Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem com 53 anos de idade, digitador, procurou um serviço de pronto atendimento com queixa de, há 4 horas, apresentar dor lombar em pontada, localizada à direita, de forte intensidade. Ele informou que, há uma semana, está trabalhando em um relatório considerado de suma importância pela sua chefia. A jornada de trabalho tem sido de dez horas diárias, com intervalo de uma hora para o almoço. O paciente negou a existência de sintomas associados ou de episódios semelhantes anteriormente e de doenças prévias.
Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os próximos itens.
Sedentarismo, obesidade e fraqueza dos músculos abdominais, dos posteriores da coluna lombar e dos glúteos devem ser pesquisados no paciente em questão.
Existem dois macroindicadores de financiamento do setor saúde em uma nação: o percentual da saúde no produto interno bruto (PIB) e a relação do financiamento entre o setor público e o privado na saúde. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
No Brasil, o setor saúde corresponde a cerca de 8% do PIB, e nos EUA corresponde a 15%. Todavia, em ambos, o setor público investe menos que o privado, cerca de 45% (público) e 55% (privado).
Não é possível financiar um sistema universal de saúde de uma nação com menos de 10% do PIB.
É possível financiar um sistema universal de saúde em um país com menos de 10% do PIB, mas é necessário que o setor público se responsabilize por 100% do financiamento, como é o caso da Inglaterra.
Na França e no Canadá, o setor saúde corresponde a cerca de 11% e 10% do PIB, respectivamente, e o setor público participa com menos de 50% em ambos os países.
Não existe setor privado na saúde em Cuba, 100% do financiamento da saúde é público.
Texto III, para responder às questões 32 e 33.
Um paciente de 65 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se queixando-se de dor em cólica, iniciando-se em flanco direito e irradiando-se para fossa ilíaca direita e bolsa escrotal esquerda, de início há 2 horas, com aumento contínuo de intensidade. Nega febre. Refere disúria discreta e urina de cor escura e odor característico. Não tem antecedentes familiares relevantes e, como antecedente pessoal importante, refere ter tido elevação de ácido úrico constatado em exame de rotina, mas não ter tomado nenhuma providência quanto a isso. Eventualmente, apresenta artralgia e já teve artrite em hálux esquerdo, não sabendo informar em que consistiu o tratamento, mas houve regressão do quadro. O exame físico revela sinal de Giordano positivo à direita, fascie de dor intensa, gemente, consciente, anictérico. PA = 140 × 90 mmHg e FC = FP = 110 bpm. Sem outros achados.
Com base no caso apresentado no texto III, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável é de
gota com glomerulonefrite secundária.
infecção do trato urinário.
urolitíase à direita.
colecistite secundária à gota.
abcesso renal à direita.
Acerca das patologias imunopreviníveis de um adulto, julgue os itens subsequentes.
A vacina quadrivalente contra o papilomavírus é indicada somente para mulheres.
Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de estatística aplicados à saúde no trabalho.
Variância, desvio padrão e coeficiente de variação são tipos diferentes de medidas de dispersão.
Um homem com 35 anos de idade, autônomo, apresenta cefaleia há dez anos. O sintoma tem as características de ser pulsátil e unilateral, durar o dia inteiro e melhorar com o repouso e o afastamento das atividades diárias. Os episódios tiveram início na frequência de duas vezes ao mês, tendo-se tornado mais constantes há um ano. No último mês, o quadro clínico passou a ser diário e a só melhorar com o emprego de analgésicos.
Acerca desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No paciente em questão, o caráter pulsátil da dor e sua localização unilateral são aspectos de grande importância clínica para o diagnóstico de cefaleia tensional.
Um médico de família atendeu um paciente com quadro de lombalgia sem irradiação já havia um dia, mas que não gerou incapacidade laborativa. Considerando que o trabalho desse paciente envolve algum risco que pode ter ocasionado a lombalgia, assinale a alternativa correta a respeito da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) nesse caso.
Não poderá ser emitida, pois não há certeza se a doença foi acarretada pelos riscos no trabalho.
Não poderá ser emitida, pois é prerrogativa exclusiva do médico do trabalho da empresa ou do perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Poderá ser emitida pelo médico de família, desde que este solicite ao médico da empresa onde o paciente trabalha um documento chamado perfil profissiográfico profissional, com a finalidade de conhecer os detalhes do posto de trabalho.
Poderá ser emitida pelo médico de família, mesmo que a empresa não confirme a possibilidade da doença.
Não poderá ser emitida, pelo fato de não ter gerado afastamento do trabalho, não se caracterizando, assim, como doença ocupacional.
Na doença renal crônica, observam-se diversas alterações do equilíbrio hidroeletrolítico; entre elas, aquelas causadas por distúrbios do metabolismo do cálcio e do fósforo. Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A osteíte fibrosa cística pode acontecer como resultante do hipoparatireoidismo inicial.
Osteomalácia acontece devido ao turnover ósseo aumentado com PTH elevado.
Hiperfosfatúria é achado comum na insuficiência renal crônica.
As alterações do cálcio e do fósforo na insuficiência renal crônica associam-se ao aumento das calcificações vasculares.
A calcifilaxia, caracterizada por placas de necrose isquêmica em membros inferiores, abdome e tórax, geralmente se manifesta na fase inicial da insuficiência renal crônica (estágios 1 e 2), com PTH alto.
Acerca das patologias imunopreviníveis de um adulto, julgue os itens subsequentes.
A vacina hepatite B (recombinante) deve ser oferecida aos grupos vulneráveis não vacinados ou que não tenham comprovação de vacinação anterior.
Julgue os itens seguintes, relacionados aos conceitos de estatística aplicados à saúde no trabalho.
Variância, desvio padrão e coeficiente de variação são tipos diferentes de medidas de dispersão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...