Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O profissional da atenção primária deve considerar o diagnóstico de depressão, quando diante das seguintes situações, EXCETO:
Paciente não tem vontade de realizar atividades que antes gostava muito de fazer (ir ao cinema, cozinhar, viajar, etc.).
Paciente com perda ou ganho de peso expressivo, em um curto período de tempo, sem motivo aparente.
Paciente que refere insônia ou hipersonia há pelo menos 3 meses.
Paciente com humor deprimido e ideação suicida.
Paciente que relata tristeza por término de relacionamento amoroso, ocorrido há 1 semana.
Gestante no segundo trimestre, em consulta no posto para regularização de suas vacinas apresentou teste tuberculínico (PPD) positivo, o medico foi avisado, este solicitou um raio x de tórax, com achados negativos. Diante desses resultados a conduta do medico deve ser:
Esquema S5ELZT/4S3ELZT/12ELT, (Estreptomicina, Etambutol, Levofloxacina, Pirazinamida e terizidona).
Esquema 2RHZE/7RH (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol).
Esquema 2RHZE/4RH (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol).
Esquema 3 SEO/9EO (Estreptomicina, etambutol e Ofloxacina).
O Clínico está na Unidade básica de Saúde e, durante o acolhimento da demanda espontânea, chega o seguinte caso: Mulher de 69 anos chega queixando-se de tontura e palpitações há uma semana. No Exame Físico: BEG (bom estado geral), FC é de 160bpm e irregular, PA 110 x 70mmhg. O restante do exame é normal, sem sinais de insuficiência cardíaca ou circulatória. Paciente hemodinamicamente estável. O ECG de 12 derivações mostra um FA.
Com base no caso clínico, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta do Médico na Unidade.Orientar paciente a voltar para sua casa, se sinais de alerta, pedir aos familiares para acompanhá-la até o pronto-socorro mais próximo.
Usar o DEA (desfibrilador esterno automático) da Unidade para desfibrilar a paciente.
Não fazer nada. FA nessa idade é normal, paciente com reserva cardíaca tolera bem alta frequência. Alta com AAS para casa.
Oxigênio, monitorização e deixá-la com um acesso venoso periferico. Solicitar transferência em ambulância para sua referência de pronto-socorro.
Orientar paciente a voltar para casa e, em caso de piora, recomendar internação hospitalar.
Para execução de várias técnicas ópticas é necessário o conhecimento de alguns conceitos. Relacione a primeira coluna às respectivas definições.
A sequência está correta em
2, 3, 1, 4
1, 3, 2, 4
2, 4, 3, 1
1, 3, 4, 2
3, 2, 1, 4
Em 1990, foi implantado pelo Ministério da Saúde o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), com o objetivo de
I. reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos informados em todo território nacional. II. propiciar ações de atenção à gestante e ao recém-nascido, subsidiando as intervenções relacionadas à saúde da mulher e da criança para todos os níveis do SUS. III. permitir a identificação de prioridades de intervenção por meio do acompanhamento da evolução das séries históricas do SINASC. IV. atuar no controle da taxa de natalidade do País, com políticas públicas rígidas. É correto o que está contido emIII e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
O suporte básico de vida é considerado essencial para o salvamento de vítimas de episódios de parada cardíaca e inclui o reconhecimento imediato da parada cardíaca, a ativação do serviço de atendimento de emergência disponível, o início precoce das manobras de ressuscitação cardiopulmonar e a rápida desfibrilação elétrica. A respeito das manobras de ressuscitação cardiopulmonar preconizadas pela Associação Americana do Coração (American Heart Association) em 2010, julgue os itens subsecutivos.
Na presença de dois socorristas, após a manutenção adequada das vias aéreas, por entubação orotraqueal, por exemplo, deve-se reduzir a frequência das compressões torácicas para um mínimo de 80 a cada minuto, mantendo-se a relação compressão-ventilação de 15:2 e interrompendo-se brevemente as compressões torácicas durante a realização da ventilação.
Quanto à hepatite B, é correto afirmar, EXCETO:
A infecção pelo vírus da hepatite B (VHB) é transmitida por via sexual, transfusões de sangue e pela transmissão vertical.
Estima-se que entre 70% e 90% dos RN filhos de mães portadoras do VHB sejam contaminados por transmissão vertical, a grande maioria dos quais desenvolve a forma crônica da doença, e pode, no futuro, apresentar complicações, tais como cirrose e carcinoma hepatocelular.
Com o objetivo de prevenir a transmissão vertical da hepatite B, recomenda-se triagem sorológica durante o pré-natal, por meio do HBsAg.
Não adianta realizar a triagem sorológica, já que não há o que ser feito com o RN.
Caso seja detectada a presença de HBsAg na gestante, deve-se administrar a imunoglobulina hiperimune para hepatite B nas primeiras 12 horas de vida do RN e no máximo até o 7o dia, além da imunização ativa através da vacina contra a hepatite B.
Adulto, sexo feminino, 29 anos, procura o ambulatório referindo diarreia já há 1 mês, perda de peso importante, episódios recorrentes de febre, apresenta ainda aumento das crises de sinusite nos últimos dois meses e persistente corrimento vaginal branco, espesso e aderente.
Dentre suas principais suspeitas qual o exame de escolha:
EPF 03 amostras.
Exame preventivo.
Teste Imunoenzimático.
Hemograma com hemocultura.
Biopsia retal.
Quanto às medidas de prevenção de quedas e agravos à saúde do idoso, assinale a alternativa que não apresenta uma medida preventiva.
Na presença de polifarmácia, o médico deve fazer a revisão de medicamentos em uso, cuidados na introdução de novos fármacos. Iniciar com 25 a 50% da dose preconizada para adulto e aumentar gradativamente.
Usar o menor número possível de medicações.
Evitar imobilidade, estimular atividade física, fortalecimento da musculatura, treinamento de marcha e habilidades de transferência quando necessário.
Para os acamados, orientar colchão adequado, mudança de decúbito a cada 2 horas, manter tronco e membros apoiados. Pele seca, aquecida e hidratada.
Para prevenir infecções, aumentar o uso de antibióticos de largo espectro.
De acordo com a Portaria n° 104/11 do Ministério da Saúde, são doenças, agravos e eventos da saúde pública constantes na Lista de Notificação Compulsória Imediata, exceto
Febre Amarela.
Febre do Nilo Ocidental.
Hantavirose.
Tétano.
Tularemia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...