subsequentes. A administração por via intramuscular de penicilina G benzatina, em dose única de 2.400.000 UI, representa o tratamento de escolha para as formas de sífilis primária, secundária e latente, em adultos.
No sistema de saúde, o principal campo de atuação do médico de família e comunidade (MFC) é o de atenção primária à saúde (APS). No que se refere à APS, julgue os itens seguintes. Para ser cumprido, o atributo da integralidade exige que a atenção primária reconheça, adequadamente, a variedade de necessidades relacionadas à saúde do paciente e disponibilize os recursos para abordá-las.
Em cada um dos próximos itens, é apresentado um caso clínico a respeito do crescimento e do desenvolvimento na infância e na adolescência, seguido de uma assertiva que deve ser julgada. A mãe de um lactente, de quatro meses de idade, alimentado exclusivamente com leite materno, queixou-se ao pediatra que o leite dela não estava sendo suficiente para nutrir o bebê, uma vez que ele estava crescendo pouco e deveria, portanto, receber outros tipos de alimento. O exame médico da criança mostrou um desenvolvimento neuropsicomotor normal com peso e altura situados no escore Z = 0. A caderneta de vacinação da criança estava atualizada até o 3.º mês de vida. Nesse caso, o médico deve recomendar que a mãe mantenha o aleitamento materno exclusivo, que exponha o bebê diretamente à luz solar por uma hora pela manhã e que faça as segundas doses das vacinas pentavalente, antipoliomielite injetável, antipneumocócica decavalente e antirrotavírus.
A pressão arterial de oxigênio, a saturação de oxigênio medida por oxímetro digital e o hematócrito de 3 diferentes portadores de DPOC são respectivamente:
I. 60 mmHg, 88% e 54%.
II. 55 mmHg, 89% e 54%.
III. 59 mmHg, 90% e 58%.
Mais provavelmente o uso de oxigenioterapia domiciliar prolongada será de maior valia para o que consta em
A síndrome coronariana aguda com elevação do segmento ST (IAMST) é caracterizada por surgimento de sintomas sugestivos de isquemia miocárdica, persistência das alterações do ECG e subsequente elevação dos marcadores de necrose miocárdica. O emergencista deve buscar imediatamente a pronta recanalização da artéria obstruída, seja pelo uso de fibrinolitos, ou por intervenção percutânea. São contraindicações absolutas à trombólise no IAMST, EXCETO:
Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi levada pelo acompanhante ao atendimento médico de um hospital, às 7 horas e 30 minutos da manhã. O acompanhante relatou que a paciente tinha sofrido uma queda no banheiro de sua residência enquanto tomava banho, às 6 horas da manhã, e que ele a havia encontrado minutos depois. A paciente não conseguia mover o braço e a perna esquerdos, falava de forma lenta e arrastada, mas com sentido lógico. No exame clínico, foram observadas pressão arterial de 160 mmHg × 95 mmHg, ausculta cardíaca com ritmo cardíaco irregularmente irregular e frequência cardíaca de 98 bpm, sem sopros. A paciente estava com lentidão para responder a questionamentos, apresentava pupilas isocóricas e fotorreagentes, diminuição da sensibilidade dolorosa no lado esquerdo da face, paralisia facial central, hemiparesia flácida do hemicorpo esquerdo (mais acentuada nos membros superiores), reflexos profundos mais acentuados à esquerda e sinal de Babinski à esquerda. No eletrocardiograma realizado foram detectados ritmo de fibrilação atrial, com frequência ventricular média de 100 spm, SÂQRS = -30º, sinais de sobrecarga ventricular esquerda e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. A tomografia computadorizada do crânio, sem contraste, realizada na paciente, apresentou o resultado mostrado a seguir.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Nesse caso, o uso de medicação trombolítica é contraindicado por ter ultrapassado o tempo da janela terapêutica.Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um caso clínico acerca de doenças ortopédicas e renais na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um menino de sete anos de idade vinha apresentando claudicação em membro inferior direito havia um mês, de aparecimento intermitente, com dor coxofemoral irradiada em direção ao joelho direito. No exame físico, o médico observou que a criança estava afebril, em bom estado geral, com limitação da abdução coxofemoral à direita e sem sinais inflamatórios na referida articulação. Uma radiografia do quadril mostrou osteosclerose da cabeça do fêmur e achatamento da epífise. Nesse caso, o diagnóstico é doença de Legg-Calvet-Perthes.
Um recém-nascido, cuja mãe fazia uso apenas de polivitamínicos e sulfato ferroso, nasceu a termo após uma gestação sem intercorrências. O resultado do teste do pezinho, realizado no 4.º dia de vida, apresentou os seguintes resultados: TSH 15 μUI/mL; T4 livre 1,5 μg/dL; e fenilalanina 6 mg/dL.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, é necessário avaliar o resultado de uma segunda coleta de sangue do paciente para a determinação de fenilalanina antes de se suspender o aleitamento materno e oferecer um leite sem o referido aminoácido.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...