Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos marcos do desenvolvimento esperado para uma criança na faixa etária de dois meses de vida, julgue os itens a seguir. Com dois meses de idade, a criança deve conseguir fixar o olhar nas próprias mãos.
O exame físico de pacientes com suspeita de hanseníase deve incluir:
Foi atendida, em uma consulta médica, uma jovem de dezoito anos de idade. De acordo com a anamnese da paciente, o médico tomou conhecimento de que, nos últimos dois meses, ela vinha apresentando episódios diários de dispneia com sibilos durante esforço, além de quadros semanais de dispneia e tosse improdutiva no período noturno. A paciente negou outras doenças ou tabagismo e, no exame físico, não foram constatadas anormalidades significativas. O exame de espirometria realizado revelou uma redução do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) de 69%.
No que diz respeito a esse caso clínico e a controle e prevenção de doenças respiratórias, julgue o próximo item.
Essa paciente deve ser submetida a tratamento com medicamento beta-agonista de ação rápida, em associação com um corticoide sistêmico.Com relação aos marcos do desenvolvimento esperado para uma criança na faixa etária de dois meses de vida, julgue os itens a seguir. A criança com dois meses de idade deve ser capaz de sorrir em direção a um rosto ou uma voz.
Sobre o tratamento da hipertensão arterial, é INCORRETO afirmar que
No pronto atendimento de um centro clínico, um médico atendeu uma jovem de dezenove anos de idade com dor abdominal intensa e contínua, seguida de um episódio de vômito, quadro de mialgia com início havia uma semana, prostração intensa, febre não mensurada, cefaleia e náuseas. No hospital, ao levantar-se para ser examinada, a paciente apresentou lipotimia. No exame físico, a jovem apresentou-se corada, com exantemas nos membros superiores, desidratada e anictérica, mas com regular estado geral. A temperatura axilar aferida foi de 38,8 ºC, pressão arterial (em repouso) de 94 mmHg × 58 mmHg e frequência cardíaca de 116 bpm. Apresentou ainda dor à palpação profunda do abdome, principalmente em hipocôndrio direito com ruídos hidroaéreos presentes. Não foram detectadas visceromegalias nem dor à descompressão brusca, mas percebeu-se submacicez à percussão de flanco direito. Nos demais sistemas não foram encontradas alterações.
Com relação a esse caso clínico, julgue o item que se segue.
Deve-se recomendar para essa paciente terapia de reposição oral hídrica vigorosa, em um volume total de 80 mL/kg/dia, sendo um terço da reposição realizada com solução salina e os dois terços restantes com ingestão de líquidos caseiros como água, suco de frutas, soro caseiro e chás.Com relação aos marcos do desenvolvimento esperado para uma criança na faixa etária de dois meses de vida, julgue os itens a seguir. A criança perde a preensão palmar reflexa nessa faixa etária.
Analise as afirmativas a seguir.
I. As causas mais comuns de úlcera péptica são uso crônico de AINEs e infecção por H. pylori.
II. O tratamento para infecção por H. pylori na doença ulcerosa péptica pode ser feito com o seguinte esquema: Inibidor de Bomba Protônica (IBP) em dose padrão + amoxicilina 1,0 g + claritromicina 500 mg, duas vezes ao dia, durante sete dias.
III. A presença de doença ulcerosa péptica em parentes de primeiro grau não aumentam as chances de um paciente ser portador da mesma.
IV. Podem ser complicações associadas a doença ulcerosa péptica não tratada: hemorragia digestiva alta, perfuração e obstrução piloro‐duodenal.
V. Em pacientes com ulceras pépticas não complicadas H. pylori positivo é necessário o uso de inibidores de bombas de prótons por mais quatro semanas após o esquema antibacteriano de erradicação do H. pylori.
Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
A respeito do consumo de ácidos graxos e da sua influência na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, julgue o item a seguir. O consumo de peixe, especialmente de espécies ricas em ácidos graxos do tipo eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosaexaenoico (DHA), reduz o risco de morte coronária e de mortalidade total. Para isso, recomenda-se a ingestão de peixe no mínimo duas vezes por semana como parte de uma dieta saudável.
Homem, HIV-positivo há três anos, sem aderência à terapia antirretroviral, apresenta quadro de cefaleia, vômitos e distúrbio do comportamento há três semanas. Em uso de sulfadiazina e pirimetamina há duas semanas sem resposta. A TC de crânio apresenta lesão única em região frontal com edema perilesional importante e com halo após injeção de contraste endovenoso. O exame de liquor é normal quanto à celularidade e bioquímica, apresentando PCR positivo para Epstein-Barr. Sorologia para EBV positiva (IgG) e negativa para toxoplasmose (IgG e IgM).
O diagnóstico mais provável é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...