Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente feminina com 27 anos de idade, peso corporal de 64 kg, está internada e recebendo tratamento com amicacina e ceftriaxone para pielonefrite aguda, há 5 dias. À admissão apresentava creatinina sérica de 0,8 mg/dl e, após 5 dias de internação, sua creatinina sérica é de 1,2 mg/dl, exame repetido com resultado confirmado. Manteve diurese de cerca de 1050 ml nas últimas 24 horas antes do exame. Considerando a diretriz do KDIGO (Kidney Disease Improvement Global Outcomes), sobre a função renal desse paciente assinale a alternativa correta.
Considere um paciente que recebeu o diagnóstico de Leishmaniose tegumentar. Em qual das formas de apresentação clínica citadas a seguir há maior chance de resposta negativa à intradermorreação de Montenegro?
Com relação ao manejo da hemorragia digestiva alta varicosa, julgue os itens subsecutivos. A profilaxia primária de sangramento digestivo proveniente de varizes de médio e grosso calibre deve ser feita com betabloqueadores não seletivos (propanolol ou nadolol), além de carvedilol, ou tratamento endoscópico (ligadura elástica).
Para estimativa da filtração glomerular, considerando o desempenho das diferentes formas de avaliação, o resultado mais acurado é dado pela:
Um indivíduo de 65 anos, proveniente do estado de Rondônia, apresenta quadro de febre diária, com calafrios e tremedeira há 3 meses. Recentemente evoluiu com prostração, dispneia e chegou a apresentar um episódio de convulsão. Optou-se pela internação do paciente e, no exame de gota espessa, constatou-se alta parasitemia por Plasmodium falciparum. Considerando o caso anterior, assinale as drogas de primeira escolha segundo o Ministério da Saúde.
Com relação ao manejo da hemorragia digestiva alta varicosa, julgue os itens subsecutivos. Na admissão hospitalar de pacientes com doença hepática avançada, é recomendado iniciar antibioticoprofilaxia com ceftriaxona endovenosa.
Assinale a alternativa correta que contém um exame complementar que deve ser pedido, rotineiramente, na avaliação inicial de todos os pacientes hipertensos. Considere as recomendações da 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial (2016).
Uma paciente de 22 anos comparece ao serviço de pronto atendimento com queixa de palpitações. Nega dor precordial e síncope. Ao exame físico: consciente, hidratada, corada, FC: 190 bpm, PA: 130 x 86 mmHg, ritmo regular em 2 tempos, sem sopros, murmúrio vesicular presente, sibilos bilateralmente em bases pulmonares. HPP: apendicectomia aos 16 anos; asma de difícil controle desde a infância. ECG: ritmo regular, com QRS estreito, não se visualiza onda p, FC: 190 bpm, compatível com taquicardia supraventricular. Considerando o caso anterior e a ausência de resposta às manobras vagais, qual a opção farmacológica preferencial para a paciente?
Uma paciente de vinte anos de idade, previamente saudável, foi levada em coma a um pronto-socorro, apresentando insuficiência respiratória aguda e sódio plasmático de 117 mEq/L. A tomografia de crânio inicial indicou edema cerebral.
A partir do caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.
Deve-se instituir desmopressina intranasal precocemente.CCF, 57 anos, feminina, diabética, tem diagnóstico confirmado de hipertensão arterial estágio 1. Não ingere álcool, não é tabagista e seus exames laboratoriais (perfil lipídico, albuminúria, glicemia de jejum e filtração glomerular) estão todos na faixa da normalidade. Ao ECG, observa-se ausência de sinais de hipertrofia ventricular, sem outros dados relevantes. Pais são vivos com idade superior a 80 anos e não relata vasos de doença cardiovascular prematura na família. As demais avaliações não são compatíveis com lesões de órgãos-alvo. A conduta correta seria:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...