Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Diante de um paciente do sexo feminino, 59 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica grave, apresentando quadro de dor torácica súbita, dispneia e escarro hemoptoico, o diagnóstico mais provável é
pneumocele.
bronquiectasia.
pneumonia viral.
embolia pulmonar.
tuberculose pulmonar.
NÃO é uma substância que faz parte da composição do meio de cultura Ágar Nutriente.
Sangue de carneiro desfibrinado.
Peptona.
Extrato de carne.
Água destilada.
Ágar Ágar.
As vacinas para viajantes podem ser classificadas em três categorias: de rotina; obrigatórias para viajantes (exigidas por lei); e recomendadas em situações específicas. Analise as assertivas abaixo relacionadas a este tipo de vacina.
I. Vacinas obrigatórias para viajantes são aquelas exigidas por determinação legal pelos governos dos países de destino. II. Entre as vacinas obrigatórias para viajantes, estão aquela contra a febre amarela e, em tempos recentes, a imunização contra o meningococo com vacina quadrivalente ou bivalente para os que se dirigem à Arábia Saudita. III. Vacinas recomendadas em situações específicas são aquelas recomendadas devido apenas às características do viajante. Incluem-se nesse grupo as vacinas contra hepatite B, febre tifoide, raiva, encefalite japonesa e diarreia do viajante. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Uma paciente de cinquenta anos de idade, ao ser indagada sobre sua saúde, em uma avaliação clínica periódica, relatou caminhar cinco vezes por semana, durante uma hora por dia, e alimentar-se essencialmente de vegetais e carnes brancas, negando ser tabagista e etilista. Informou, ainda, que estava no período da menopausa havia dois anos e que seus pais estavam vivos e não apresentavam problemas de saúde. O exame físico da paciente não revelou alterações.
Com base no caso clínico acima, julgue os próximos itens, relativos aos exames complementares a serem solicitados a essa paciente.
Dado o baixo risco de a paciente apresentar doença cardiovascular, é desnecessário ao médico submetê-la ao exame de perfil lipídico.
Um homem de cinquenta e quatro anos de idade procurou atendimento médico, informando que havia cerca de uma hora começara a apresentar, de forma súbita, cefaleia holocraniana associada a perda da força muscular no lado direito do corpo (mais intensa no membro inferior direito) e dificuldade de falar corretamente. Seu filho relatou que o paciente havia sido previamente diagnosticado com hipertensão arterial sistêmica (em uso de enalapril), diabetes melito (controlado com dieta) e hipercolesterolemia. Além disso, o paciente é tabagista crônico. O exame físico mostrou pressão arterial de 140 mmHg × 90 mmHg no membro superior esquerdo, frequência cardíaca de 95 bpm, temperatura axilar de 37 ºC. O paciente estava consciente, orientado, com disfasia de expressão, eupneico. O exame neurológico mostrou pupilas isocóricas e fotorreagentes, hemiparesia direita (com predomínio no membro inferior direito), sem sinais de irritação meníngea. O exame segmentar não indicou outras alterações. O hemograma completo (com contagem de plaquetas) estava normal; glicemia de 95 mg/dL; tempo ativação de protrombina relação normalizada internacional (INR) de 1,0. O paciente foi submetido a tomografia computadorizada do crânio (sem contraste) que mostrou hipoatenuação envolvendo um terço do território da artéria cerebral média e ausência de sinais de hemorragia.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Como não há contraindicações e a janela de tempo é favorável, recomenda-se a realização de trombólise intravenosa nesse paciente no menor prazo possível, com administração, de forma isolada, do tirofiban, um antagonista da glicoproteína IIb/IIIa, já que as mais recentes evidências mostram maior benefício e menor risco quando se usa esse medicamento.
Quanto à laqueadura (esterilização feminina) pode-se afirmar, EXCETO:
A intenção é que proporcione proteção muito eficaz, por toda a vida contra gravidez.
De modo geral não é possível ser revertida.
Há duas abordagens cirúrgicas que são utilizadas com maior frequência: a minilaparotomia e a laparoscopia.
Causa menstruação mais intensa e irregular, pois tende a alterar o ciclo menstrual das mulheres.
Pode ser realizada em mulheres infectadas pelo HIV, independente de estarem ou não em terapia antirretroviral.
Após duas décadas do processo de institucionalização do SUS, a sua implantação e implementação evoluíram muito, especialmente em relação aos processos de descentralização e municipalização das ações e serviços de saúde. Nessa evolução o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), pactuaram responsabilidades entre os três gestores do SUS, no campo da gestão do Sistema e da atenção à saúde. A implantação deste Pacto, nas suas três dimensões Pacto pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão , possibilita a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do SUS para a reforma de aspectos institucionais vigentes, promovendo inovações nos processos e instrumentos de gestão que visam alcançar maior efetividade, eficiência e qualidade de suas respostas e, ao mesmo tempo, redefine responsabilidades coletivas por resultados sanitários em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social (Ministério da Saúde, 2006). A respeito das prioridades do Pacto pela vida é incorreto afirmar:
Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o SUS como política pública.
Controle do câncer do colo do útero e da mama.
Redução da mortalidade infantil e materna.
Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza.
Promoção da Saúde e Fortalecimento da Atenção Básica.
O exame indicado para o diagnóstico inicial de um quadro de carência de ferro é a dosagem de
ferro sérico.
transferrina.
reticulócito.
hemoglobina.
ferritina sérica.
Durante o preparo de meios de cultura para o diagnóstico microbiológico, ao deparar com a expressão esterilizar em autoclave, a ANVISA recomenda que o tempo de esterilização é de _______________ e a temperatura é de ________, quando não forem feitas outras especificações. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
5 minutos / 62ºC
15 minutos / 121ºC
30 minutos / 184ºC
60 minutos / 205ºC
75 minutos / 213ºC
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A vacinação em viajantes deve ser iniciada pelo menos de ____________ dias antes da viagem, tempo necessário para gerar resposta imunológica. Deve-se observar, ainda, que a vacinação em esquema de mais de uma dose quase sempre requer intervalo superior a ______ dias para a conclusão. Portanto, sempre que possível, estes programas devem ser iniciados de forma que se complete o esquema de vacinação antes da viagem. A possibilidade de esquemas acelerados deve ser avaliada quanto à eficácia e necessidade de doses extras.10 a 15/ 30,60
5 a 10/ 20, 40
7 a 10/ 30, 40
20 a 30/ 50, 60
12 a 24/ 40, 60
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...