Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um jovem de vinte e dois anos de idade procurou atendimento médico, relatando que, 12 horas antes do atendimento, começou a sentir dor abdominal, inicialmente na região periumbilical, que migrou para o quadrante inferior direito do abdome; apresentou, ainda, anorexia, náuseas e um episódio de vômito. O exame clínico mostrou paciente ansioso, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, FC de 85 bpm e temperatura axilar de 37,9 ºC. Seu abdome estava levemente distendido, doloroso à palpação do quadrante inferior direito, com presença dos sinais de McBurney e de Rovsing. Sem outras alterações no exame segmentar. Seu hemograma evidenciou 18.000 leucócitos/mm3, com neutrofilia e desvio à esquerda. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do abdome, com contraste intravenoso, que revelou apêndice com diâmetro de 8 mm, com parede espessa de 3 mm e apendicolito.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue o seguinte item.
A principal hipótese diagnóstica, nesse caso, é de apendicite aguda.
Na avaliação de saúde dos trabalhadores pode-se recorrer à utilização de indicadores de saúde com o objetivo de avaliar a higidez de agregados humanos, como o coeficiente de mortalidade geral (CMG) por exemplo. Se nessa avaliação for necessária a comparação do CMG entre populações diferentes, a padronização
através do método direto se impõe.
poderá ser dispensada se as populações em questão forem semelhantes em relação a estrutura etária.
através do método indireto se impõe.
será indicada apenas se não houver dados sobre o detalhamento por faixas etárias.
será conseguida através da construção do indicador de Swaroop e Uemura.
Indique o tipo de anemia que apresenta reticulocitose.
Aplástica.
Falciforme.
Ferropriva.
Megaloblástica.
De doença crônica.
Assinale a substância necessária para a execução do método de Faust para a pesquisa parasitológica de fezes.
Glicerina.
Formol-éter.
Ácido acético.
Sulfato de zinco.
Cloreto de sódio.
O tratamento da hanseníase é ambulatorial, utilizando-se os esquemas terapêuticos padronizados. Para adultos em casos Multibacilares, devem ser utilizadas Rifampicina, Dapsona e Clofazimina. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a dosagem adequada.
Rifampicina: dose mensal de 700g (2 cápsulas de 350 mg), com administração supervisionada.
Dapsona: dose mensal de 200mg, com administração autoadministrada.
Clofazimina: dose mensal de 400mg, com administração autoadministrada.
Dapsona: dose diária de 200mg, com administração supervisionada.
Clofazimina: dose diária de 50mg, autoadministrada.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido em unidade de pronto atendimento apresentando odinofagia, que, segundo o paciente, perdurava havia três dias. No exame físico, o médico constatou grave gengivite, com exsudatos em mucosa labial e linfadenopatia cervical e axilar bilateral.
Tendo o quadro clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
As manifestações clínicas apresentadas pelo paciente decorrem, provavelmente, de efeito proveniente de infecção bacteriana.
Paciente de cinquenta anos de idade, com diagnóstico prévio de hipertensão arterial, procurou assistência em pronto-socorro, queixando-se de dor torácica súbita e intensa. Ao ser atendido, o paciente apresentava pulsos arteriais nos membros superiores assimétricos e pressão arterial de 200 mmHg × 120 mmHg. Após a investigação inicial, ele recebeu o diagnóstico de dissecção aguda da aorta, do tipo B (classificação de Stanford).
Com base no caso clínico apresentado, julgue o próximo item.
Na abordagem inicial dessa emergência hipertensiva, recomenda-se prescrever, inicialmente, um betabloqueador intravenoso, como propranolol ou labetalol, buscando-se, com a administração desse medicamento, reduzir a pressão arterial sistólica para 100 mmHg a 120 mmHg (ou o menor nível tolerado), a frequência cardíaca para valores abaixo de 60 bpm e, consequentemente, a tensão de cisalhamento na parede da aorta.
Sobre os agravos de notificação compulsória no âmbito da saúde do trabalhador:
devem ser notificados, entre outros, os casos de influenza humana.
os gestores estaduais e municipais não podem suprimir agravos da relação de notificação.
a notificação envolve ações de vigilância, prescindindo das ações assistenciais.
a rede sentinela específica deve ser organizada a partir da fixação da porta de entrada no sistema de saúde pelo pronto-socorro e pronto-atendimento.
a valorização da articulação intra-setorial na rede sentinela baseia-se na verticalidade das ações visando maior eficácia da notificação compulsória.
Assinale a alternativa que apresenta complicação mais frequente do diabetes mellitus tipo 1.
Hipocalemia.
Hipoglicemia
Hipocalcemia.
Hipofosfatemia
Hipomagnesemia.
O método de pesquisa parasitológica de fezes mais utilizado é o método de Hoffman, Pons & Janer que também é conhecido como método de
Lutz.
Kato.
Stoll.
Willis.
Ritchie.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...