Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
DRS, 8 anos, sexo masculino, procedente da zona rural, chega para atendimento com queixa de diarreia mucossanguinolenta, febre, dor abdominal difusa, tosse seca e uticária. Mãe relata que há 60 dias a criança banhou‐se em uma lagoa na região da zona rural em que moram e que outras crianças que também tiveram contato com essa agua estão com sintomas parecidos. Nega uso de medicações. O exame de sangue revela eosinofilia (>1000 cels/mm³) e elevação de enzimas hepáticas. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
Paciente feminina, 38 anos, relata sintomas de epigastralgia em queimação e plenitude gástrica pós-prandial há três anos. A endoscopia digestiva alta mostrou esôfago, estômago e duodeno de aspecto normal. A pesquisa da infecção pelo Helicobacter pylori foi positiva pelo teste da urease. A partir desses dados, foi estabelecido o diagnóstico de dispepsia funcional.
Assinale a alternativa CORRETA.
São exames complementares úteis na confirmação do diagnóstico de asma, EXCETO:
Observe a reportagem abaixo:
Acidentes de trânsito têm-se tornado uma das principais causas de morte em nosso país. O caso referido trata-se de uma complicação decorrente de uma fratura no fêmur direito, que evolui para óbito em menos de 48 horas após o acidente. A descrição dessa reportagem retrata um quadro clínico compatível com embolia gordurosa. Assim, se confirmado o diagnóstico, qual seria a conduta apropriada? Assinale a alternativa CORRETA.
São critérios para diagnóstico de Diabetes mellitus, EXCETO:
Uma paciente de 45 anos veio com queixa de ferida em braço direito há cerca de 6 semanas. Iniciou com o surgimento de uma pápula, que evoluiu para um nódulo, e depois ulcerou após 3 semanas, associada à leve dor local. Ao exame clínico, a úlcera, única, apresenta-se com 1 centímetro de tamanho, arredondada, com bordos elevados e infiltrados. O centro da lesão é granuloso, recoberto por exsudato seropurulento. Foi solicitada uma biópsia do bordo da úlcera, que revelou a presença de hiperplasia pseudoepiteliomatosa e um infiltrado misto de linfócitos e histiócitos, raros neutrófilos e eosinófilos. No citoplasma dos histiócitos, há a presença de corpúsculos arredondados com núcleo basofílico e cinetoplasto paranuclear. Esses corpúsculos são mais evidentes na coloração de Giemsa, sendo negativos ao ácido periódico Schiff (PAS).
Nesse caso, o tratamento de escolha é:
HJR, sexo masculino, 45 anos, negro, pedreiro, chega para atendimento trazendo exames de rotina com alteração de transaminases (AST=85 e ALT=106). O exame foi repetido e confirmado. Paciente nega uso de medicações e alterações na rotina. Foram realizadas sorologias específicas, que revelaram os seguintes resultados: Anti‐HbsAg = Reagente, Anti‐Hbc IgG = Reagente, HbsAg: Não reagente, Anti‐HCV = Reagente, Anti‐HIV = Não reagente. Sobre o caso descrito, assinale a alternativa correta quanto ao perfil sorológico do paciente.
Paciente de 25 anos, com diagnóstico de asma desde a infância. Após período de remissão da doença entre os 12 e 18 anos, voltou a ter crises de asma, com tosse, chiado e dispneia frequentes. Iniciou tratamento com corticoide inalado (beclometasona 400 mcg 2x/dia). Na última consulta, refere que há 3 meses apresenta crises de dispneia, sibilos e tosse 3 ou 4 vezes por semana e precisa fazer inalações com salbutamol para obter melhora dos sintomas. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneico, SpO2 95% em ar ambiente e ausculta pulmonar sem anormalidades.
Em relação ao controle da doença e conduta terapêutica, assinale a alternativa CORRETA.
Todas as características a seguir podem ser encontradas na dor torácica de origem isquêmica, EXCETO:
Mulher, 75 anos de idade, hipertensa e dislipidêmica há 15 anos, com infarto agudo do miocárdio há 10 anos. Apresenta cansaço progressivo, sonolência, fraqueza muscular generalizada, constipação e ganho de 8 kg nos últimos 4 meses. Está em uso de sinvastatina (20 mg/dia), ácido acetilsalicílico (100 mg/dia), anlodipina (5 mg/dia) e losartana (25 mg/dia). Exame físico: peso: 88 kg, estatura: 167 cm, IMC: 31,6 Kg/m2, bulhas rítmicas, normofonéticas, sem sopros, FC: 64 bpm, PA: 120/80 mmhg e edema de membros inferiores +/4. Exames laboratoriais: creatinina: 1,1 mg/dl, TSH: 172 WUI/mL, T4 livre: 0,5 ng/dl, colesterol total: 178 mg/dl, triglicérides: 148 mg/dl, HDL-C: 35 mg/dl, LDL: 114 mg/ml, ALT: 55 UI/ml, AST: 41 UI/ml e gama-GT: 32 UI/ml. Qual é a abordagem terapêutica ideal? Assinale a alternativa CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...