Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considera-se um caso de hanseníase a pessoa que apresenta um ou mais sinais cardinais e que necessita de tratamento poliquimioterápico. Em relação à hanseníase , assinale a alternativa incorreta.
Lesões e/ou áreas da pele com alteração de sensibilidade.
Acometimento de nervos periféricos, com ou sem espessamento, associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.
O diagnóstico de caso de hanseníase é exclusivamente clínico.
A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.
A classificação operacional do caso de hanseníase, visando definir o esquema de tratamento com poliquimioterapia, é baseada no número de lesões cutâneas.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido em unidade de pronto atendimento apresentando odinofagia, que, segundo o paciente, perdurava havia três dias. No exame físico, o médico constatou grave gengivite, com exsudatos em mucosa labial e linfadenopatia cervical e axilar bilateral.
Tendo o quadro clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
Contagem de células CD4 superior a 500 células/mm3 é considerada, para esse paciente, dentro da faixa de normalidade, o que, contudo, a não descarta a possibilidade de imunossupressão.
Acerca dos estados de choque circulatório, julgue os itens 114 e 115.
Entre as terapias utilizadas no tratamento do choque séptico, o uso de proteína C ativada humana recombinante drotrecogina alfa, uma medicação que tem ações antitrombótica, pró-fibrinolítica e anti-inflamatória está fortemente recomendado, pois, mesmo quando a administração é iniciada 72 horas após o aparecimento do estado de choque, verifica-se associação com significativa melhora na sobrevida dos pacientes.
O reconhecimento dos agravos relacionados ao trabalho e o acesso aos benefícios previdenciários decorrentes dependem de procedimentos que visam investigar e, eventualmente comprovar a existência de nexo causal. Assinale a alternativa correta.
As equipes multiprofissionais da rede privada contratada do SUS podem emitir parecer para estabelecimento de nexo causal.
O parecer para estabelecimento de nexo causal consiste na emissão de um laudo emitido por qualquer dos integrantes da equipe multiprofissional, incluindo história ocupacional, exame físico/mental e complementares.
Para realização dos procedimentos de investigação diagnóstica o uso do CPF/CIC é obrigatório para todos os pacientes.
Para fins previdenciários, o estabelecimento de nexo causal é realizado pela equipe de saúde, levando em conta o registro e a notificação de todos os casos de acidentes e doenças do trabalho.
O estabelecimento de nexo causal deve ocorrer predominantemente nos Serviços de Referência em Saúde do Trabalhador − SRST de nível estadual.
Assinale a condição, cujo controle é o mais importante, como fator de risco, para a prevenção do acidente vascular cerebral em pacientes com idade superior a 65 anos.
Diabetes.
Depressão.
Sedentarismo.
Hipertensão arterial.
Hipercolesterolemia.
Durante um exame de fezes foi encontrado um ovo de parasito com as seguintes características morfológicas ao microscópio óptico: ovos com rolhas polares proeminentes com casca lisa. Trata-se de
Schistosoma mansoni.
Strongyloides sp.
Hymenolepis nana.
Ascaris lumbricóides.
Trichuris trichiura
Em relação à assistência à saúde de gestantes, prevista no ECA, é obrigatório aos hospitais e demais estabelecimentos públicos e particulares
I. manter registro das atividades desenvolvidas, através de prontuários coletivos, pelo prazo de seis anos. II. identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe. III. fornecer declaração de nascimento em que constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato. IV. manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. É correto o que está contido emII, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Um paciente de trinta e oito anos de idade foi atendido em unidade de pronto atendimento apresentando odinofagia, que, segundo o paciente, perdurava havia três dias. No exame físico, o médico constatou grave gengivite, com exsudatos em mucosa labial e linfadenopatia cervical e axilar bilateral.
Tendo o quadro clínico acima como referência, julgue os itens subsecutivos.
Caso o paciente não tenha histórico de uso de drogas injetáveis ou de promiscuidade sexual, pode-se descartar infecção por HIV.
Acerca dos estados de choque circulatório, julgue os itens 114 e 115.
A hipotensão arterial pressão arterial sistólica inferior a 90 mmHg é um sinal cardinal presente em todos os pacientes que apresentam estado de choque circulatório, independentemente da sua base etiofisiopatogenética.
Considerando-se a necessidade de estruturar a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) é correto afirmar:
Na regionalização da atenção a emissão das APAC cabe aos hospitais especializados.
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador devem se constituir uniformemente no mesmo nível de complexidade e abrangência populacional.
A assistência à saúde do trabalhador inclui os servidores públicos consoante o princípio da universalidade das ações de saúde.
O controle social da RENAST se dará prioritariamente por intermédio das organizações de trabalhadores urbanos e rurais.
Em função da natureza simplificada de suas ações, a atenção básica não compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...