Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de trinta anos de idade relatou ao médico, em consulta no serviço médico, que, havia cinco dias, apresentava tosse produtiva com secreção amarelada, febre de 38 ºC e hiporexia. No exame físico, a paciente mostrou-se consciente, com os sinais vitais normais e com crepitações inspiratórias em região infraescapular direita.
Com base nesse quadro clínico, julgue os itens a seguir.
O médico pode prescrever para a paciente, de imediato, mesmo sem o diagnóstico etiológico definitivo, o tratamento com antimicrobiano empírico.
A síndrome hepatorrenal, uma complicação da cirrose hepática avançada, tem como características os achados abaixo, EXCETO:
proteinúria em niveis nefróticos.
sedimento urinário geralmente inocente.
excreção urinária de sódio muito baixa.
volume urinário reduzido.
elevação progressiva da creatinina plasmática.
Segundo a legislação previdenciária NÃO é considerado caso de suspensão ou de cancelamento automático do benefício previdenciário
o retorno voluntário ao trabalho de segurado aposentado por invalidez.
a não apresentação do segurado beneficiário de aposentadoria por invalidez para a realização de exame médico-pericial periódico a cargo do INSS.
o reaparecimento do segurado considerado falecido por decisão judicial que havia declarado morte presumida que originou o pagamento de pensão provisória aos dependentes.
a continuidade do exercício de trabalho ou atividade que sujeite o segurado beneficiário de aposentadoria especial a condições nocivas à saúde ou à integridade física que foram considerados para fins da concessão da aposentadoria especial.
o exercício de atividade remunerada pelo segurado recluso em cumprimento de pena em regime fechado ou semi-aberto que contribuir na condição de segurado contribuinte individual ou facultativo, em relação ao recebimento do auxílio-reclusão pelos seus dependentes.
Sobre o diagnóstico laboratorial do Hipertireoidismo, podemos afirmar que, EXCETO:
A captação de iodo radioativo (I123 ou I131) pode ser útil para o diagnóstico diferencial das causas de Hipertireoidismo e para o cálculo eventual da dose terapêutica de I131.
A dosagem do TSH ultrassensível (sensibilidade 0,02 mIU/L) é o teste de escolha para o diagnóstico de Hipertireoidismo franco ou subclínico.
Na ausência de elevação do T4 livre e presença de TSH suprimido, deve-se dosar o T3 livre (por vezes, este é o primeiro hormônio a se elevar tanto na Doença de Graves como no bócio nodular tóxico).
A dosagem das concentrações hormonais totais de T3 e T4 é o método de escolha para o diagnóstico.
Os riscos à saúde relacionados à vida associativa na faixa etária média do estudante de primeira a quarta séries são, entre outros,
I. as doenças transmissíveis. II. os acidentes domésticos ou de trânsito. III. os acidentes com armas de fogo. IV. os agravos à saúde associados ao trabalho infantil. É correto o que está contido emI, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
IV, apenas.
III, apenas.
Um paciente de dezoito anos de idade foi conduzido ao pronto-socorro apresentando respiração de Kusmaull, pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg e frequência cardíaca de 120 bpm. Os acompanhantes relataram que, havia cinco dias, o paciente referia fadiga progressiva, poliúria e polidipsia.
A partir do caso clínico descrito acima, julgue os itens seguintes.
A fim de restabelecer o equilíbrio metabólico desse paciente de maneira rápida, deve-se administrar-lhe bicarbonato de sódio.
Uma mulher de 56 anos procura atenção médica com história de dores articulares crônicas. Ao exame apresenta nódulos de 0,3 a 0,5 cm de diâmetro, com consistência óssea em algumas articulações interfalangeanas distais, bilateralmente. O diagnóstico mais provável é de
hiperuricemia crônica.
doença de Paget.
espondilite anquilosante.
osteoartrose.
artrite reumatoide.
Tibério, é prefeito do Município das Flores. Possuindo dúvidas, consultou a Procuradoria Municipal a respeito da organização da Assistência Social prevista na Lei nº 8.742/93, desejando saber sobre a competência Municipal. A Procuradoria respondeu que NÃO é da competência do Município das Flores
cofinanciar, por meio de transferência automática, o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito nacional.
efetuar o pagamento dos auxílios natalidade e funeral.
executar os projetos de enfrentamento da pobreza, incluindo a parceria com organizações da sociedade civil.
atender às ações assistenciais de caráter de emergência.
realizar o monitoramento e a avaliação da política de assistência social em seu âmbito.
Solicita-se o clearence de creatinina para avaliar, principalmente, o(a)
secreção tubular.
obstrução ureteral.
reabsorção tubular.
filtração glomerular.
fluxo plasmático renal.
A temática das violências e dos acidentes entrou na agenda do setor Saúde como um grave problema de Saúde Pública no Brasil e no mundo. A violência tornou-se um problema de Saúde Pública porque
evita morte, lesões e traumas físicos e um sem número de agravos mentais, emocionais e espirituais.
aumenta a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.
dispensa uma readequação da organização tradicional dos serviços de saúde.
não coloca novos problemas para o atendimento médico preventivo ou curativo.
evidencia a necessidade de uma atuação muito mais específica, interdisciplinar, multiprofissional, intersetorial e engajada do setor, visando às necessidades dos cidadãos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...