Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tipo mais raro de cálculo urinário é o de
A Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) se caracteriza por um ritmo elétrico que usualmente deveria estar associado a pulso central. São várias atividades elétricas englobadas nessa definição, mas o tratamento é o mesmo para todos esses ritmos. Geralmente existe algum fator impedindo o acoplamento entre a atividade elétrica organizada do miocárdio e a contração muscular efetiva que deveria resultar dessa atividade elétrica. São causas de atividade elétrica sem pulso, EXCETO:
Com relação ao tratamento do edema agudo de pulmão de origem cardiogênica, julgue os itens subsecutivos. A morfina deve ser utilizada no tratamento de pacientes com quadros graves de edema pulmonar agudo cardiogênico, pois ela, além de induzir aumento das pressões de enchimento ventricular, leva ao aumento da eficiência da ventilação.
Em cada um dos itens de 57 a 59, é apresentado um caso clínico referente a doenças respiratórias na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada.
Um lactente de um mês de idade, nascido de parto vaginal, apresentava tosse seca havia uma semana. O exame físico do bebê constatou temperatura axilar de 37 ºC, hiperemia, edema e secreção serosa em conjuntivas, leve taquipneia e murmúrio vesicular rude com creptações disseminadas à ausculta pulmonar. Foi realizada radiografia do tórax, conforme ilustrado a seguir.
Nesse caso, o diagnóstico mais provável é pneumonia por Chlamydia trachomatis, e o tratamento do paciente deve ser realizado com azitromicina, na dose de 30 mg/kg por cinco dias.
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância. Um adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento médico, queixando-se de ter notado, havia um mês, a presença de gânglios aumentados no pescoço. Na anamnese, o paciente relatou a presença de sintomas como febre, perda de peso e sudorese noturna. No exame físico, o médico identificou, por meio de palpação, gânglios aumentados nas regiões cervical e supraclavicular. A radiografia de tórax e a tomografia de abdome mostrou aumento apenas de linfonodos mediastinais. A biópsia de gânglio cervical revelou infiltrado linfocitário e eosinofílico, trabeculações fibrosas e células de Reed-Sternberg. O mielograma do paciente jovem apresentou resultado normal. Nesse caso, o diagnóstico é de linfoma de Hodgkin no estágio III A.
Um usuário de hidroclorotiazida apresenta dosagem sérica de ácido úrico de 12 mg/dL, sendo assintomático. Neste caso, a hiperuricemia
O desfibrilador automático/semiautomático possui um programa que lhe permite identificar e reconhecer os ritmos de parada, indicando ou não o choque. Se o ritmo presente não for _________________ ou _________________, o aparelho não indicará o choque, cabendo ao socorrista manter a massagem cardíaca e as ventilações. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
A respeito dos procedimentos nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em pacientes adultos com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os próximos itens.
Situação hipotética: Um morador de rua com cinquenta e oito anos de idade apresentou perda súbita da consciência e, ao ser atendido, o socorrista constatou que o paciente estava hipotérmico e sem pulso palpável. Após a instalação do monitor cardíaco nesse paciente, foi registrada a tira de ritmo (derivação D2, velocidade do papel = 25 mm/s, calibração de 1cm = 1 mV), como mostrada a seguir. Assertiva: Nesse caso, o diagnóstico principal é de bloqueio atrioventricular total.
Em cada um dos itens de 57 a 59, é apresentado um caso clínico referente a doenças respiratórias na infância, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um escolar de nove anos de idade, com dificuldade para respirar, foi levado pela mãe a uma emergência pediátrica. A mãe informou que, havia dois meses, esse quadro vinha se repetindo semanalmente, que os sintomas cediam temporariamente com o uso de beta-2-adrenérgicos e que a atividade e o sono do paciente ficavam limitados na vigência do quadro. O médico, após examiná-lo, administrou beta-2-adrenérgico por via inalatória e o encaminhou ao ambulatório para avaliação da função respiratória, que apresentou o seguinte resultado: volume expiratório forçado ao final do primeiro minuto (VEF1) pré-broncodilatador = 85% do previsto com variação de VEF1 igual a 25%. Nesse caso, as Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Asma recomendam tratamento com beta-2-adrenérgico por via inalatória para alívio dos sintomas e corticoide inalatório em baixa dosagem.
Cada item a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de assertiva a ser julgada, a respeito de tumores na infância. Um recém-nascido macrossômico foi levado a um centro de saúde para uma consulta de rotina. Durante o atendimento, o profissional observou que a criança apresentava hemi-hipertrofia, macroglossia, onfalocele, proeminência occipital, sulcos anormais nos lóbulos das orelhas, hipoplasia maxilar, dorso nasal alargado e hipoplasia do terço médio da face. Nesse caso, constatou-se, após a avaliação médica, que há baixa probabilidade de a referida criança apresentar tumores malignos, especialmente tumor de Wilms, nos dez primeiros anos de vida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...