Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No tratamento da hipertensão arterial, tiazídicos
A infecção pelo vírus da dengue causa uma doença de amplo espectro clínico, incluindo desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. O médico deve estar atento aos sinais de alarme sinais clínicos e laboratoriais que anunciam a possibilidade de o paciente com dengue evoluir para a forma grave da doença. São sinais de alarme na dengue, EXCETO:
A respeito das situações de emergência clínica, julgue o item seguinte. Situação hipotética: Uma mulher de vinte e quatro anos de idade foi levada por um acompanhante ao pronto-socorro de um hospital. De acordo com as informações prestadas pelo acompanhante, o médico constatou que a jovem passou, nos últimos 45 minutos, por crises convulsivas repetidas, generalizadas, do tipo tônico-clônicas, com duração de dois minutos cada episódio, sem recuperação de consciência entre as crises. Assertiva: Nesse caso, o tratamento a ser estabelecido para essa paciente deve garantir permeabilidade das vias aéreas, manutenção da frequência respiratória e das condições hemodinâmicas. Deve-se, ainda, infundir, nessa paciente, solução glicosada e administrar lorazepam ou diazepam, por via intravenosa.
Um menino de cinco anos de idade, nascido vigoroso de parto vaginal, de termo, foi levado a uma consulta com oftalmologista devido a um desvio do olho esquerdo identificado por sua mãe havia dois meses. Na consulta, o médico constatou estrabismo com esotropia e leucocoria à esquerda.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue o item abaixo.
O diagnóstico mais provável para a criança em questão é retinopatia da prematuridade.Julgue os seguintes itens, relativos ao uso de antibióticos na infância. Situação hipotética: Uma criança de um ano de idade apresentou infecção urinária comprovada por urocultura. O antibiograma mostrou sensibilidade aos seguintes fármacos: cefalexina, sulfametozaxol associado a trimetropim e ciprofloxacina. Assertiva: Nesse caso, o fármaco de escolha para iniciar o tratamento da paciente é a ciprofloxacina.
Em mulheres com artrite reumatoide, tratadas com leflunomida, recomenda-se evitar gravidez até que os níveis sanguíneos caiam abaixo de 0,02 mg/L. Valores acima deste ponto de corte podem ocorrer até que se tenham passado, após a interrupção da droga, períodos de até, no máximo,
A Intubação Orotraqueal (IOT) não é um procedimento isento de complicações e o emergencista deve estar especialmente atento à intubação esofágica que, se não reconhecida a tempo, poderá levar ao óbito e à intubação seletiva, a qual geralmente ocorre no brônquio direito, acarretando hipoxemia e um mau resultado, se não diagnosticada. São complicações relacionadas à IOT, EXCETO:
Com relação ao tratamento do edema agudo de pulmão de origem cardiogênica, julgue os itens subsecutivos. Em casos de insuficiência respiratória, recomenda-se o uso de ventilação não invasiva, por meio de máscaras de pressão positiva contínua nas vias aéreas, que, além de melhorar a ventilação, também diminui a pré-carga de trabalho cardíaco.
Em cada um dos itens de 57 a 59, é apresentado um caso clínico referente a doenças respiratórias na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um menino de quatro anos de idade, morador de uma instituição de apoio a menores abandonados, foi levado a uma emergência pediátrica com história de febre alta havia três dias. Nesse período, o quadro clínico evoluiu para dificuldade respiratória e gemência. No exame físico da criança, foram constatados, além de febre e dificuldade respiratória, palidez, aspecto toxêmico, sinais de desidratação e uma lesão pustulosa tensa no membro inferior direito. A radiografia de tórax do paciente apresentou o seguinte aspecto.
Nesse caso, a criança deverá receber tratamento específico à base de oxacilina.
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância. Uma criança de oito anos de idade foi levada a um hospital por apresentar, havia um mês, irritabilidade, sudorese, rubor e palpitação. No exame físico, além de precórdio agitado e hipertensão arterial, identificaram-se equimoses periorbitárias. Nesse caso, deve-se indicar a realização de dosagem do ácido vanilmandélico e do ácido homovanílico no sangue ou na urina da paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...