Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à sífilis, analise as assertivas abaixo:
I. A infectividade da si?filis por transmissão sexual e? menor (cerca de 10%) nos estágios iniciais, sendo maior nos estágios tardios (latente tardia e terciária).
II. O cancro duro é uma lesão dolorosa, com base purulenta, sendo altamente infectante.
III. As lesões da sífilis secundárias são ricas em treponemas.
Quais estão corretas?
Em relação a esse caso clínico e sua principal suspeita diagnóstica; e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A forma mais rápida e com menor custo para confirmar o diagnóstico desse caso clínico é a reação de Montenegro.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O antibiótico de escolha para a quimioprofilaxia dos contactantes próximos desse paciente é a rifampicina, que deve ser administrada preferencialmente em até 48 horas da exposição ao doente, considerando o prazo de transmissibilidade e o período de incubação da doença.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A ceftriaxona segue como a droga de escolha para o tratamento empírico das meningites bacterianas no Brasil. No caso das meningites bacterianas comunitárias, os três principais patógenos envolvidos (pneumococo, meningococo e hemófilo) são tratados com ceftriaxona em monoterapia, conduta a ser iniciada imediatamente para esse paciente.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O diagnóstico diferencial é feito com febre tifoide, febre amarela, leptospirose, hepatite infecciosa, leishmaniose visceral, doença de Chagas aguda, salmoneloses septicêmicas e endocardites.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O paciente melhorou, tendo remissão completa dos sintomas após três dias de tratamento correto para malária por vivax. Entretanto, voltou a apresentar febre diária após quatro dias do término do tratamento e retornou ao médico que optou por repetir o exame da gota espessa, que se mostrou positivo para o Plasmodium vivax (1 parasita/campo). Assim, ele decidiu repetir o tratamento com cloroquina e primaquina, porém estendendo a primaquina por 14 dias. Nas infecções por Plasmodium vivax, alguns esporozoítos originam formas evolutivas do parasito, denominadas hipnozoítos, que são os responsáveis pelas recaídas da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...