Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No PS chega para o Clínico: Homem de 20 anos, com quadro de tosse produtiva, febre com calafrios e emagrecimento de 8kg há 2 meses. No exame fisico: bom estado geral, emagrecido, corado, hidratado, T: 38,3°C. Peso: 54kg, Altura: 1,70m. FR: 20irpm, FC 106bpm, PA 148 x 86mmHg. Sat. O2 em ar ambiente 93%. Tossindo o tempo todo. Restante do exame normal. O Rx de tórax mostra imagem cavitária em região apical do lobo direito do pulmão. TGO 23; TGP 21; Cr: 0,6; Hb: 11,5 ; Ht: 56% as sorologias e restante dos exames. Restante do exame normal. Pesquisa de BAAR 1º amostra positiva.
Assinale a alternativa que apresenta qual deve ser a conduta inicial do Médico.Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o diagnóstico e o tratamento, iniciar Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida.
Internação com restrição de contacto respiratório. Orientar sobre o provável diagnostico de TB, oferecer sorologias, iniciar Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida, Etambutol e sintomáticos. Notificar e avisar a comissão de vigilância epidemiológica do seu serviço para avaliação dos contatuantes.
Liberar o paciente para casa com Levofloxacina para 14 dias e orientações de sinais de alerta para retorno, se necessário.
Liberar o paciente para casa, com orientação de retornar em 24 horas para checar o resultado dos exames solicitados que ainda faltam.
O diagnóstico é de uma pneumonia da comunidade, paciente jovem sem comorbidades, pode ser tratado em casa sem riscos relevantes, uma vez que seja bem orientado.
Em relação à succinilcolina, como agente despolarizante para anestesia em UTI, assinale a alternativa incorreta.
Causa um aumento na estimulação vagal.
É utilizada somente para intubação em sequência rápida.
É contraindicada para pacientes com hipecalcemia.
É indicada para pacientes com distrofia muscular de Duchenne.
É contraindicada para pacientes com lesões da medula espinhal.
Com base nas informações apresentadas e considerando que a relação língua-orofaringe pela classificação de Mallampati (1985) é um dos dados relevantes para que se preveja a dificuldade de realização da entubação orotraqueal, julgue os itens que se seguem.
A anatomia do paciente A indica que, potencialmente, a laringoscopia direta e a entubação orotraqueal serão feitas com extrema dificuldade.
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Paciente de 67 anos, portador de Cirrose Hepática por Hepatite B Crônica, é trazido pela família devido a confusão mental e alucinações auditivas. O paciente não evacua há 3 dias. Familiares negam febre, aumento da ingestão de proteínas alimentares, uso de benzodiazepínicos ou diuréticos. Seus dados vitais e glicemia capilar eram normais. Detectava-se em seu exame físico a presença de flapping em ambas as mãos. O quadro clínico foi tratado como Encefalopatia Hepática.
Qual das alternativas abaixo apresenta o tratamento farmacológico inicial para esta condição?
Propranolol;
Lactulona;
Furosemida;
Diazepam;
Vitamina B12.
O Clínico está de plantão no pronto-socorro, e um colega encaminha a paciente, após ter discutido o caso por telefone.
O Clínico confirma que se trata de um FA há pelo menos uma semana. Os sinais vitais da paciente continuam inalterados. Hemodinamicamente estável. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento mais indicado nesse caso.Diltiazem endovenoso para diminuir a resposta ventricular.
Cardioversão sincronizada.
Digoxina endovenosa para diminuir a resposta ventricular.
Amiodarona endovenoso numa tentativa de transformar o FA em ritmo sinusal.
AAS 300mg de 12/12 horas.
Sobre a intubação difícil, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Ocorre quando há dificuldade com a ventilação por máscara ou intubação traqueal. ( ) Pode ser definida como aquela que requer mais de três tentativas de laringoscopia ou mais de 10 minutos de laringoscopia. ( ) Numa abordagem inicial, dá-se preferência a técnicas invasivas como cricostomia ou traqueostomia percutânea.F/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
V/ F/ F
V/ V/ V
Com base nas informações apresentadas e considerando que a relação língua-orofaringe pela classificação de Mallampati (1985) é um dos dados relevantes para que se preveja a dificuldade de realização da entubação orotraqueal, julgue os itens que se seguem.
O paciente D pertence à classe III de Mallampati. Em virtude de sua anatomia, uma laringoscopia direta e entubação orotraqueal poderão ser realizadas com moderado grau de dificuldade.
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Homem de 48 anos, tabagista de 1 maço de cigarros ao dia durante 20 anos, procurou Unidade Básica de Saúde para acompanhar "bronquite". Refere ter tosse produtiva (com escarro hialino) matinal e dispneia aos grandes esforços há vários meses. Nega febre ou emagrecimento. Admite episódios de broncoespasmo no último inverno, sendo tratado com inalações na Unidade de Saúde 24 horas.
Já fez investigação prévia para Tuberculose Pulmonar, a qual foi negativa. Nesta consulta trouxe espirometria pulmonar que documentou a presença de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
Sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), leia as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
I, II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Estima-se que até 2030 a ocorrência do diabetes no mundo triplicará. Passará dos 171 milhões de acometidos para cerca de 400 milhões (OMS). Trata-se de uma pandemia, cujo impacto mais grave, segundo a OMS e a Federação Internacional de Diabetes, recairá principalmente sobre os países pobres e, no Brasil, se prevê para os próximos 20 anos um aumento de 148% da incidência. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta.
O diagnóstico de diabetes pode ser feito em Mutirões da saúde de um dia, apenas dosando a glicemia capilar dos indivíduos.
Pacientes com a glicemia de jejum maior que 100mg/dl e menor que 126mg/dl, não precisam ser orientados quanto a mudanças de estilo de vida; devem de imediato receber terapêutica com hipoglicemiante oral.
Para a redução da incidência de diabéticos no mundo e no Brasil, é de extrema importância a educação em saúde, a prevenção e promoção da saúde. Faz parte do dever e responsabilidade do médico a educação em saúde, de forma a estimular hábitos saudáveis.
A população em geral já nasce predisposta geneticamente a desenvolver o diabete. Os fatores ambientais, como alimentação, estresse e sedentarismo não corroboram para o desenvolvimento da doença.
Para o diagnóstico precoce e tratamento deve-se fazer teste de tolerância à glicose em toda a população.
Em relação aos agentes não despolarizantes para anestesia em UTI, assinale a alternativa correta.
O pancuronium e o vecuronium são derivados do curare.
O cisatracurium é um derivado dos esteroides.
O pancuronium aumenta a pressão arterial, a frequência e o débito cardíaco.
O vecuronium deve ser utilizado em pacientes que tenham as funções renal e hepática normais e que toleram efeitos colaterais vagolíticos.
O cisatracurium apresenta diversos efeitos colaterais cardiovasculares e deve ser utilizado em pacientes que tenham as funções renal e hepática normais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...