Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 76 anos de idade apresenta queixas de fraqueza nas pernas e perda da sensibilidade nas extremidades dos membros inferiores há cerca de um ano. Em exame, constatou-se que ela é dislipidêmica em uso de pravastatina 20 mg/dia, hipotireoidea em uso de levotiroxina 75 mcg/dia e hipertensa em uso de enalapril 20 mg/dia. A paciente relatou que não apresenta quadro de diabetes melito nem histórico de doenças infecciosas.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens seguintes.
Tanto o hipotireoidismo descompensado como o uso crônico da pravastatina podem causar os referidos sintomas na paciente.
Há cinco dias, a mãe de uma menina de um ano e cinco meses de idade levou-a ao posto de saúde, informando que a criança estava com coriza, febre (não aferida) e tosse seca, razão por que foi medicada com amoxicilina. A mãe relata que hoje a criança acordou muito cansada, gemente e com febre (para a qual ela ministrou, por conta própria, 10 gotas de dipirona há uma hora). Por tais motivos, a mãe retornou com a criança ao pronto-socorro. No exame físico, a criança apresenta-se gemente, prostrada, com palidez cutaneomucosa acentuada, saturação de oxigênio (O2) = 91% (ar ambiente), frequência respiratória = 60 irpm, temperatura axilar = 37,8 oC, frequência cardíaca = 130 bpm. A ausculta respiratória evidenciava crepitações finas em todo o hemitórax direito, estando o murmúrio vesicular abolido no terço inferior, acompanhado de macicez à percussão, também à direita.
Acerca do quadro clínico acima descrito, julgue os itens que se subseguem.
O quadro clínico e a evolução prolongada são sugestivos de que o Haemophilus influenzae do tipo B é o principal agente etiológico.
Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens de 55 a 60.
Para a prevenção da aterosclerose e de futuros eventos cardiovasculares, a primeira medida terapêutica que deve ser tomada é a prescrição de um fibrato, com o objetivo de reduzir ambos os lípides: colesterol e triglicérides.
A correta correlação entre sintoma e poluentes atmosféricos é:
I-b ; II-a ; III-c ; IV-d.
I-d ; II-c ; III-a ; IV-b.
I-a ; II-c ; III-b ; IV-d.
I-c ; II-d ; III-a ; IV-b.
I-d ; II-a ; III-b ; IV-c.
Considerando-se a microbiologia das rinossinusites bacterianas, as formas crônicas são causadas, principalmente, por
anaeróbios.
Streptococcus pneumoniae.
Haemophilus influenzae.
Moraxella catarrhalis.
Mycoplasma pneumoniae.
Entre as prioridades definidas no Pacto pela Vida (2006), compromisso firmado pelos gestores do Sistema Único de Saúde em relação às prioridades que apresentam impacto sobre a saúde da população brasileira, está, EXCETO:
a redução da mortalidade infantil e materna;
o controle das doenças emergentes e endêmicas com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;
redução da mortalidade por câncer de colo de útero e mama;
a atenção à saúde do idoso, o fortalecimento da atenção básica e a ênfase na promoção da saúde;
articulação e apoio à mobilização social pela promoção e desenvolvimento da cidadania.
Com o propósito de reivindicar melhores condições carcerárias, um adulto do sexo masculino iniciou uma greve de fome, recusando ingerir quaisquer alimentos e líquidos. De acordo com informações do médico da penitenciária, apresentou apatia, astenia progressiva, hipotermia, queda do estado geral, síndrome dolorosa abdominal, icterícia, oligúria, complicações cardiorrespiratórias, manifestações neurológicas, entre outros sinais e sintomas, o que acarretou a evolução do quadro para o coma e, depois, para a morte. O diagnóstico de morte por inanição aguda, realizado por peritos após a análise cuidadosa dos comemorativos, foi obtido por meio da constatação de alterações macroscópicas e microscópicas encontradas na necrópsia e nos exames subsidiários.
Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens subsecutivos.
Nessa situação, o exame cadavérico acusa putrefação precoce.
Um homem de 30 anos, previamente hígido, apresenta quadro agudo de febre e dor torácica. O médico informa que o diagnóstico é de pleurodínia. Ele, mais provavelmente, apresenta sorologia positiva para
Influenza A ou B.
Coxsackie B.
adenovírus.
vírus sincicial respiratório.
vírus parainfluenza.
Considerando que drogas que atuam no sistema nervoso central e periférico são frequentemente utilizadas em geriatria, e que o conhecimento farmacológico é fundamental no manuseio dessas medicações, julgue os itens que se seguem.
A carbamazepina aumenta os níveis séricos da fração antipsicótica ativa de risperidona.
Com relação a patologias pediátricas, julgue os itens subsequentes.
Para uma criança com doze dias de vida, que teve diagnóstico confirmado de infecção do trato urinário por Escherichia coli, o tratamento de escolha é o uso da penicilina ou da ampicilina por via oral durante dez dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...